Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dicas de estudo

Por Blog
As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular
Continua após publicidade

10 dicas para mandar bem na prova de inglês dos vestibulares

Professores dão os melhores macetes para ajudar tanto nos estudos quanto na hora H

Por Ana Prado
Atualizado em 3 nov 2021, 20h04 - Publicado em 24 out 2016, 21h29

Conversação em inglês
Não permita que a sua forma de falar inglês seja um eterno “telefone sem fio”. (Getty Images / Lucas S.Paiva/Guia do Estudante)

A prova de inglês do Enem e de outros vestibulares pode deixar alguns assustados. Afinal, o que cai nessa prova? O que fazer se a pessoa não é fluente no idioma? Como se preparar? Professores da Faculdade Cultura Inglesa deram 10 dicas para ajudar tanto nos estudos quanto na hora H. Olha só:

1. Mantenha-se atualizado sobre os últimos acontecimentos que ganharam destaque no mundo. Além do conhecimento da língua, você terá mais chances de se sair bem se souber do que trata o texto exposto.

2. Esteja preparado para lidar com diferentes tipos de texto (desde receitas até notícias jornalísticas).

3. Lembre-se que o desenvolvimento das habilidades de interpretação não acontece da noite para o dia. Por isso, planeje uma rotina de leitura, com diferentes tipos de textos (blogs, textos jornalísticos, de divulgação científica etc.) e defina uma periodicidade (por exemplo, dois textos de gêneros distintos a cada dois dias).

Continua após a publicidade

4. Selecione com cuidado as suas fontes de leitura. Para textos jornalísticos de várias áreas do conhecimento (economia, saúde, artes, cultura & entretenimento, política etc) dê preferência a publicações de prestígio internacional, como The New York Times Washington Post (no caso de jornais americanos) e The Guardian The Telegraph (no caso de jornais britânicos).

5. Para cada texto lido, você poderá praticar suas habilidades interpretativas escrevendo um parágrafo em português para identificar a ideia central do texto. Você também pode utilizar os textos que lê como fonte de estudo para aquisição de novos vocábulos, o que lhe ajudará na interpretação de outros textos que possa vir a ler. Crie listas de palavras novas por área do conhecimento – em Saúde, por exemplo, swelling (inchaço), bruise (hematoma), take your pulse (tomar o pulso), blood tests (exames de sangue) – de modo que você tenha o seu próprio glossário de termos.

6. Leia as perguntas antes do texto e sublinhe as palavras-chaves contidas nelas. Isso ajudará a focar sua atenção nas informações requeridas e o tornará um leitor mais estratégico e, consequentemente, mais competente.

7. Faça observações e inferências com base no título, no tema e em informações não verbais (tabelas, gráficos e ilustrações) para auxiliar a sua interpretação. No entanto, sempre procure evidências no texto que confirmem sua primeira impressão.

8. Procure também sinônimos, cognatos, palavras-chave, palavras repetidas e familiares em relação àquelas sublinhadas nas perguntas (dica número 6) de modo a facilitar a sua interpretação e maximizar as suas oportunidades de acerto.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

9. Desenvolva estratégias para inferir o sentido de palavras desconhecidas com base na estrutura dessas palavras. O conhecimento de como as palavras se formam (prefixos e sufixos) pode ajudar a compreender um texto. Por exemplo, na frase “It’s indisputable that…”, o prefixo in-  , que indica negação, associado a dispute (que significa “expressar discordância sobre algo”) e ao sufixo –able, que forma adjetivos em inglês, pode auxiliar no entendimento dessa palavra, que em português quer dizer “incontestável”. Sabendo disso, você pode, com certa confiança, inferir que o que se segue à frase “It’s indisputable that…” será uma opinião defendida pelo autor do texto.

10.�� Assim como a formação de palavras, o conhecimento de conjunções e suas funções (conjunções aditivas, adversativas, causais etc.) auxilia o entendimento das ideias contidas no texto. Por exemplo, em uma frase iniciada com a conjunção however, você pode esperar um contraste de informações com os pontos levantados na frase anterior.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Publicidade
10 dicas para mandar bem na prova de inglês dos vestibulares
Estudo
10 dicas para mandar bem na prova de inglês dos vestibulares
Professores dão os melhores macetes para ajudar tanto nos estudos quanto na hora H

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.