Guia do Estudante

Aventuras na História

Curiosidades sobre personalidades históricas

Ana Paula Alfano | 01/08/2007 00h00

Sujinha

Jane Seymour, terceira das seis mulheres com quem o rei Henrique VIII, da Inglaterra, se casou, morreu por falta de banho. Ela tinha fobia patológica de água e não deixou que suas criadas a banhassem depois que deu à luz o filho Eduardo VI. Pegou uma infecção e morreu em 12 dias, aos 28 anos. Henrique VIII encomendou para ela um funeral monumental, no Castelo de Windsor, onde anos depois ele também foi sepultado – Jane é a única das seis mulheres enterrada com o marido. Seu filho, Eduardo VI, foi coroado quando tinha 1 mês de idade e foi o primeiro monarca anglicano da Inglaterra. Morreu aos 16 anos.

Sujinho

O francês Napoleão Bonaparte também não era muito fã de água. Em cartas para a mulher Josefina, o general pedia que ela não tomasse banho. A justificativa: gostava de sentir seu cheiro “natural”. As ordens teriam sido estendidas a seu Exército – segundo contam alguns livros, sentia-se de longe o cheiro ruim de suor dos soldados.

Bichano

Entre uma guerra e outra, o poderoso romano Júlio César descansava em casa ao lado de seu animal de estimação. Até aí, tudo bem. O negócio é que seu bichano era uma girafa. Reza a lenda que o bicho, inclusive, vira e mexe sentava-se aos pés do dono. Afinal, o bicho também gostava de carinho.

 

Compartilhe

Busque em História

Edições Anteriores

Edição 129
Edição 129

Edição 128
Edição 128

Edição 127
Edição 127

Edição 126
Edição 126

Edição do mês

edição 129

edição 129,
abril 2014
Os nomes indispensáveis para entender o país de hoje

Assine Aventuras na História Compre Aventuras na História