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Aventuras na História

Eunucos: Ora, bolas!

Do que você seria capaz para ganhar dinheiro eprestígio e desfrutar da companhia de lindas mulheres? Chineses do século 8 e italianos de 1900 enfrentaram a faca e cortaram seus órgãos genitais para conseguir isso

Eliza Muto e Roberto Navarro | 01/10/2005 00h00

Atualmente parece loucura, mas tornar-se eunuco, ou seja, castrar-se parcial ou totalmente, já foi um meio de vida, uma profissão. A tradição de contratar homens castrados nos palácios e haréns vem do mundo antigo, mas atravessou o tempo e o espaço, passou por Roma e Grécia, pelos fenícios do norte da África e chegou à Europa do século 20. Em nenhum lugar, porém, a presença dos eunucos foi mais marcante quanto na China imperial. Um velho ditado diz que lá só havia uma coisa pior do que nascer mulher – era virar eunuco. Pu Yi (1906-1967), o último imperador, registrou em seu diário que espancá-los fazia parte da rotina e que, para espantar o tédio, atirava neles com sua espingarda de chumbinho.

Mas nem sempre foi assim. Os eunucos apareceram por volta de 1050 a.C., durante a dinastia Chou – que, segundo a tradição, teria durado de 1122 a.C. a 255 a.C. –, quando a castração foi incluída nos códigos legais chineses como forma de punição. Além de castrados, os condenados eram obrigados a trabalhar de graça abrindo estradas, construindo pontes e servindo aos nobres. Essa tradição atravessou os séculos e, embora em sua maioria os castrados fossem analfabetos e trabalhassem em serviços braçais, com o tempo passaram a controlar a burocracia, fazendo fortuna e conseguindo prestígio e poder. “Em pelo menos três dinastias, os eunucos governaram de fato a China, tamanha sua influência”, diz o historiador japonês Taisuke Mitamura, da Universidade de Kioto. “Dos nove imperadores que reinaram durante os últimos 100 anos da dinastia Tang (de 618 a 907), sete chegaram ao trono por meio de conspirações de eunucos da corte, e os outros dois foram assassinados por eles, depois de contrariar seus interesses.”

Foi na dinastia Ming, que coincide com o apogeu do poder imperial na China, que a demanda por eunucos cresceu. Os Ming expandiram a grande muralha, estabeleceram um reinado estável e construíram em Pequim o complexo de palácios conhecido como Cidade Proibida, centro de seu império, que estendeu-se ao norte pela Coréia e Mongólia, e ao sul até o atual Vietnã.

Nessa época, as normas do palácio real proibiam a presença de homens não castrados nos aposentos das esposas e concubinas imperiais. Ao escurecer, todos os homens deviam deixar a Cidade Proibida, onde só permaneciam o imperador, suas esposas e concubinas, e os eunucos. Além de pajear o mulherio, eles eram também os serviçais pessoais do imperador, encarregados de banhá-lo, vesti-lo, trazer o penico para que ele pudesse se aliviar, limpar seu traseiro, cozinhar, servir as refeições, transportá-lo no colo ou em palanquins e providenciar-lhe entretenimento. Alguns eram ordenados sacerdotes para atender às necessidades espirituais do harém.

A castração voluntária era uma forma de escapar da miséria e os filhos de camponeses davam-se ao sacrifício em nome da família. Numa campanha de recrutamento de 1540, para 3 mil vagas surgiram 20 mil candidatos. “Mas havia eunucos e eunucos. E, se havia aqueles que desempenhavam funções indesejáveis, como a de carrasco, havia servidores públicos graduados, responsáveis, entre outras coisas, pela coleta de impostos”, diz Mitamura. Jovens de famílias ricas também se interessavam pelo posto, de olho em cargos de prestígio, como administradores, diplomatas e comandantes militares. Chuo Chung Chi, um cronista (e eunuco) que viveu no fim da dinastia Ming, relata que os castrados monopolizavam os projetos de construção por todo o país, incluindo as obras na casa do próprio imperador. Com tanta demanda, o recrutamento atraía multidões. Em um deles, em 1580, foram admitidos 70 mil eunucos. Na época, o harém real tinha 9 mil mulheres e 100 mil castrados trabalhavam lá.

Embora nunca mais o número de eunucos viesse a ser tão grande, eles permanecer na dinastia Ching (1644 a 1911) como funcionários influentes e ricos. “Não há o que fazer na China sem uma autorização ou indicação de nobres eunucos”, escreveu George C. Stent, acadêmico inglês que viveu em Pequim durante o século 19. Stent foi o primeiro a descrever em detalhes os procedimentos cirúrgicos da castração. No livro Essay (“Ensaio”, inédito em português), de 1877, ele conta que a castração era realizada por especialistas “licenciados pelo governo, organizados numa profissão hereditária”. Segundo ele, a cirurgia custava 6 taéis (pouco mais de 80 dólares em valores atuais) e os consultórios ficavam em cabanas nas imediações do portão ocidental da Cidade Proibida. (leia quadro na pág. 51).

O castrado era obrigado a andar por duas horas para evitar coágulos e proibido de beber líquidos por três dias, para não urinar. “Os cirurgiões eram tão habilidosos que apenas 5% dos pacientes morriam”, diz o historiador americano Edward Behr, autor do livro O Último Imperador.

Depois de removidos, os genitais eram submetidos a um tratamento para preservá-los em salmoura – como se fossem pepinos em conserva –, eram colocados numa vasilha e devolvidos ao dono, que precisava apresentá-los aos superiores no palácio, comprovando a castração. A vasilha com a genitália podia ser solicitada durante uma inspeção, ou sempre que o funcionário fosse promovido. Esta exigência gerou um mercado paralelo de genitais removidos. Em caso de perda ou furto – não era raro um eunuco roubar e destruir o “precioso” do rival, para impedir o avanço de sua carreira – era preciso substituí-lo, pedindo emprestado a outro eunuco ou recorrendo a cirurgiões inescrupulosos que coletavam genitais extirpados para alugá-los ou vendê-los a preços que podiam chegar a 50 taéis.

Em 1911, a revolução republicana forçou a abdicação de Pu Yi. Embora tenham eliminado as instituições do antigo regime, os novos governantes permitiram que o imperador continuasse vivendo na Cidade Proibida com os eunucos. Em 1949, quando os comunistas tomaram o poder, os castrados viraram símbolo da decadência e foram isolados em asilos. O último eunuco chinês morreu em1996, pouco antes de completar 94 anos de idade, num templo em Pequim, onde vivia.

Mil e uma noites

“A imagem que fazemos dos eunucos dos reinos muçulmanos é a daqueles escravos negros prostrados nas portas dos haréns, mas no Império Otomano, desde o século 7, eles exerceram todo tipo de função, desde zeladores de mesquitas até administradores e professores”, diz o historiador David Ayalon, autor de Eunuchs, Caliphs and Sultans: A Study of Power Relationships (“Eunucos, Califas e Sultões: Um Estudo de Relações de Poder”, sem versão em português). Segundo ele, os escravos vindos da Europa oriental, da Ásia e, principalmente, da África eram castrados em território não islâmico, na crença de que isso mantinha a terra muçulmana pura. Para efetuar o trabalho, alguns centros especializados em castração foram criados nas fronteiras do território otomano. Especializados, nesse caso, é maneira de dizer, já que não passavam de locais improvisados, onde os próprios comerciantes de escravos, ou às vezes seus captores, faziam a cirurgia, que podia até variar de método, mas era sempre dolorosa e potencialmente mortal. Em alguns lugares, o procedimento consistia em abrir o escroto com uma lâmina e apenas retirar os testículos. Noutros, tudo era retirado (leia quadro na pág. 52). Poucos dias depois, os escravos eram entregues a seus novos donos: os sultões.

Geralmente, os escravos vindos do norte da África tinham o pênis inteiro retirado. O que, na hierarquia do harém, acabava sendo um privilégio, já que só os eunucos nessa condição podiam atuar como guardiões do leito e ficar longe do trabalho pesado. Eram eles que levavam a concubina aos aposentos do sultão e os únicos homens que podiam entrar no harém no caso de emergência. “Os mais antigos chegavam a atingir o posto de kizlar agha, uma espécie de terceiro homem do império – abaixo apenas do sultão e do califa –, exercendo grande poder político na corte”, diz Ayalon.

Família soprano

No Ocidente, os eunucos mais famosos, ricos e poderosos foram os castrati, cantores que brilharam nas cortes européias dos séculos 17 e 18. Recrutados entre filhos de camponeses e artesãos ou em orfanatos, eles eram castrados na infância para manter intactos seus timbres agudos de voz e passavam a viver sob a proteção da nobreza e do clero. “Os sopranos masculinos eram as estrelas do canto barroco e das óperas”, diz o historiador Patrick Barbier, autor de História dos Castrati. Segundo ele, os eunucos-cantores ganharam os palcos europeus, tendo à sua volta um séquito de reis, papas, nobres e artistas. Mozart, por exemplo, utilizou a voz cristalina desses cantores para interpretar suas criações, até que se cansou das exigências de algumas estrelas, como Farinelli. Considerado o maior entre todos os cantores castrados, ele se tornou amigo próximo do rei Filipe V, da Espanha, onde chegou a exercer funções políticas nada desprezíveis.

Uma especificidade dos castrati era que deles somente os testículos eram extirpados pelo médico ou barbeiro, que na época eram a mesma pessoa. Segundo Barbier, a maioria podia inclusive ter relações sexuais mais ou menos normais, já que a castração não impedia a ereção nem a emissão de esperma. Nesse caso, a mais afetada (sem trocadilhos) era a aparência. Castrados muito jovens desenvolviam uma estrutura muscular próxima da feminina, com depósitos de gordura nos quadris, coxas e pescoço e ausência de pêlos. Outro problema era o interesse sexual. Sem a testosterona produzida pelos testículos, era difícil ter algum apetite pelo assunto. Apesar disso, alguns ficaram mais famosos pelas estripulias sexuais do que por sua voz e viraram ídolos das mulheres, que protagonizavam cenas de histeria dignas das fãs de Michael Jackson. Um deles, Rauzzini, chegou a posar para grandes artistas da época e virou uma espécie de cantor-modelo-manequim do século 18, mais conhecido pela beleza do que pela voz.

No fim do século 18, no entanto, a Igreja, acuada com a questão moral da castração, começou a reagir, condenando, ainda que de maneira velada, a mutilação dos jovens. E a Europa também já mostrava sinais de indignação com a prática, particularmente os filósofos do Iluminismo. Jean-Jacques Rousseau se levantou contra os “pais bárbaros” que “entregam os filhos para o prazer de gente voluptuosa e cruel.” Por fim, em 1902, o papa Leão XIII proibiu a utilização de castrati na música sacra. E, aos poucos, os eunucos-cantores foram desaparecendo.

 

Sacrifício supremo

Técnicas primitivas, improvisação e dor - muita dor - marcam a história das cirurgias de extração dos órgãos genitais dos eunucos

Tortura chinesa

No século 19, o escritor inglês George C. Stent compilou antigos textos chineses e descreveu, pela primeira vez, os métodos de extração de genitais na China imperial. Embora a prática tenha surgido há mais de 2 mil anos, este relato concentra-se nos métodos desenvolvidos no final da dinastia Ming, a partir do século 16.

1. Torniquete

Amarrado a uma cadeira especial, o paciente tinha a parte inferior do ventre e as coxas enfaixadas com bandagens bem apertadas. Além de adormecer o local, isso reduzia a hemorragia

2. Momento relax

Quase sem circulação sangüínea da cintura para baixo, o paciente era anestesiado com uma xícara de ópio, extraído da papoula

3. Banho de pimenta é refresco

Os genitais eram banhados com uma espécie de chá de pimenta. A ardência e o formigamento funcionavam como anestesia local.

4. Golpe baixo

Dois auxiliares mantinham as pernas do cara separadas, enquanto o cirurgião fazia a extração. Com um corte reto, eram retirados o pênis e os testículos.

5. Bisturi

A operação era feita com uma lâmina curva de cerca de 10 centímetros afiada como uma navalha. A incisão inicial na epiderme era feita com a ponta da faca. Músculos, veias e outras estruturas eram secçionadas com a parte mais grossa da lâmina.

6. Tampax

Um tampão de metal, geralmente de cobre, com 3 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro, era introduzido no canal da uretra para controlar o sangramento

7. Band-aid

Depois da extração, os cortes eram recobertos por emplastros de papel de arroz embebidos em água

 

Eunucos turcos

No Império Otomano, os escravos é que viravam eunucos. As operações realizadas preferencialmente em crianças eram feitas pelos próprios captores ou mercadores de escravos e causavam grande mortandade.

1. Estrangulamento

Com uma corda qualquer, o saco e o pintinho do garoto eram bem amarrados. Quando já não havia quase nenhuma irrigação sangüínea, o corte era feito.

2. Facão e canivete

Não havia um instrumento exclusivo para a ocasião. Qualquer instrumento de corte servia, mas o mais comum era usar a faca de castrar ovelhas.

3. Corte seco

Um corte único e reto decepava os órgãos no ponto mais rente ao corpo do jovem paciente

4. Banho turco

Para controlar o sangramento, eles utilizavam água fervente e uma espécie de cera retirada de uma palmeira, semelhante ao dendê.

5. Rolha

Como no caso do método chinês, um tampão de madeira ou metal era enfiado no canal da uretra.

 

Eunucos europeus

Na Itália dos séculos 17 e 18, a castração era praticada tanto nos hospitais das grandes cidades, por razões médicas mais ou menos válidas, quanto clandestinamente em consultórios do interior. Os barbeiros, que acumulavam as funções de médicos e dentistas, se encarregavam disso também.

1. Xarope

Bebidas alcoólicas e quantidades pequenas de ópio eram dadas para as crianças, que assim adormeciam ou permaneciam em estado de torpor

2. Leitinho das crianças

Os pequenos genitais eram cuidadosamente banhados em leite, pois se acreditava que ele tinha propriedades higienizadoras

3. Sem ar

Outra técnica de anestesia era comprimir as carótidas da criança com um garrote e interromper momentaneamente a circulação, causando um leve (e perigoso) desmaio

4. Corte de precisão

A partir de uma incisão na virilha, o cirurgião-barbeiro puxava os vasos deferentes e retirava os dois testículos. Depois, os canais eram religados. O pênis era preservado.

 

Saiba mais

Livros

História dos Castrati, Patrick Barbier, Nova Fronteira, 1993

As relações da castração com a religião e a ética.

Hidden Power: The Palace Eunuchs of Imperial China, Mary M. Anderson, Prometheus Books, 1990

Expõe detalhes da vida dos serviçais palacianos.

 

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