Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

8 pontos do discurso do Estado da União de Obama em que você deve prestar atenção

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h39 - Publicado em 22 jan 2015, 15h29

No começo dessa semana, Obama fez o anual discurso do Estado da União ao povo norte-americano, na presença do Congresso dos Estados Unidos. É um dos eventos políticos mais esperados pela população e pela mídia, pois é o momento em que presidente reporta em quais condições o país se encontra e também apresenta sua proposta legislativa e as prioridades nacionais aos congressistas. Essa tradição está firmada na Constituição dos Estados Unidos e é cumprida desde 1790, inaugurada pelo então presidente George Washington.

– 10 fatos sobre a independência dos Estados Unidos

– EUA: os donos do mundo

obama-classe-media

Foto: GettyImages

“A sombra da crise passou”, avisou Obama. Depois de enfrentar anos difíceis, a economia norte-americana mostra sinais de recuperação com o aumento da taxa de emprego e a queda da inflação. O foco para 2015, de acordo com Obama, deve ser a classe média, tanto que a maioria das propostas fez muita gente do partido republicano torcer o nariz, como a ideia de mais impostos para os mais ricos e o aumento do salário mínimo. “O veredito é claro. Economia voltada para a classe média funciona. A expansão de oportunidades funciona. E essas políticas continuarão a funcionar, desde que os políticos não fiquem no caminho”, disse o presidente, em uma clara alusão ao impasse que ele vive atualmente para conseguir a aprovação de suas propostas pelo Congresso, formado por uma maioria de políticos republicanos, rivais do seu Partido Democrata.

Só para mostrar a preocupação de Obama de se conectar com o público alvo da maioria de suas propostas, o site HuffingtonPost contou a incidência de palavras no discurso ligadas à classe média. Segundo a análise, o presidente mencionou “classe média” pelo menos sete vezes e elogiou os “trabalhadores” no mínimo nove vezes enquanto lançava as propostas. Ele mencionou “famílias” 16 vezes.

Continua após a publicidade

Confira abaixo 8 pontos do discurso que você deve prestar atenção:

Aumento dos impostos para os mais ricos: Foi feita a proposta ao Congresso de aumentar a taxação sobre os ganhos de capital dos mais ricos, o fim de isenções sobre a transferência por herança de investimentos e a criação de uma taxa a ser paga pelas maiores instituições financeiras do país. Obama pretende usar o dinheiro extra arrecadado para ampliar benefícios para a classe média e os trabalhadores (oferta de creches mais baratas e licença-remunerada para casos de doenças).

Aumento do salário mínimo e igualdade de salários entre homens e mulheres: Além de propor o aumento no salário mínimo, Obama relembrou que as mulheres são quase metade da força de trabalho nos Estados Unidos e que um número crescente delas são chefes de família e, mesmo assim, elas ainda ganham menos que os homens. Em 2014, o presidente assinou uma ordem executiva para o pagamento igualitário e agora chamou a atenção do Congresso para o problema que afeta não apenas as mulheres, mas todos nas famílias. A maioria republicana não aplaudiu essas ideias.

Estímulo a faculdades comunitárias: Obama propôs acesso gratuito nos dois primeiros anos para estudantes em faculdades comunitárias. A proposta custaria U$ 60 bilhões ao longo de dez anos e beneficiaria mais de 9 milhões de pessoas.

Investimento em infraestrutura: Obama propôs a aprovação de um plano bipartidário de infraestrutura que estabeleça o financiamento necessário para a modernização de portos, estradas, ferrovias, pontes e internet.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Questão climática: Obama quer aumentar os esforços contra o aquecimento global. O presidente lembrou o encontro que teve com líderes da China para elaborar um plano em conjunto de controle a emissão de poluentes na atmosfera.

Reatando laços com Cuba: Depois de conversas no início do ano sobre uma reaproximação diplomática com Cuba, Obama voltou a pedir ao Congresso a revogação do embargo econômico sobre a ilha, em vigor desde 1960.

Ataques cibernéticos: Depois do impacto da invasão por hackers da rede da Sony Pictures e de contas do Comando do Pentágono no Twitter e no YouTube, o presidente pediu ao Congresso que aprove leis de combate a ataques cibernéticos e ao roubo de identidades, sob o risco de deixar a economia vulnerável caso nada seja feito.

Combate ao terrorismo: A escalada de ataques terroristas acendeu o sinal vermelho na política externa dos Estados Unidos. Obama pediu aos congressistas que passem nova resolução autorizando o uso da força contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

Publicidade
8 pontos do discurso do Estado da União de Obama em que você deve prestar atenção
8 pontos do discurso do Estado da União de Obama em que você deve prestar atenção
No começo dessa semana, Obama fez o anual discurso do Estado da União ao povo norte-americano, na presença do Congresso dos Estados Unidos. É um dos eventos políticos mais esperados pela população e pela mídia, pois é o momento em que presidente reporta em quais condições o país se encontra e também apresenta sua proposta […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.