Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 02/01

Veja os destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil.

Por carolinavellei
6 jan 2017, 17h34

Mais da metade dos americanos estão pessimistas sobre a capacidade de Trump

Faltando poucos dias para Donald Trump assumir a presidência dos Estados Unidos, mais da metade dos americanos estão pessimistas sobre a capacidade do novo líder de lidar com uma crise internacional, usar a força militar com sabedoria ou evitar grandes escândalos em sua administração, de acordo com uma nova pesquisa divulgada na segunda-feira (2).

De acordo com a pesquisa da Gallup, companhia especializada em sondagens, numa comparação com Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, pelo menos sete em cada dez americanos estavam confiantes nessas áreas antes de eles assumirem o cargo. No caso de Trump, apenas 46% os entrevistados estão confiantes de que ele possa lidar com uma crise internacional, 47% acreditam que ele usará a força militar com sabedoria, enquanto 44% acham que ele pode evitar grandes escândalos em seu governo.

No entanto, os americanos expressam um pouco mais de confiança em Trump para trabalhar eficazmente com o Congresso (60%), lidar efetivamente com a economia (59%), defender os interesses dos EUA no exterior (55%) e administrar bem o Poder Executivo (53%), disse Jeffrey M. Jones, analista de pesquisas da Gallup. Mas mesmo nessas áreas, os americanos estão muito menos confiantes em Trump do que em seus antecessores, quando comparados, disse Jones.

Os resultados são baseados em uma pesquisa realizada entre 7 e 11 de dezembro, por meio de entrevistas telefônicas, com uma amostra aleatória de 1.028 adultos, com 18 anos ou mais, residentes em todos os 50 estados dos EUA e no Distrito de Columbia

Continua após a publicidade

A poucos dias de deixar o cargo, Barack Obama busca preservar o seu legado

Faltando poucos dias para deixar a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama tem o desafio de garantir que algumas das principais medidas adotadas na sua gestão tenham continuidade. A partir de 20 de janeiro, os EUA estarão sob a condução de Donald Trump, eleito em novembro com promessas de fazer mudanças radicais em pontos considerados estratégicos.

As declarações de Trump durante a corrida eleitoral e a recente divulgação dos integrantes do seu governo deixaram a equipe de Obama em alerta para o risco de extinção de algumas ações aprovadas nos últimos oito anos. Entre os projetos ameaçados está o “Obamacare”, que visa regular a ampliação da cobertura de saúde no país.

As mudanças propostas pelo magnata podem ser mais efetivas na área ambiental, principalmente em relação aos acordos para redução das emissões de carbono e a adoção de energias renováveis. Saiba mais.

Continua após a publicidade

Imprensa internacional repercute massacre em Manaus e Roraima

A rebelião que deixou ao menos 60 detidos mortos – decapitados e mutilados – no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), em Manaus, foi notícia no mundo inteiro. A razão do motim, que começou na noite do domingo (1°), foi a disputa entre duas facções rivais (Família do Norte e Primeiro Comando da Capital) pelo comando do tráfico de drogas na região. As críticas ao sistema penitenciário brasileiro são uma constante nos textos dos jornais estrangeiros. As informações são da Rádio França Internacional.

A reportagem do jornal italiano La Reppublica, assinada pelo correspondente Daniele Mastrogiacomo, começa descrevendo como se iniciou a rebelião “no coração da floresta amazônica”: “Alguns presos dominaram os guardas nos corredores e os amarraram. Outros reviraram as celas e o refeitório, pegando todas as armas que podiam encontrar: pistolas, fuzis, facas, pás e barras de ferro”. E completa: “Foram 17 horas de horror e violência”.

O jornal espanhol El País lembra que a Região Norte é fundamental para o tráfico internacional de drogas, pois as principais rotas de venda passam por lá. “O Amazonas faz fronteira com grandes países produtores de cocaína, como Peru, Colômbia e Venezuela. Por isso, o controle das prisões locais estabelece o poder sobre essa atividade”, escreve.

Continua após a publicidade

A imprensa internacional também destacou, nesta sexta-feira (6) o segundo motim ocorrido em uma semana em estados da Amazônia brasileira. O jornal The New York Times informou que pelos menos 33 prisioneiros foram mortos hoje em Roraima, apenas alguns dias depois que pelo menos 56 pessoas foram assassinadas em uma prisão de Manaus. O jornal afirma que as autoridades brasileiras temem um acirramento na guerra entre quadrilhas de drogas pelo controle do comércio de cocaína no Brasil. A emissora de televisão CNN também está destacando em sua programação notícias sobre os assassinatos em prisões brasileiras.

Itália assume cadeira no Conselho de Segurança da ONU

A Itália assumiu na segunda-feira (2) um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), posto que já ocupou em mais seis ocasiões, sendo a última entre 2007 e 2008. O país foi eleito em junho de 2016, após ter entrado em acordo com a Holanda para dividir a cadeira no biênio 2017-2018 – Amsterdã substituirá Roma no conselho no começo do ano que vem.

“A partir de hoje, a Itália está no Conselho de Segurança da ONU. Será mais forte nossa voz pelo desenvolvimento sustentável, pela paz, pelo compromisso global com os imigrantes”, escreveu no Twitter o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni. A península é a principal fornecedora de “capacetes azuis” (como são chamados os soldados das missões de paz da ONU) entre as nações ocidentais e a sétima maior contribuinte para o orçamento do conselho.

Continua após a publicidade

Os outros membros não permanentes da organização são: Bolívia, Cazaquistão, Egito, Etiópia, Japão, Senegal, Suécia, Ucrânia e Uruguai. Os representantes com poder de veto são: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

Ainda sobre a Itália: País tem recorde na chegada de imigrantes em 2016

O número de imigrantes que chegou à Europa através da rota central do Mediterrâneo, que leva à Itália e a Malta, cresceu 20% em 2016 com um total de 181 mil pessoas, anunciou nesta sexta (6) a agência da União Europeia para Controle de Fronteiras, a Frontex.

O total é o maior já registrado na história e quase a totalidade desses estrangeiros se dirigiu para o território italiano. O dado reflete a intensa pressão migratória crescente do norte da África, responsável pelo aumento no número de imigrantes. Segundo a Frontex, essa rota é a escolhida por nigerianos, a maioria dos imigrantes, seguidos por pessoas da Eritreia, Guiné, Costa do Marfim e Gâmbia.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Grupos rebeldes suspendem cessar-fogo na Síria

Grande parte dos grupos rebeldes da Síria, que havia assinado um acordo de cessar-fogo nos combates, anunciou o “congelamento das conversas” de paz por “violações” da trégua por parte de tropas do governo de Bashar al-Assad.

As negociações para um acordo permanente de paz estavam programadas para essa semana em Astana, no Cazaquistão. O cessar-fogo, assinado após intermediação da Rússia, Turquia e Irã, estava em vigor desde o dia 30 de dezembro e era um primeiro passo para que as partes pudessem tentar uma via diplomática para por fim ao conflito que completará seis anos em 2017.

Segundo os rebeldes, foi “respeitado o cessar-fogo em todo o território sírio, mas o regime e seus aliados não fizeram isso, com significativas violações nas regiões de Wadi Barada e Ghouta”.

O regime sírio negou que não tenha respeitado o acordo e disse que os ataques ocorreram em áreas que contam com a presença de grupos terroristas, como o Jabhat Fateh al-Sham, que foram excluídos do pacto.

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 02/01
Atualidades
As notícias internacionais mais importantes da semana de 02/01
Veja os destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil.

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.