Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 09/01

Veja os destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil

Por da redação
13 jan 2017, 18h39

Trump admite que Rússia está por trás da invasão de hackers na eleição dos EUA

A pouco mais de uma semana de sua posse como novo presidente dos Estados Unidos, o bilionário Donald Trump admitiu, pela primeira vez, que a Rússia está por trás da invasão dos computadores do Comitê Eleitoral do Partido Democrata por “hackers”, durante a campanha presidencial. Entretanto, ao admitir que houve espionagem nos computadores do Comitê Eleitoral Democrata, ele disse que não apenas a Rússia, mas também outros países fizeram ações similares. “No que diz respeito à pirataria, acho que foi a Rússia, mas também acho que fomos atacados por outros países, outras pessoas”, disse Trump, citando um suposto hackeamento (invasão de computadores) feito pela China. Saiba mais.

Oposição venezuelana descarta retomada de diálogo com o governo

Após declaram o presidente Nicolás Maduro em “abandono de cargo” nesta segunda (9), ao responsabilizá-lo pela grave crise que o país atravessa, a oposição venezuelana descartou nessa quarta-feira (11) a retomada do diálogo com o governo. As relações estão congeladas desde dezembro. Alegando que o governo não cumpriu os acordos acertados, os delegados opositores suspenderam sua participação, em 6 de dezembro passado, quando deveria ocorrer a terceira rodada de negociações para superar a crise política e econômica. Nesta sexta (13) vence o prazo proposto pelo Vaticano e a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) – facilitadores do diálogo – para que sejam criadas as condições que permitam a retomada do diálogo. Saiba mais.

Com Posse de Trump, governo brasileiro quer intensificar relações com os EUA

Continua após a publicidade

Com a posse do presidente Donald Trump em 20 de janeiro, o governo brasileiro pretende intensificar as relações com os Estados Unidos visando a ampliar o comércio bilateral, resolver questões que permitam aumentar os investimentos norte-americanos no Brasil e acelerar a cooperação entre os dois países em projetos nas áreas de defesa e de energia, disse o embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, em entrevista ao programa Revista Brasil. “Temos uma presença nos Estados Unidos que está muito aquém da nossa potencialidade e do que somos”, acrescentou o embaixador. Sergio Amaral disse que, desde que assumiu o posto de embaixador em Washington, em setembro do ano passado, ficou impressionado com a “sub-representação” do Brasil em setores importantes da vida norte-americana, particularmente o Congresso Nacional. Saiba mais.

Iceberg gigante está prestes a se soltar na Antártida e deve mudar cenário do continente

iceberg antartida
()

Um iceberg de quase cinco mil metros quadrados, equivalente ao tamanho do Distrito Federal, está prestes a se soltar da plataforma de gelo Larsen C, a maior da Antártida. Os especialistas não conseguiram estimar uma data exata para o rompimento, mas estima-se que acontecerá nos próximos meses. Os rompimentos de plataformas da Antártida – que são placas de gelo flutuantes sobre o oceano e não fazem parte do continente – começaram em 1995, com o rompimento da Larsen A, e depois em 2002, com a Larsen B. No entanto, a opinião dos cientistas diverge muito quanto à principal causa das rachaduras: há quem culpe o aquecimento global, outros acreditam que seja apenas uma mudança geográfica natural. De qualquer forma, o desprendimento dessa imensa porção de gelo flutuante mudará significativamente o cenário do continente gelado. Saiba mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Atentados terroristas matam mais de 50 pessoas no Afeganistão

O Afeganistão sofreu três atentados terroristas nesta terça (10) que deixaram mais de 50 mortos e dezenas de feridos. O maior deles aconteceu na cidade de Cabul: um duplo bombardeio suicida ocorrido perto do parlamento do país matou ao menos 38 pessoas e feriu mais de 70. O ataque foi reivindicado pelo grupo islâmico afegão Talibã. Saiba mais.

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 09/01
As notícias internacionais mais importantes da semana de 09/01
Veja os destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.