Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 14/8

Veja os destaques do noticiário para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil

Por redação
18 ago 2017, 17h12

Estado Islâmico assume autoria do atentado em Barcelona

Policiais checam a identidade de grupo de homens no dia seguinte ao atentado em Barcelona (Carl Court/Getty Images)

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atropelamento terrorista ocorrido ontem (17) em Barcelona, na Espanha, que causou a morte de 14 pessoas e deixou cerca de 100 feridos, informou a agência de notícias Amaq, ligada aos extremistas. A informação é da EFE. No atentado, uma van saiu da estação de metrô Las Ramblas, circulou pela pista central desta avenida e bateu contra vários veículos no percurso, parando praticamente na entrada do Liceu (ópera de Barcelona).

Em um breve comunicado, cuja autenticidade não pôde ser verificada, o EI disse pela rede de serviços de mensagens Telegram que “uma fonte de segurança afirmou à Amaq que os autores do ataque de Barcelona são soldados do Estado Islâmico”. O EI afirmou que a ação terrorista aconteceu “em resposta aos chamados do grupo para atacar os países da coalizão”, em referência à aliança internacional liderada pelos Estados Unidos que atua contra jihadistas no Iraque e na Síria.

Internautas dos EUA expõem defensores da supremacia branca após protestos

Dois dias após os protestos em Charlottesville, liderados pelo grupo União da Direita – de inspiração ultranacionalista, e inclinação racista e nazista – internautas contrários ao movimento se mobilizam na internet para expor perfis de pessoas que participaram das marchas na última sexta (11) e no sábado (12).

Continua após a publicidade

Um perfil criado no Twitter com o nome Yes, you are racist, (sim, você é racista) criado em 2012 está sendo usado para dar visibilidades a mensagens intolerantes e manifestações racistas. O objetivo é identificar pessoas que participaram dos protestos e simpatizantes da supremacia racial branca.

Durante as manifestações, um motorista identificado como James Fields, de 20 anos, atropelou diversos ativistas antirracismo que marchavam para marcar posição contra a União da Direita. A ativista Heatlher Heyer, de 32 anos, morreu e dezenove pessoas ficaram feridas.

Comissão da Verdade da Venezuela decidirá quem poderá se candidatar no país

A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela decidirá, através da chamada “Comissão da Verdade”, instalada nesta quarta-feira (16), quais candidatos poderão disputar as eleições para governador em outubro, pleito no qual a oposição quer tirar o chavismo do poder em várias estados. A informação é da EFE.

Continua após a publicidade

Segundo a presidente da Assembleia Constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez, o órgão pediu ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) uma lista completa dos candidatos inscritos, com o objetivo de “determinar se alguns deles têm envolvimento em fatos de violência que tenham afetado a paz e a tranquilidade pública”.

Observadores da ONU concluem remoção de armas das Farc na Colômbia

A Missão das Nações Unidas na Colômbia concluiu esta semana o processo de remoção das armas individuais de combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, Farc-EP. Mais de 8 mil armas e um milhão de cartuchos queimados foram transportados para um armazém central no país. A informação é da ONU News.

Inundações em Bangladesh já afetam 4,5 milhões de pessoas e deixam 56 mortos

As inundações provocadas pelas fortes chuvas que caem em Bangladesh há uma semana mataram 56 pessoas, atingiram 4,5 milhões e não para de crescer o número de regiões afetadas pelos temporais. A informação é da Agência EFE.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“Desde 12 de agosto, 56 pessoas morreram em 23 distritos e outras 15 estão desaparecidas”, afirmou nesta quinta-feira (17) à Agência EFE a porta-voz do Departamento de Gestão de Desastres de Bangladesh (DDM), Naznin Shamima. Segundo a porta-voz, as inundações já atingem 26 dos 64 distritos do país e 470 mil pessoas tiveram que ser levadas para um dos 915 abrigos. O número de desabrigados deve aumentar nas próximas horas.

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 14/8
Atualidades
As notícias internacionais mais importantes da semana de 14/8
Veja os destaques do noticiário para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.