logo-ge

As notícias internacionais mais importantes da semana de 17/04

Veja os destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil

Venezuela tem protestos violentos; presidente Maduro ativa plano militar para manter ordem interna

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nessa terça-feira (18) que decidiu ativar o “Plano Zamora“, apresentado pela Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb) para manter a ordem interna contra as supostas ameaças de golpe de Estado “convocadas por “Washington”. “Diante desse cenário, decidi ativar o plano estratégico especial cívico-militar para garantir o funcionamento do país, sua segurança, a ordem interna e a integração social”, disse Maduro.

Governantes da América Latina mostraram preocupação com a morte de seis pessoas nos últimos protestos contra o presidente venezuelano. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi mais longe e denunciou a “militarização da sociedade venezuelana” à Organização das Nações Unidas (ONU). Em mensagem publicada nesta terça-feira (18), Santos manifestou “séria preocupação” com o anúncio do presidente Maduro sobre um plano para aumentar os membros da Milícia Bolivariana. A Colômbia e a Venezuela compartilham uma fronteira terrestre de 2.219 quilômetros e, por isso, a crise do país vizinho é seguida com atenção pelas autoridades de Bogotá.

Coreia do Norte diz que está pronta para guerra com armas nucleares; EUA descartam acordo

O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores de Coreia do Norte, Choe Ryong-hae, disse no sábado (15), durante um grande desfile militar em Pyongyang, que o povo norte-coreano está “preparado para a guerra” contra os Estados Unidos com suas armas nucleares. “Se os EUA fizerem provocações imprudentes contra nós, nossa força revolucionária contra-atacará num instante, com um ataque aniquilador e responderemos a uma guerra total com guerra total e a ataques nucleares com nosso próprio arsenal atômico”, disse Choe.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, descartou nessa quarta-feira (19) negociar diretamente com a Coreia do Norte uma saída para a crescente tensão entre os dois países, pelo menos por enquanto. “A única coisa que precisamos ouvir da Coreia do Norte é que terminou com seu programa de armas nucleares e mísseis balísticos”, disse Pence, em entrevista. O presidente Donald Trump, quando era candidato, manifestou disposição de conversar com Kim Jong-un, mas a tensão entre os dois países aumentou depois que Pyongyang lançou um míssil no Mar do Japão, no último dia 5. Recentemente, os EUA decidiram enviar um porta-aviões nuclear à península da Coreia em resposta aos lançamentos de mísseis de Pyongyang e Washington, e chegou a insinuar que estuda a possibilidade de um ataque preventivo para frear os avanços armamentistas do regime norte-coreano. Leia mais.

Erdogan vence referendo para implantar sistema presidencialista na Turquia

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, confirmou a vitória do “sim” com 51,4% dos votos no referendo constitucional feito neste domingo (16), o que transferirá todo o Poder Executivo ao chefe de Estado. “Hoje a Turquia tomou uma decisão histórica em um debate que dura 200 anos e que é uma mudança muito séria em nosso sistema administrativo”, disse o presidente em um discurso em Istambul.

Veja também

Perante uma multidão que gritava seu nome, Erdogan voltou a prometer que, se o Parlamento aprovar, ratificará a reintrodução da pena de morte, e, se não houver uma maioria suficiente no Legislativo, convocará um referendo. A União Europeia (UE) deixou claro que, se Turquia reintroduzir a pena de morte, daria por concluído o processo de adesão do país, pois ofenderia uma das condições para ser membro do bloco.

O Partido Republicano do Povo (CHP), o segundo em formação nas cadeiras do Parlamento da Turquia, diz que houve irregularidades na votação e vai solicitar o cancelamento do referendo.

Theresa May anuncia eleições no Reino Unido para junho; deputados britânicos aprovam

A primeira-ministra do Reino Unido, a conservadora Theresa May, anunciou na terça-feira (18), de surpresa, sua intenção de antecipar as eleições para 8 de junho. O próximo pleito estava previsto para maio de 2020, quando terminaria a atual legislatura.

Para prosperar, o texto necessitava do apoio de dois terços da Câmara, que tem um total de 650 cadeiras, o que obteve amplamente, graças ao apoio da maioria conservadora e da oposição trabalhista e liberal-democrata, com a abstenção dos independentistas escoceses. Após a aprovação dessa moção, espera-se que o Parlamento se dissolva em 3 de maio – na véspera das eleições municipais no Reino Unido – para dar início à campanha eleitoral.

Itália recebe milhares de migrantes após vários resgates no Mediterrâneo

Muitos portos do Sul da Itália receberam na segunda-feira (17) vários dos mais de 8 mil migrantes resgatados durante o último fim de semana no Mar Mediterrâneo, entre a Líbia e a Itália. Muitos deles eram crianças desacompanhadas e meninos e homens com evidentes sinais de tortura, como queimaduras nas costas e chicotadas, após serem aprisionados na Líbia por traficantes para extorquir suas famílias.

Desse modo, a Itália continua registrando números recordes no que se refere à chegada de migrantes. Segundo dados do Ministério do Interior, de 1º de janeiro a 12 de abril, 26.989 migrantes desembarcaram na Itália, 23,8% a mais do que há um ano. A porta-voz da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Carlotta Sami, informou que, ao todo, 60 operações de salvamento com 35 embarcações estão em desenvolvimento. Ela afirmou que o ritmo de salvamentos no fim de semana foi “frenético”, a tal ponto que muitos trabalhadores humanitários e autoridades marítimas trabalharam por 40 horas.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s