Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Entenda como funcionam os blocos econômicos

Decisão de Trump de retirar os EUA do Acordo Transpacífico reforça sua posição contra o livre-comércio e a globalização

Por Fabio Sasaki
10 fev 2017, 11h39

Em uma de suas primeiras decisões após assumir a presidência dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump retirou o país do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, na sigla em inglês). Para o presidente norte-americano, o TPP é desvantajoso ao país por abrir demais a economia às importações, o que prejudicaria a geração de empregos.

O TPP é o embrião do que seria a maior área de livre-comércio do mundo. Assinado em fevereiro de 2016, o acordo reunia 12 países das Américas, Ásia e Oceania, entre eles EUA e Japão. Juntas, as 12 nações somam 40% da riqueza produzida no mundo, em termos de Produto Interno Bruto (PIB), e 800 milhões de habitantes. A vigência do acordo dependia da aprovação dos Parlamentos dos países participantes. Agora, com a retirada dos EUA, os integrantes do TPP cogitam chamar a China para participar do bloco.

Os blocos econômicos são uma das principais expressões da economia globalizada. Os primeiros agrupamentos de nações surgiram com o objetivo de facilitar e baratear a circulação de mercadorias entre seus membros. Essas medidas reforçam a tendência de abrir as fronteiras das nações ao livre fluxo de capitais, ao reduzir as tarifas sobre importações e coibir práticas protecionistas e regulamentações nacionais. Existem quatro modelos básicos de bloco econômico:

  1. zona de livre-comércio, em que há redução ou eliminação de tarifas alfandegárias;
  2. união aduaneira, que, além de abrir o mercado interno, define regras para o comércio com nações de fora do bloco;
  3. mercado comum, que permite a livre circulação de capitais, serviços e pessoas; e
  4. união econômica e monetária, em que os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única.

A formação de blocos econômicos acelerou o comércio mundial. Antes, qualquer produto importado chegava ao consumidor com um valor significativamente mais alto, em função das taxações impostas ao se cruzar a alfândega. Os acordos entre os países reduziram – e em alguns casos acabaram – com essas barreiras comerciais, processo conhecido como liberalização comercial.

Conheça alguns dos principais blocos econômicos do mundo:

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

União Europeia: É o bloco econômico mais importante do mundo, tanto pela força de algumas de suas principais economias – como as da França e da Alemanha –, quanto pela profundidade das relações entre seus membros. Criada em 1992, a UE transformou-se em uma união econômica e monetária a partir de 2002, com a adoção do euro, a moeda única do bloco. Atualmente, a UE enfrenta uma grave crise por conta do endividamento de nações com economias mais frágeis, como Grécia, Portugal e Espanha. Além disso, a decisão do Reino Unido de deixar o bloco abalou a UE.

Nafta: O Acordo de Livre Comércio da América do Norte é composto por EUA, México e Canadá. Criado em 1994, o Nafta foi responsável por integrar as economias dos países-membros, fortalecendo principalmente as relações entre EUA e México. Diversas empresas norte-americanas se transferiram para o México, aproveitando as vantagens da mão-de-obra local, que é mais barata. Já o México aumentou suas importações agrícolas dos EUA, o que afetou pequenos e médios produtores nacionais. Trump, é crítico do acordo e diz que o Nafta é responsável por grande parte do desemprego industrial nos EUA.

Mercosul: É o grande bloco da América do Sul, criado em 1991 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – em 2012, a Venezuela tornou-se o quinto membro. O principal mecanismo de integração do bloco é a união aduaneira: além de reduzir as tarifas de importação entre os integrantes, o Mercosul implementou regras unificadas para o comércio com nações de fora do bloco. Ou seja, ao comprar medicamentos da Alemanha, por exemplo, o Brasil não pode aplicar uma alíquota de importação menor ou maior do que a utilizada por Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Atualmente, o bloco enfrenta uma grave crise devido à suspensão da Venezuela.

Aliança do Pacífico:  Bloco comercial, criado em 2012 que engloba o Chile, Peru, Colômbia, México e Costa Rica. A Aliança do Pacífico pretende evoluir para uma zona de livre-comércio, eliminando gradualmente doas as tarifas alfandegárias. Os cinco países têm acordos de livre-comércio com os EUA, o que tem impulsionado suas economias.

Publicidade
Entenda como funcionam os blocos econômicos
Atualidades
Entenda como funcionam os blocos econômicos
Decisão de Trump de retirar os EUA do Acordo Transpacífico reforça sua posição contra o livre-comércio e a globalização

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.