Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dicas de estudo

Por Blog
As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular
Continua após publicidade

4 palestras do TED para você gostar mais de matemática

A matemática pode ajudá-lo a enxergar o mundo de forma inspiradora

Por Carolina Vellei
Atualizado em 19 jul 2017, 18h04 - Publicado em 19 jul 2017, 18h02

Matemática é uma disciplina que costuma despertar fortes emoções nos estudantes. Entre os sentimentos de amor e ódio, a balança geralmente pende para o lado mais negativo. O problema é que, sendo estudante, você precisa dela para sobreviver aos anos de escola e de vestibular. Como o GUIA se preocupa com a felicidade e o bem-estar dos seus queridos leitores (), o post de hoje mostra quatro palestras do TED que vão mudar a forma como você encara os números na sua vida. Para quem já gosta de matemática, esse amor provavelmente vai se multiplicar exponencialmente depois de conferir esses vídeos!

Todas as palestras estão legendadas. Caso as legendas não apareçam automaticamente, clique no balãozinho com reticências e escolha “português brasileiro” em “more languages”.

1) O cientista e matemático Roger Antonsen mostra como os números podem representar padrões e conexões presentes no cotidiano das pessoas. A linguagem matemática, desmistificada, pode facilitar o entendimento de como o mundo funciona. E isso é simplesmente encantador!

2) Cedric Villani entende que é possível amplificar os conhecimentos das pessoas com o uso de modelos matemáticos. Para ele, a matemática pode ser abstrata, mas não é chata. Ela tem muito mais a ver com raciocínio do que com cálculos.

Continua após a publicidade

3) Por que, afinal, a letra X é sempre citada na matemática? Nesse vídeo, que aborda a questão histórica da matemática, você vai conferir como a língua árabe contribuiu para consolidar esse uso.

4) Você não precisa ser fã de matemática para se tornar fã de Arthur Benjamin. Em um dos vídeos mais populares do TED, o “matemágico” nos surpreende com sua habilidade com os números. No final, ele dá dicas de como calcular tão rápido de cabeça.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Bônus:

Para uma aplicação não tão acadêmica, a palestra de Hannah Fry mostra como a matemática pode ajudar as pessoas que buscam um par romântico. O vídeo já teve mais de 4,2 milhões de visualizações.

Publicidade
4 palestras do TED para você gostar mais de matemática
Estudo
4 palestras do TED para você gostar mais de matemática
A matemática pode ajudá-lo a enxergar o mundo de forma inspiradora

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.