logo-ge

4 palestras do TED para você gostar mais de matemática

A matemática pode ajudá-lo a enxergar o mundo de forma inspiradora

Matemática é uma disciplina que costuma despertar fortes emoções nos estudantes. Entre os sentimentos de amor e ódio, a balança geralmente pende para o lado mais negativo. O problema é que, sendo estudante, você precisa dela para sobreviver aos anos de escola e de vestibular. Como o GUIA se preocupa com a felicidade e o bem-estar dos seus queridos leitores (), o post de hoje mostra quatro palestras do TED que vão mudar a forma como você encara os números na sua vida. Para quem já gosta de matemática, esse amor provavelmente vai se multiplicar exponencialmente depois de conferir esses vídeos!

Todas as palestras estão legendadas. Caso as legendas não apareçam automaticamente, clique no balãozinho com reticências e escolha “português brasileiro” em “more languages”.

1) O cientista e matemático Roger Antonsen mostra como os números podem representar padrões e conexões presentes no cotidiano das pessoas. A linguagem matemática, desmistificada, pode facilitar o entendimento de como o mundo funciona. E isso é simplesmente encantador!

2) Cedric Villani entende que é possível amplificar os conhecimentos das pessoas com o uso de modelos matemáticos. Para ele, a matemática pode ser abstrata, mas não é chata. Ela tem muito mais a ver com raciocínio do que com cálculos.

3) Por que, afinal, a letra X é sempre citada na matemática? Nesse vídeo, que aborda a questão histórica da matemática, você vai conferir como a língua árabe contribuiu para consolidar esse uso.

4) Você não precisa ser fã de matemática para se tornar fã de Arthur Benjamin. Em um dos vídeos mais populares do TED, o “matemágico” nos surpreende com sua habilidade com os números. No final, ele dá dicas de como calcular tão rápido de cabeça.

Bônus:

Para uma aplicação não tão acadêmica, a palestra de Hannah Fry mostra como a matemática pode ajudar as pessoas que buscam um par romântico. O vídeo já teve mais de 4,2 milhões de visualizações.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s