Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dicas de estudo

Por Blog
As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular
Continua após publicidade

Aplicativo usa técnicas da neurociência para ajudar nos estudos em Biologia

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h04 - Publicado em 30 ago 2016, 20h48

Estudando com aplicativo
Foto: iStock

O aplicativo APProvado tem uma proposta diferente para o estudo de Biologia: desenvolvido para uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), os participantes recebem cinco questões diárias da disciplina no celular, tendo até 24h para responder. Logo que responde, o sistema avisa se errou ou não. As questões, então, se repetem em intervalos de tempo ao longo de 12 semanas.

>> 6 aplicativos para estudar Matemática

A pesquisa, da doutoranda Roberta Ekuni de Souza, propõe uma técnica de aprendizagem que leva em conta dois métodos da área de neurociência cognitiva: o ato de recordar o conteúdo e o de distribuir as sessões de aprendizado ao longo do tempo. Os resultados dos estudantes serão usados, anonimamente, para a pesquisa.

“O importante é exercitar o lembrar e, preferencialmente, fazê-lo de forma espaçada, um pouco a cada dia. Essa prática de lembrar, distribuída ao longo do tempo, confere ganhos substanciais à duração de informações em nossa mente”, destaca Roberta.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

>> Aplicativos para aprender um novo idioma

Segundo a pesquisadora, a melhor forma de aprender o conteúdo é tentar lembrá-lo sozinho, o que explica a repetição das perguntas ao longo das 12 semanas. A resposta imediata do erro ou acerto também ajuda a consolidar a informação correta na hora.

Para usar o aplicativo e participar da pesquisa, basta se cadastrar no site do APProvado e, em seguida, baixar o aplicativo, que só está disponível no Google Play. Usuários de Windows Phone e iOS podem participar através desta página que simula o sistema para computador.

Publicidade
Aplicativo usa técnicas da neurociência para ajudar nos estudos em Biologia
Aplicativo usa técnicas da neurociência para ajudar nos estudos em Biologia
Foto: iStock O aplicativo APProvado tem uma proposta diferente para o estudo de Biologia: desenvolvido para uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), os participantes recebem cinco questões diárias da disciplina no celular, tendo até 24h para responder. Logo que responde, o sistema avisa […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.