Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dicas de estudo

Por Blog
As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular
Continua após publicidade

Documentário retrata condições de trabalho em canaviais

"Migrantes", produzido por quatro universidades federais, expõe a realidade de nordestinos em canaviais de modernas usinas paulistas

Por Marcela Coelho
3 jul 2017, 15h49

As migrações internas são um importante fenômeno para entender a dinâmica dos movimentos populacionais no Brasil. Para quem está em ano de vestibular, a atenção ao tema deve ser redobrada, já que ele costuma ser abordado nos exames.

Só em 2016, as provas do Enem, Unesp e Unicamp cobraram o entendimento de conceitos relacionados as migrações dentro do País.

No Brasil, o ápice da migração se deu entre os anos 1960 e 1980, quando muitas pessoas se deslocaram do campo para as cidades. Apesar de nas últimas décadas isso ter diminuído bastante, o Nordeste ainda perde habitantes em busca de melhores condições de vida, principalmente, para a região Sudeste.

Em 46 minutos, o documentário Migrantes (2007), fruto de parceria entre as Universidades Federais de São Carlos, Rio de Janeiro, Piauí e Maranhão, reflete justamente sobre o dia a dia de nordestinos que deixam sua terra natal para trabalhar em canaviais de usinas paulistas. A obra está disponível no Youtube.

Por meio de relatos, são conhecidos os motivos que levam os trabalhadores nordestinos a virem para São Paulo e se submeterem ao trabalho árduo e arriscado no corte de cana-de-açúcar. Nos canaviais, para permanecerem empregados, suas capacidades físicas são colocadas no limite. Para se ter uma noção, eles são obrigados a cortar, no mínimo, nove mil toneladas de cana por dia. Expostos a essa condição degradante, muitos homens não aguentam e morrem.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A distância da família também é outra consequência retratada. Nas cidades de origem, ficam apenas as mulheres, crianças e aposentados, que precisam viver com a saudade dos pais, maridos e irmãos e a tristeza pela falta de notícias.

O estímulo ao debate para reverter essa situação é o maior desafio colocado em cena pelo documentário.

Publicidade
Documentário retrata condições de trabalho em canaviais
Atualidades, Estudo
Documentário retrata condições de trabalho em canaviais
"Migrantes", produzido por quatro universidades federais, expõe a realidade de nordestinos em canaviais de modernas usinas paulistas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.