Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dicas de estudo

Por Blog
As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular
Continua após publicidade

Estipulando prazos: como parar de procrastinar em um só passo

Uma dica simples, mas que requer um grande esforço de organização, é apenas… estabelecer prazos!

Por Ana Lourenço
Atualizado em 28 mar 2019, 18h51 - Publicado em 7 jul 2016, 21h18

procrastinating
“Eu estive ocupada procrastinando o dia inteiro” (Fonte: Daria/Giphy)

Seu lema é “para que fazer hoje, se eu posso fazer amanhã (ou semana que vem)”? O mal da procrastinação, segundo estudos, atinge de 80 a 95% dos estudantes universitários. Não é de espantar, já que temos dezenas de estímulos que disputam nossa atenção com outras tarefas mais “chatas”: é o celular que exibe notificações, os seriados à distância de um clique, as redes sociais que nunca perdem a graça…

>> Aprenda a sublinhar o texto do jeito certo

No caso de vestibulandos, a coisa fica um pouco mais complicada, afinal, você precisa se preparar para o Enem ou outro vestibular que só rolam uma vez ao ano. Com tantos meses até a prova, a chance de você se pegar procrastinando e indo fazer alguma coisa mais divertida é grande. Mas não é preciso de muito para encerrar esse ciclo vicioso. Uma dica simples, mas que requer um grande esforço de organização, é apenas… estabelecer prazos!

Sem um prazo rígido, a chance de você se perder na preguiça é grande. Mas, com uma data fixa para terminar um conteúdo, fica mais fácil se organizar e garantir que você não vai acabar pisando na bola. Aqui, o esforço deve ser duplo, afinal, você mesmo vai se fiscalizar! Lembrando que sempre há a possibilidade de você pedir ajuda para um amigo ou parente ajudar a controlar sua agenda de prazos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

>> 5 exercícios para fortalecer a memória

Um jeito de organizar seus estudos estipulando datas de término é usando a técnica do quadro kanban, da qual já falamos aqui no blog. A ideia é simples: montar um quadro, dividido em em três colunas: “Ainda por fazer”, “em andamento” e “concluído”. Na primeira coluna, você insere todo o trabalho que ainda não fez, os próximos na fila. Na segunda, insere o que está fazendo no momento. E, na terceira, os que já pode dar como encerrados. Aí, é só colocar um prazo de entrega para todos os que estão “em andamento” e “ainda por fazer” e ir acompanhando o seu progresso nos estudos. Bem simples!

Agora, é ter força de vontade e motivação para elaborar um calendário com tudo que ainda falta ser estudado. Seja realista: afinal, você talvez leve mais tempo para, por exemplo, estudar um conteúdo de física com exercícios do que para terminar uma redação, então, programe tempos diferentes para conteúdos mais ou menos simples de terminar. Mãos à obra! 😉

Post baseado no texto “Without a deadline, it’s difficult to finish”, disponível aqui.

Publicidade
Estipulando prazos: como parar de procrastinar em um só passo
Estipulando prazos: como parar de procrastinar em um só passo
Uma dica simples, mas que requer um grande esforço de organização, é apenas… estabelecer prazos!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.