logo-ge

Mais dicas de como melhorar sua memória e raciocínio

Certas práticas ajudam a lembrar do conteúdo das disciplinas e ter um ótimo raciocínio. E o melhor: sem técnicas mirabolantes

Você já aprendeu no post anterior algumas técnicas para melhorar sua memória e conseguir guardar melhor o conteúdo aprendido em sala de aula. No post anterior, falamos sobre como é importante estimular a curiosidade pesquisando assuntos novos, tentar fazer coisas diferentes, fora do que está acostumado, e ter uma boa noite de sono. Também vimos que a leitura pode estimular a criatividade e a matemática é capaz de ampliar seu raciocínio.

Agora vamos ver outras formas de como você pode, de maneira simples, exercitar e ampliar sua capacidade cognitiva e manter a memória afiada. As dicas são do neurologista do Hospital do Coração, Mauro Atra. Veja:

Pratique exercícios

Além dos vários benefícios de se exercitar, tanto para o corpo quanto para o bem estar, a atividade física aumenta a capacidade cerebral. Ela ativa os reflexos e a circulação sanguínea. Por isso, reserve um tempinho na sua semana para deixar a preguiça de lado e fazer alguns exercícios. Se o tempo está curto, você pode trocar as saídas de carro, ônibus ou metrô, por exemplo, por uma caminhada ou por um passeio de bicicleta!

Procure usar as duas mãos e os dois pés

Sim, nós sabemos que é muito difícil para pessoas que são canhotas ou destras de escrever com a outra mão. Você provavelmente deve estar pensando o quanto sua letra sai um garrancho quando tenta fazer isso com a mão menos utilizada, mas saiba que exercitar esse membro é muito importante para estimular os dois lados do cérebro, no lugar de apenas um, o mais comum. Sempre que possível tente fazer alguma coisa com a mão ou o pé que você usa menos, seja jogar futebol e chutar a bola com o pé trocado, ou se maquiar com a outra mão.

Veja também

Tenha uma alimentação saudável

Comer bem e com qualidade também é essencial para a saúde do organismo e do cérebro. Tudo bem que, com a correria do dia a dia, às vezes é difícil ser saudável o tempo todo. Mas quando for a um self service ou puder fazer sua própria comida, priorize sempre um prato colorido e com grande variedade de alimentos. Invista em refeições balanceadas com vegetais, frutas frescas, peixes e outros alimentos com Ômega-3.

Memorize informações

Você já percebeu que desde que os telefones fixos pararam de ser tão utilizados nós começamos a deixar de lado a ideia de gravar os números que mais discamos? Pois é. Com as agendas de celulares, ter as informações à mão ficou mais fácil. Porém, exercícios para a memória, como gravar nomes de ruas, decorar os termos aprendidos em sala de aula ou mesmo lembrar os números que você liga com mais frequência fazem seu cérebro trabalhar. Não precisa gravar os quinze primeiros dígitos do pi logo de cara, saber só que ele equivale a 3,14 está bom. Comece com exercícios simples, memorizando informações que são importantes na sua rotina.

Seja positivo

Se você é mestre do pessimismo e não costuma enxergar as situações de forma esperançosa, saiba que isso não faz nada bem para o funcionamento do cérebro. O estresse e a ansiedade prejudicam nossa capacidade de raciocínio, nos impedindo de pensar de forma clara e objetiva. Procure sempre manter a calma e evitar a tensão. Quem sabe o problema não será resolvido da melhor maneira possível? Seu cérebro agradece! 🙂

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s