Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dicas de estudo

Por Blog
As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular
Continua após publicidade

Saiba como ter uma memória infalível e melhorar seu raciocínio

Certas práticas ajudam a lembrar do conteúdo das disciplinas e ter um ótimo raciocínio. E o melhor: sem técnicas mirabolantes

Por Malú Damázio
Atualizado em 17 fev 2020, 13h15 - Publicado em 20 mar 2017, 18h17
Continue um nadar, continue um nadar! : P (Procurando Nemo/Giphy)

Para decorar todas as fórmulas de física, química e matemática, lembrar os termos de aplicação de biologia e ainda saber, na ponta da língua, quais são os principais históricos do século XX, com uma memória que precisa estar afiada. Com um grande volume de conteúdos cobrados pelos vestibulares, muitos alunos acabam esquecendo algumas informações importantes aprendidas ao longo das aulas.

Para garantir uma boa memória e melhorar como concentrar e pensar lógico, exercitar o cérebro é essencial. Existem certas atividades e práticas que podem ajudar a lembrar o conteúdo das disciplinas e ter um ótimo raciocínio. E o melhor: não estamos falando de técnicas mirabolantes. Você sabia que uma alimentação equilibrada, por exemplo, pode estimular a saúde cerebral?

Com algumas mudanças simples, você pode ajudar seu organismo a obter mais conhecimento, explica o neurologista do Hospital do Coração, Mauro Atra. “Não é preciso tanto esforço para desenvolver nossa capacidade neural. Ao promover pequenas mudanças no cotidiano, já é possível sentir uma grande diferença em relação às nossas habilidades cognitivas, além de claro e muito mais vigoroso e disposto ”, afirma o médico. Confira algumas dicas:

Faça contas de cabeça

Quem nunca usou uma calculadora do celular para dividir uma conta do restaurante entre amigos? Sabemos que uma grande tentativa não é de pensar em cálculos numéricos para escola ou cursinho, mas fazer contas de cabeça é essencial para manter seu cérebro ativo. A matemática estimula e amplia a capacidade de raciocínio. Por isso, pense duas vezes antes de recorrer à tentadora ajuda da tecnologia.

Continua após a publicidade

Leia o máximo que pode

Você já está cansado de saber que ler é super importante para o aprendizado. Além de ser um momento de descontração e lazer, uma hora de leitura estimada não apenas no raciocínio, mas também na imaginação. No caso das obras literárias, mergulhe em uma história alivia a tensão e também o estresse e faça com que você possa transportar o universo descrito na narrativa. É uma ótima maneira de ganhar conhecimento e dar uma força para sua memória.

Procure dormir bem

Com tanto conteúdo para aprender em pouco tempo, às vezes estudar por horas, o fio pode parecer uma idéia plausível. Mas, vá com calma: nada de virar a madrugada debruçado sobre os livros. Uma boa noite de sono é revigorante e dormir bem é fundamental para a saúde do cérebro. Seu amigo aproveita o sono para regenerar como células cerebrais e remove toxinas acumuladas no organismo. Fora que não há nada melhor que dormir após um dia muito cansativo e acordar renovado, bem disposto e pronto para executar o dia seguinte.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Estimule a curiosidade

Já chegou em uma rodinha em que todos os seus amigos estavam falando sobre um assunto em que você não teve a menor idéia de como tratar e ficou com preguiça de usar o que era? É verdade que não somos obrigados a saber tudo, mas a curiosidade é um grande estimulante para o cérebro. Quando pesquisar ou órgão cria novas conexões neurais e, claro, você aprende algo novo. Não tenha medo de investigar! Corra atrás, seja um termo diferente, um assunto que esteja nos jornais ou em dúvida que tenha surgido na sala de aula.

Tente fazer coisas diferentes

As situações inéditas são ótimas para estimular o raciocínio lógico e também estimular a produção de novas conexões neurais. Por isso, a partir de hoje, pegue o caminho alternativo para a casa que você nunca experimentou ou tente algo que nunca provou antes: além de passar por lugares diferentes e conhecer novos sabores, você aumenta sua capacidade cognitiva.

Publicidade
Saiba como ter uma memória infalível e melhorar seu raciocínio
Estudo
Saiba como ter uma memória infalível e melhorar seu raciocínio
Certas práticas ajudam a lembrar do conteúdo das disciplinas e ter um ótimo raciocínio. E o melhor: sem técnicas mirabolantes

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.