logo-ge

Saiba como ter uma memória infalível e melhorar seu raciocínio

Certas práticas ajudam a lembrar do conteúdo das disciplinas e ter um ótimo raciocínio. E o melhor: sem técnicas mirabolantes

Continue a nadar, continue a nadar! 😛 (Procurando Nemo/Giphy)

Para decorar todas as fórmulas de física, química e matemática, lembrar os termos específicos de biologia e ainda saber, na ponta da língua, quais foram os principais acontecimentos históricos do século XX, a memória precisa estar afiada. Com o grande volume de conteúdos cobrados pelos vestibulares, muitos alunos acabam esquecendo algumas informações importantes aprendidas ao longo das aulas.

Para garantir uma boa a memória e aprimorar as capacidades de concentração e pensamento lógico, exercitar o cérebro é essencial. Existem certas atividades e práticas que podem ajudar a lembrar do conteúdo das disciplinas e ter um ótimo raciocínio. E o melhor: não estamos falando de técnicas mirabolantes não. Você sabia que uma alimentação equilibrada, por exemplo, pode estimular a saúde cerebral?

Com algumas simples mudanças, você pode ajudar seu organismo a apreender mais conhecimento, explica o neurologista do Hospital do Coração, Mauro Atra. “Não é preciso tanto esforço para desenvolvermos a nossa capacidade neural. Ao promovermos pequenas mudanças no cotidiano, já é possível sentir uma grande diferença em relação às nossas habilidades cognitivas, além é claro de muito mais vigor e disposição”, afirma o médico. Confira algumas dicas:

Faça contas de cabeça

Quem nunca usou a calculadora do celular para dividir a conta do restaurante entre os amigos? Sabemos que é uma grande tentação não ter que pensar em cálculos numéricos fora da escola ou do cursinho, mas fazer contas de cabeça é essencial para manter seu cérebro ativo. A matemática estimula e amplia a capacidade de raciocínio. Por isso, pense duas vezes antes de recorrer à tentadora ajudinha da tecnologia.

Leia o máximo que puder

Você já está cansado de saber que ler é super importante para o aprendizado. Além de ser um momento de descontração e lazer, a hora da leitura estimula não só o raciocínio, mas também a imaginação. No caso das obras literárias, mergulhar em uma história alivia a tensão e o estresse e também faz com que você se transporte para o universo descrito na narrativa. É uma ótima maneira de ganhar conhecimento e dar uma força para sua memória.

Veja também

Procure dormir bem

Com tanto conteúdo para aprender em pouco tempo, às vezes estudar por horas a fio pode parecer uma ideia plausível. Mas, vá com calma: nada de virar a madrugada debruçado sobre os livros. Uma boa noite de sono é revigorante e dormir bem é fundamental para a saúde do cérebro. Seu amigo aproveita o sono para regenerar as células cerebrais e remover toxinas acumuladas no organismo. Fora que não há nada melhor que dormir após um dia muito cansativo e acordar renovado, bem disposto e pronto para enfrentar o dia seguinte.

Estimule a curiosidade

Já chegou em uma rodinha em que todos os seus amigos estavam falando sobre um assunto que você não fazia a menor ideia do que se tratava e ficou com preguiça de pesquisar o que era? É verdade que não somos obrigados a saber de tudo, mas a curiosidade é um grande estimulante para o cérebro. Quando pesquisamos o órgão cria novas conexões neurais e, é claro, você aprende algo novo. Não tenha medo de investigar! Corra atrás, seja de um termo diferente, de um assunto que está nos jornais ou de dúvidas que tenham surgido em sala de aula.

Tente fazer coisas diferentes

As situações inéditas são ótimas para fortalecer o raciocínio lógico e também estimulam a produção de novas conexões neurais. Por isso, a partir de hoje pegue aquele caminho alternativo para casa que você nunca experimentou ou tente comer algo que você nunca havia provado antes: além de passar por lugares diferentes e conhecer sabores novos, você aumenta sua capacidade cognitiva.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s