logo-ge

“Viagem” ou “viajem”?

abreMateria_viagem

Afinal, o certo é “viagem” ou “viajem”? A reposta é: depende. Muita gente pensa que a palavra “viajem” está errada e não existe  (o próprio Google vai sugerir a forma com G quando você fizer uma busca por “viajem”). Mas não é bem assim. Ela existe e está certa, mas só é usada em algumas ocasiões. Vamos explicar abaixo quando escrever com J e quando escrever com G. Confira!

Puxa, nunca parei para pensar sobre isso, mas faz sentido. Só não faz sentido escrever "viagem" com J. (Foto: reprodução/twitter)

Puxa, nunca parei para pensar sobre isso, mas faz sentido. Só não faz sentido escrever o substantivo “viagem” com J. (Foto: reprodução/twitter)

VIAGEM:

Observe os exemplos:

– A viagem será longa.

– Nossos amigos estão com uma viagem planejada para janeiro.

Em ambas as frases a palavra “viagem” é um substantivo. Nesse caso, o correto é escrever com G. Todos os substantivos que terminam em -agem (com exceção de “pajem” e “lajem”) são grafados com G.

VIAJEM:

É da forma “viagem” que deriva o verbo “viajar”, que assumiu o J porque obviamente não dava para escrever com G (porque ia ficar “viagar” :D). Por isso, como o infinitivo do verbo é escrito com J, todas as suas flexões também acompanham essa grafia. Daí o uso de viaJem para indicar a 3ª pessoa do plural no presente do subjuntivo e imperativo do verbo viajar. Veja os exemplos:

– Espero que eles viajem em segurança.

Viajem sem mim, não quero sair de casa essa semana.

 

Fique atento:

Quando for verbo: viajem (lembrem do infinitivo “viaJar”, escrito com J)

Quando for substantivo: viagem 

 

Consultoria:

Guia Prático do Português Correto – v.1
Cláudio Moreno
Editora L&PM Pocket

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. I do like the way you have presented this situation and it does offer us a lot of fodder for coridsenation. However, coming from everything that I have witnessed, I simply wish as the comments stack on that individuals keep on issue and in no way start on a tirade associated with the news of the day. Still, thank you for this outstanding point and even though I do not necessarily go along with it in totality, I regard the perspective.

    Curtir