logo-ge

Como não errar o X na redação em 5 passos

Conheça os critérios da norma padrão da língua para as grafias com x

Nenhuma outra letra na língua portuguesa é mais poderosa do que o X. Ele aparece no começo e no meio das palavras, e também pendurado no fim de algumas delas, é usado para registrar quatro sons diferentes. Aqui você vê as regras que definiram as grafias com X. Mesmo que não memorizemos, é gostoso e importante saber o critério que gerou cada regra.

Veja também todos os fonemas grafados com X

Passo 1

Escreve-se com X a maioria das palavras quem começam com en. Porém, atenção: essa é regra principal, mas há exceções, como encher, encharcar, entre outras palavras.
Exs.: enxergar, encaixar, enxame, enxada.

Passo 2

As palavras que começam com me
Exs.: México e mexicana, mexer e mexido, mexerica.

Passo 3

Usa-se X logo após ditongos (duas vogais em uma única sílaba)
Exs.: deixar, abaixar, peixe, caixa, encaixotar, ameixa.

Passo 4

Escreve-se com X palavras trazidas da cultura indígena, africana, de origem popular ou adotadas de outras línguas. Esta regra é difícil, pois quase nunca sabemos a origem de algumas dessas palavras. Só lendo e memorizando mesmo!
Exs.: abacaxi, xavante, pixaim (indígenas), xará, orixás, Oxalá e Xangô (africanas), xampu (hindu), oxigênio (francês), tóxico (grego), maxilar, taxar (latim), xerife (do árabe e do inglês), faxina e faxineiro (italiano). E assim por diante, é muita coisa!

Passo 5

O X pode aparecer nas três posições possíveis de uma palavra. No início (xenofobia, xícara, xingar); no meio (óxidos, exemplos, exames). Porém, quando X aparece no fim de uma palavra, como letra autônoma, define uma regra: a palavra não flexiona no plural.
Exs.:  tórax, látex, córtex, botox, xerox, duplex, clímax, fax.

Nota: conforme a fala da língua evolui, alguns dicionários começam a aceitar a grafia plural em palavras como fax (faxes). Porém, guarde a regra e evite ao escrever.

Gostou?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s