Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Estante

Por Blog
Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com
Continua após publicidade

Com que idade grandes escritores publicaram suas maiores obras?

Separamos 8 escritores da literatura brasileira e mundial. Veja!

Por Ana Lourenço
Atualizado em 29 Maio 2019, 17h19 - Publicado em 22 jan 2015, 17h54

Ninguém nasce gênio, certo? Apesar de algumas pessoas se mostrarem brilhantes já bem jovens, a genialidade normalmente vem associada à maturidade. Na literatura não é diferente: a maior parte dos grandes autores levou anos e anos de técnica, prática e muita escrita para conseguir produzir seu livro mais famoso. Se fizermos um levantamento, poderemos notar que a maioria das obras-primas é produzida quando o autor já é mais velho.

Como adoramos uma lista curiosa, resolvemos fazer esse levantamento! Afinal, com qual idade os grandes autores publicaram seus livros mais famosos? Separamos 8 escritores da literatura brasileira e mundial. Veja!

1. Clarice Lispector: 56 anos
Obra: A hora da estrela

Clarice publicou A hora da estrela pouco antes de morrer, aos 56 anos, em 1977. Ela publicou seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, com apenas 23 anos. Sua escrita sempre teve o mesmo caráter existencial e enigmático desde a primeira obra, mas seus livros mais famosos e aclamados foram escritos muitos anos depois.

Clarice_Lispector
Clarice Lispector (imagem: Wikimedia Commons)

Continua após a publicidade

2. Machado de Assis: 42 anos
Obra: Memórias póstumas de Brás Cubas

Que Machado de Assis é genial, todo mundo sabe. Ele introduziu o Realismo no Brasil com Memórias póstumas de Brás Cubas, em 1881, consagrando-se como um dos maiores escritores brasileiros a partir de então. Dom Casmurro e Quincas Borba foram publicados mais de dez anos depois, além das coletâneas de seus contos mais famosos.

3. Victor Hugo: 60 anos
Obra: Os miseráveis

Os miseráveis é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores clássicos da literatura mundial. E Victor Hugo o publicou quando já tinha 60 anos. Boa notícia para quem ser escritor, certo? Nunca é tarde para continuar produzindo. Mas temos que ser justos: ele também é autor do também clássico O corcunda de Notre-Dame, que publicou quando era bem mais jovem: 29 anos.

Continua após a publicidade

4. J. K. Rowling: 32 anos
Obra: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Independente de qual seja seu livro favorito da saga Harry Potter, aquele que realmente tornou a obra toda famosa é o primeiro. Joanne Rowling publicou Harry Potter e a Pedra Filosofal quando tinha 32 anos, em 1997. Hoje, a série toda caminha (se já não é) para ser o maior ícone cultural do início do século. Nada mal, hein?

5. Gabriel García Márquez: 40 anos
Obra: Cem anos de solidão

Mais um quarentão na lista! Gabriel García Márquez foi um dos maiores escritores da história, e Cem anos de solidão é considerada a segunda maior obra da literatura hispânica, atrás apenas de Dom Quixote de La Mancha. O autor o publicou quando tinha 40 anos, em 1967, inaugurando o Realismo mágico, muito característico de suas obras.

Continua após a publicidade

Gabriel_Garcia_Marquez_2
Gabriel García-Márquez (imagem: Wikimedia Commons)

6. J. R. R. Tolkien: 62 anos
Obra: O senhor dos anéis (trilogia)

O senhor dos anéis foi a obra que modernizou e inaugurou um novo tempo na literatura de fantasia, e é uma das mais importantes do século 20. A trilogia foi publicada entre 1954 e 1955, quando o autor tinha 62 anos, mas os livros começaram a ser escritos em meados de 1937, cerca de 17 anos antes.

7. Carlos Drummond de Andrade: 43 anos
Obra: A rosa do povo

Continua após a publicidade

Inauguramos a poesia nesta lista com Carlos Drummond de Andrade, considerado um dos maiores de seu gênero na literatura brasileira. Ele publicou sua obra máxima, A rosa do povo, com 43 anos, em 1945. As poesias, inspiradas no momento de guerra e regimes totalitários ao redor do mundo, são consideradas como tradução da época.

8. George R. R. Martin: 48 anos
Obra: As crônicas de gelo e fogo – A guerra dos tronos

Para finalizar, escolhemos A guerra dos tronos, da série As crônicas de gelo e fogo (esqueça o seriado, estamos falando do livro – sem spoilers!). Os livros ainda não foram concluídos, mas o primeiro da série foi publicado em 1996, quando o autor, George R. R. Martin, tinha 48 anos.

Mas vamos ao que interessa. A questão mais importante, na verdade, é: onde está o sexto livro, Martin?! Não aguentamos mais esperar! 😛

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

George_R.R._Martin_by_Gage_Skidmore (1)
George R. R. Martin (imagem: Wikimedia Commons)

E aí, gostaram da nossa listinha? Com qual idade seu autor favorito publicou seu livro mais famoso? Conte para nós! 😉

*Inspirado neste infográfico do Electric Literature

Publicidade
Com que idade grandes escritores publicaram suas maiores obras?
Estudo
Com que idade grandes escritores publicaram suas maiores obras?
Separamos 8 escritores da literatura brasileira e mundial. Veja!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.