Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Estante

Por Blog
Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com
Continua após publicidade

Como a Sociologia pode deixar sua vida mais interessante

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h43 - Publicado em 17 jul 2014, 21h04

186486966

Na minha época de estudante, filosofia e sociologia não faziam parte da grade escolar obrigatória e eu só fui ter essas aulas na faculdade. Por mais que a ideia de ter menos matérias para estudar pareça ótima, eu sinto uma ponta de inveja de quem entrou em contato com esses temas mais cedo. Sim, porque honestamente: muita coisa que aprendemos na escola só serve até a hora em que passamos no vestibular. (E não vejam isso como um motivo para não se dedicar a aprendê-las, mas como um estímulo: aprendam logo e aproveitem para praticar, porque em breve vocês vão se livrar disso.)

Mas com sociologia e filosofia a coisa é completamente diferente: elas são importantes para a vida toda e permitem que você seja um ser realmente pensante e não só vivente. Como? Fornecendo estímulos e as ferramentas para que questionemos mais e encontremos sentidos mais profundos às coisas que nos afetam diretamente.

A sociologia, ciência que estuda a sociedade, os fenômenos sociais e os diferentes processos que interligam os indivíduos em grupos, pode nos ajudar a entender de uma forma mais ampla o fenômeno das redes sociais, por exemplo. Veja o que o sociólogo polonês Zygmunt Bauman tem a dizer sobre isso:

Continua após a publicidade

“Os adolescentes equipados com confessionários eletrônicos portáteis são apenas aprendizes treinando e treinados na arte de viver numa sociedade confessional – uma sociedade notória por eliminar a fronteira que antes separava o privado e o público, por transformar o ato de expor publicamente o privado numa virtude e num dever públicos, e por afastar da comunicação pública qualquer coisa que resista a ser reduzida a confidências privadas, assim como aqueles que se recusam a confidenciá-las.”

Ele diz que, ao nos expormos dessa maneira nas redes sociais e ao buscarmos a “fama”, em maior ou menor grau, estamos tentando “vender” a nós mesmos em busca de atenção e aprovação de outros e, desta forma, nos transformamos ao mesmo tempo na mercadoria e naquele que tenta promovê-la. Ele continua:

“Além de sonhar com a fama, outro sonho, o de não mais se dissolver e permanecer dissolvido na massa cinzenta, sem face e insípida das mercadorias, de se tornar uma mercadoria notável, notada e cobiçada, uma mercadoria comentada, que se destaca da massa de mercadorias, impossível de ser ignorada, ridicularizada ou rejeitada. Numa sociedade de consumidores, tornar-se uma mercadoria desejável e desejada é a matéria de que são feitos os sonhos e os contos de fadas.”

Busca de Cursos

Continua após a publicidade


Esses trechos foram tirados de um livro de Bauman chamado “Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria”, publicado originalmente em 2007. Além dele, muitos outros autores têm coisas legais a dizer sobre temas que fazem parte da nossa vida – ou que não fazem parte diretamente, mas são fundamentais para entendermos melhor o mundo e obtermos uma visão mais crítica dele. Para conhecê-los, fica a recomendação do livro “Textos básicos de Sociologia – de Karl Marx a Zygmunt Bauman” (Editora Zahar), lançado no dia 2 deste mês. Ele traz 24 textos curtos de alguns dos nomes mais importantes da sociologia, todos com uma introdução descrevendo brevemente a vida, a obra e as ideias defendidas por cada autor. Ao final de cada capítulo, há um quadro com perguntas e sugestões de leituras complementares. É uma boa forma de obter uma iniciação a várias maneiras diferentes de ver a sociedade.

E quanto a você, como tem sido sua relação com a sociologia e a filosofia? Que outras reflexões você consegue fazer sobre o tema redes sociais depois de ler os trechos reproduzidos aqui? Compartilhe seus pensamentos nos comentários. Continuaremos esta conversa em outro post, quando indicarei alguns livros que podem ajudá-lo a entender e gostar mais de filosofia.

 

Publicidade
Como a Sociologia pode deixar sua vida mais interessante
Como a Sociologia pode deixar sua vida mais interessante
Na minha época de estudante, filosofia e sociologia não faziam parte da grade escolar obrigatória e eu só fui ter essas aulas na faculdade. Por mais que a ideia de ter menos matérias para estudar pareça ótima, eu sinto uma ponta de inveja de quem entrou em contato com esses temas mais cedo. Sim, porque […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.