logo-ge

Blog

Estante

Resenha da leitora: “Garotas de Vidro”

Por Gabriella Garcia, 21 anos, de Belém do Pará

capa - wintergirls.indd

Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer (…)”.

Garotas de Vidro conta a estória pelo ponto de vista da Lia, uma garota anoréxica com distúrbios e desprezo por si mesma. Logo na primeira página, a notícia da morte da sua melhor amiga, Cassie, mexe com Lia de uma forma inigualável. Elas guardavam segredos e, quando mais novas, fizeram pactos de sangue e também uma aposta que mudou a vida das duas: quem conseguiria ser a mais magra?

Esse livro parece ter o objetivo de fazer o leitor entrar na mente da Lia para entender o que ela sente e o porquê de não comer e se sentir nojenta quando come. É composto de muitas metáforas e imagens que fazem o leitor ficar intrigado sobre o que é realidade e delírio. O desenvolvimento do livro é basicamente o dia a dia de Lia desde a morte de Cassie e alguns flashbacks. Não é monótono, só é torturante ter que ler a descrição das coisas que a personagem faz com o corpo e como ela se descreve.

Eu não recomendo esse livro para quem não aguenta uma leitura que deixa você meio “acabado” depois. É bem pesado, é bem triste. Tenham em mente que não é nada “colorido” e bonitinho, é a realidade de muitas garotas e esse livro abriu meus olhos. Com certeza me ajudou na minha aceitação como ser humano e do meu corpo, da forma que eu sou.

Garotas de Vidro
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
272 páginas

 

O Estante é um blog colaborativo. Quer participar? Você pode:
– escrever sobre um livro que tenha lido recentemente;
– mandar fotos de sua coleção de livros ou livro preferido;
– indicar e comentar uma frase ou trecho favorito de um livro.
Envie sua contribuição, com seu nome, idade e cidade, para o e-mail redacaoguia@gmail.com.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s