logo-ge

Ciências Biológicas é o curso certo para você? Tire as dúvidas em 9 passos

Se você já escolheu Ciências Biológicas como opção de curso superior, confira 9 informações sobre como é essa graduação – o perfil dos estudantes, as dificuldades que pode encontrar, como é a estrutura do curso, os estágios etc. E se você ainda está pensando em prestar esse curso, os dados também podem ser úteis para a sua decisão. As informações são da professora Leda Rodrigues de Assis Favetta, coordenadora de Ciências Biológicas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

 

(ciências biológicas)

(imagem: istock)

1) Perfil do aluno

De modo geral:

– costuma gostar de Biologia durante o Ensino Médio

– tem espírito aventureiro

– é curioso e observador

Mas as características são diversas, pois a Biologia atua em muitas frentes:

– há aqueles que se identificam com atividades de campo, são mais despojados, amam a natureza e o ambiente ao ar livre

– outros já gostam de atividades de pesquisa em laboratório

– há, ainda, o biólogo professor, que gosta de socializar o seu conhecimento com o público, seja num ambiente escolar ou num espaço não formal de educação, como um museu ou centro cultural.

Veja um vídeo sobre a carreira em Ciências Biológicas

 

2) Dificuldades encontradas pelos ingressantes

As maiores dificuldades são em relação às disciplinas da área básica, como matemática, química e física. Os alunos esperam começar o curso já estudando Zoologia, por exemplo. Mas as disciplinas básicas dão o suporte teórico para entender as específicas, como bioquímica, microbiologia, etc. Além disso, tem os textos em inglês, que alguns alunos podem estranhar.

 

3) O que os estudantes mais curtem

Os alunos gostam muito da área de Zoologia, alguns já vêm querendo se especializar em primatas ou em animais marinhos. Na (Unimep), por exemplo, a atividade de campo, que é realizada na Ilha do Cardoso, litoral sul de São Paulo, é muito esperada pelos alunos, e uma tradição do curso. Lá eles estudam vários ecossistemas, como mangue, costão rochoso, restinga e mata atlântica.

 

4) Estrutura do curso

Os cursos de Ciências Biológicas, em geral, podem ser bacharelados ou licenciaturas (curso que forma o professor).

No bacharelado, a área geral ocupa 9% da grade curricular e inclui: leitura e produção de texto, filosofia, sociologia, teologia e cultura, e libras.

A área básica (11%) é composta por disciplinas como geologia, química orgânica, física para biólogos, química para biólogos, fundamentos da matemática, e biofísica.

Já a área específica, que responde pela maior parte do curso, é responsável pelos seguintes conteúdos: zoologia, botânica, ecologia, anatomia, fisiologia humana e animal, biologia celular e molecular, genética, microbiologia e imunologia, evolução, histologia e embriologia, etc.

Aproximadamente 50% das disciplinas da área específica têm aulas teóricas e práticas em laboratório.

Já na licenciatura, há ainda as disciplinas específicas da área de educação, como didática e psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

 

5) Exemplos de disciplinas básicas – e o que se aprende nelas

Química para biólogos: Transformações químicas. Modelos anatômicos e moleculares. Dinâmica das transformações químicas. Transformações energéticas nas reações.

Física para biólogos: Como a matéria se apresenta no ambiente. Fluidos. Energia: formas, transformações e degradações. Transferência de Energia entre os sistemas. Movimentos oscilatórios e ondas. Eletricidade e Magnetismo.

Fundamentos da Matemática: Funções polinomiais de 1º. e 2º. Graus, exponenciais e logarítmicas. Aplicação à área de ciências exatas e da natureza, através da modelagem de problemas.

 

 6) Disciplinas específicas e seus conteúdos

Anatomia: Anatomia humana básica. Estudos da anatomia dos sistemas orgânicos humanos. Sistemas: esquelético, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino, feminino e sistema nervoso.

Ecologia de Ecossistemas: Bases conceituais da Ecologia e suas abordagens fundamentais. Fluxo de energia no ecossistema. Cadeia e teia alimentar. Pirâmides ecológicas e biomagnificação. Ciclos biogeoquímicos. Ecossistemas aquáticos e terrestres.

Zoologia de Vertebrados: Aspectos morfológicos, fisiológicos e comportamentais dos Chordata. Diversidade, classificação e filogenia. Noções de conservação e manejo.

Morfologia Externa Vegetal: Organização geral das plantas. Grandes grupos vegetais. Morfologia externa das plantas vasculares fanerogâmicas: órgãos vegetativos e reprodutivos, considerando a polinização e fecundação.

Confira um descritivo detalhado das principais disciplinas do curso

 

 7) Trabalho de conclusão

O TCC é obrigatório e realizado durante os últimos dois semestres, isto é, 7ºe 8º semestres. O aluno escolhe a área que ele quer desenvolver o TCC, e a partir daí ele terá um professor orientador, com orientações semanais e individuais.

 

8) Estágio

A carga horária do estágio é de 272 horas (para os bacharelados). Normalmente, os alunos realizam estágios em Secretaria do Meio Ambiente, zoológicos e parques municipais, estação de tratamento de água e esgoto, instituições de pesquisa e empresas multinacionais de análise ambiental, fármacos e agroquímicos.

Os estágios no curso de licenciatura (que forma o professor de Biologia) são realizados em escolas públicas, com carga horária de 400 horas.

 

9) Exemplos de áreas de atuação dos formados pelo curso

– empresas multinacionais como a Merieux Nutrisciense, Basf;

– estação de tratamento de água e esgoto;

– Ongs ligadas à questão ambiental;

– zoológico municipal

– institutos de pesquisa

– educação, como professores de ensino fundamental e médio (neste caso é preciso cursar licenciatura)

– usinas de açúcar e álcool

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s