logo-ge

Como escolher a profissão usando o site do GE

Textos, vídeos e testes compõem o roteiro para encontrar o curso que mais combina com você

(imagem: istock) (iStock/iStock)

O início do ano é a época ideal para você começar a pensar sobre o curso superior e a profissão que vai seguir. Assim, você terá o ano inteiro para refletir, pesquisar, tirar suas dúvidas e se preparar para essa grande decisão. Confira aqui um roteiro, em nove passos, que vai te ajudar a fazer uma escolha mais segura usando os recursos deste site.

1) Descubra quem é você

Só se conhecendo bem você consegue identificar suas preferências. Conhecer-se é fundamental para você conseguir se projetar numa carreira. Lembre-se que o trabalho costuma ocupar grande parte do dia e define um estilo de vida. Por isso, é importante que você se identifique com os temas, as pessoas e os ambientes que farão parte do seu cotidiano. Para esse exercício de autoconhecimento, considere suas características pessoais, interesse e valores, refletindo sobre questões como:

– você é introvertido ou extrovertido? Agitado ou mais tranquilo?

– tem facilidade em se relacionar com muitas pessoas, ou se sente mais confortável em pequenos grupos ou sozinho?

– prefere atividade em ambientes fechados ou ao ar livre, em contato com a natureza?

– tem espírito aventureiro, aberto a novas experiências e desafios, ou prefere uma rotina mais definida?

– que assuntos que mais o atraem? Sobre quais temas você gosta mais de se informar?

– quais seus hobbies?  O que gosta de fazer no tempo livre?

– quais são suas principais habilidades, qualidades e pontos fortes?

– e os seus pontos fracos?

– em que tipo de situação ou atividade se sente bem? Em quais se sente desconfortável?

COMO O SITE DO GE PODE AJUDAR: ao fazer testes de orientação profissional, você terá que refletir sobre seu jeito de ser e preferências. Veja esses testes:

Máquina de Profissões

Humanas, Biológicas ou Exatas?

Qual Engenharia tem mais a ver com você?

 

2) Olhe para trás

Conhecer-se também é rever o passado e identificar as influências recebidas ao longo da vida. Concentre-se na sua vida escolar até então. Analise seu desempenho, lembre-se das disciplinas em que tinha mais facilidade ou dificuldade e considere até o seu comportamento e perfil de estudante (ser era líder, mais ou menos extrovertido etc). Porém, cuidado: não é porque gosta de História que terá que escolher esse curso. Mas é uma informação a mais que não pode ser ignorada.

 

3) Projete-se para o futuro

Os orientadores profissionais são unânimes em dizer que é fundamental que a sua escolha profissional esteja atrelada ao seu projeto de vida, ou seja, ao que você vislumbra para o seu futuro. Pergunte-se como você imagina estar daqui a dez anos: Que estilo de vida gostaria de ter? Com que perfil de pessoas gostaria de conviver? E, finalmente, o que você deseja conquistar com a sua profissão?

 

4) Pense nas suas prioridades

Ao fazer o passo 3, alguns valores que são muito importantes para a escolha vão ficando mais claros. Para algumas pessoas, a importância dada para a realização pessoal fica muito mais evidente do que a situação financeira. Para outros, a remuneração fala mais alto. É importante você perceber o que quer.

 

5) Pesquise muito

Existem mais de 250 profissões estabelecidas no mercado. E, em cada uma delas, há muitas áreas de atuação. Tente conhecer o maior número possível de cursos e profissões. O seu futuro pode estar numa área que você nem sabia que exista!

COMO O SITE DO GE PODE AJUDAR: Veja a lista de cursos. Ela está dividida em 8 áreas de conhecimento. De cada opção, você encontra informações sobre a profissão, as áreas de atuação, o mercado de trabalho e o curso.

 

6) Veja vídeos de profissionais

Confira também se o curso que você tem interesse possui vídeo no canal Na real, que traz a rotina de diferentes profissionais. Assim, você terá uma visão mais concreta de como é o ambiente de trabalho e o dia a dia da profissão.

 

7) Faça uma seleção

Ao identificar cursos que lhe interessam num primeiro momento, tente combinar seu exercício de autoconhecimento com as características de cada profissão. A partir daí, a ideia é que você fique com uma lista de cursos “finalistas”.

COMO O SITE DO GE PODE AJUDAR: dê uma olhada nas várias reportagens que temos sobre orientação profissional.

 

8) Visite sites

Que tal entrar em sites de faculdades que oferecem os cursos que você mais gostou para checar informações como a grade curricular? Assim, você terá uma boa ideia do que vai encontrar durante o curso e poderá avaliar seu interesse nesses temas. Outra opção é visitar pessoalmente uma instituição e conferir de perto como é o lugar e até trocar ideias com alunos e professores. Pergunte quais são os pontos fortes e fracos do curso.

COMO O SITE DO GE PODE AJUDAR: Digite o nome do curso na busca (na barra superior, à direita). À esquerda, aparecerá o quadro “Filtrar por”. Clique em cursos e selecione os filtros de seu interesse (por tipo de instituição, localização e avaliação do Guia do Estudante).

 

9) Frequente feiras de profissões

Uma boa pedida para ter as várias informações de que precisa – sobre cursos, dia a dia do profissional e mercado de trabalho – reunidas num só local é visitar feiras de profissões. O GUIA DO ESTUDANTE um evento desse tipo, em São Paulo (SP), há onze anos. Durante três dias e em um só espaço, é possível entrar em contato com as instituições de ensino superior expositoras, assistir palestras com profissionais e personalidades sobre suas trajetórias e experiências, realizar testes vocacionais e simulados e participar de gincanas e games.

COMO O SITE PODE AJUDAR: Veja aqui o que rolou na feira do ano passado (2016).

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s