Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Conheça as 10 carreiras que estão em alta no mercado de trabalho

Por Lisandra Matias
Atualizado em 24 fev 2017, 15h13 - Publicado em 17 fev 2016, 17h17
(imagem: iStock)

(imagem: iStock)

Na hora de se decidir por um curso, quanto mais informações você reunir, mais chance terá de fazer uma escolha acertada.

Além de procurar saber mais sobre cada curso e profissão e investir no seu autoconhecimento, para descobrir o que combina mais com o seu perfil, outro dado importante é saber quais carreiras têm boas perspectivas no mercado de trabalho – principalmente nesses tempos de crise.

Confira, a seguir, 10 profissões que estão aquecidas. A lista é da Wyser, empresa especializada em recrutamento e seleção da GI Group, multinacional de recursos humanos.

1 – Ciências Contábeis

profssoes-alta-ciencias-contabeis

(imagem: iStock)

É a área que cuida da contabilidade de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.

Continua após a publicidade

Por que está aquecida: é cada vez maior nas empresas a necessidade de corte de custos, análises contábeis e financeiras, cálculo de rentabilidade do negócio etc. Além disso, faltam profissionais no mercado.

2 – Ciências Atuariais
É o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de planos de seguro ou de previdência e a realização de outras operações financeiras que envolvam risco.

Por que está aquecida: O mercado de seguros, consórcios e previdência privada é um dos que mais crescem no Brasil. A pouca oferta de cursos de Ciências Atuariais no país – cerca de 15 instituições – também aumenta a demanda pelo formado.

3 – Farmácia

profissoes-alta-farmacia

(imagem: iStock)

É o estudo da composição e do processo de fabricação de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. Em laboratórios de análises clínicas, faz exames para auxiliar em diagnósticos. Em farmácias, distribui e formula medicamentos.

Continua após a publicidade

Por que está aquecida: O mercado de cuidados com a saúde vem apresentando crescimento constante no país. Indústrias farmacêuticas, laboratórios de pesquisa avançada e produtos de beleza e higiene pessoal precisam, cada vez mais, de profissionais com essa formação.

4 – Engenharia Elétrica
É a área da engenharia que lida com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Por que está aquecida: Engenheiros eletricistas podem atuar em empresas de energia renovável, telecomunicações e projetos de expansão de redes elétricas, setores que apresentam crescimento.

5 – Agronomia
São as ciências e técnicas usadas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais.

Por que está aquecida: O Brasil é o segundo maior fornecedor mundial de produtos agrícolas, atrás apenas dos Estados Unidos. O agronegócio responde por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Há boas oportunidades, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.

Continua após a publicidade

6 – Direito

profissoes-alta-direito

(imagem: iStock)

É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre os indivíduos e grupos na sociedade.

Por que está aquecida: Profissionais especializados na área tributária (normas e princípios relativos à arrecadação de impostos e taxas) são requisitados por empresas para trabalhos de consultoria. Também há procura por advogados que dominam a área societária, de fusões e aquisições.

7 – Engenharia de Produção
É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa.

Por que está aquecida: Engenheiros com experiência em consultoria de gestão, mapeamento, redesenho de processos e gestão de projetos têm sido procurados para realizar fortes reestruturações nas grandes empresas.

Continua após a publicidade

8 – Física

profissoes-alta-fisica

(imagem: iStock)

É o estudo da relação entre a matéria e a energia, de suas propriedades e das leis que regem sua interação.

Por que está aquecida: Faltam professores de física em escolas públicas e particulares de todo o país, especialmente nas regiões centro-oeste, norte e nordeste. Além disso, devido à sua grande capacidade analítica e quantitativa, muitos físicos têm sido contratados por empresas da área financeira.

9 – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
É o desenvolvimento de sistemas de informação para diversos setores de atividade.

Por que está aquecida: Com o crescimento do mercado de tecnologia da informação (TI), profissionais com experiência em programação e habilidades para desenvolver soluções em sistemas de computação são demandados por todos os ramos da indústria, do comércio e dos serviços.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

10 – Ciências Sociais
É o estudo das origens, do desenvolvimento e da organização das sociedades.

Por que está aquecida: Sociólogos têm sido requisitados pelas empresas para pesquisas de mercado, análises quantitativas de clientes e comportamento do consumidor. Especialistas em ciência política encontram bom campo de trabalho como analistas de conjuntura nacional e internacional.

Publicidade
Conheça as 10 carreiras que estão em alta no mercado de trabalho
Conheça as 10 carreiras que estão em alta no mercado de trabalho
(imagem: iStock) Na hora de se decidir por um curso, quanto mais informações você reunir, mais chance terá de fazer uma escolha acertada. Além de procurar saber mais sobre cada curso e profissão e investir no seu autoconhecimento, para descobrir o que combina mais com o seu perfil, outro dado importante é saber quais carreiras […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.