Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Graduação inovadora une línguas e negociações internacionais

Curso, oferecido por quatro instituições públicas, reúne conhecimentos de Línguas, Comércio Exterior e Relações Internacionais

Por Lisandra Matias
Atualizado em 23 mar 2017, 16h52 - Publicado em 23 mar 2017, 11h35

 

Você já ouviu falar do bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (Leani)? É bom esclarecer que não se trata de uma graduação em Letras ou em Comércio Exterior, mas sim de um curso multi e interdisciplinar que dialoga com essas áreas. Os cursos de Línguas Estrangeiras Aplicadas surgiram na França, nos anos 1970, com o objetivo de atender a demanda de quem queria aprender línguas, sem se tornar professor.

Quatro instituições públicas oferecem o curso no país: a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus (BA); a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa; e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), no Rio de Janeiro. Na UnB, ele é denominado Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação.

Caminho singular

Continua após a publicidade

A proposta dessa graduação, conforme explica a professora Adriana Ramos, coordenadora do curso do Cefet-RJ, é “ formar um profissional totalmente adaptável e globalizado que pode transitar nos campos de Línguas Estrangeiras, Administração, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Turismo e Eventos etc”.

Com o conhecimento de duas ou mais línguas estrangeiras e suas culturas, o aluno é formado para assessorar, intermediar e coordenar processos de negociações internacionais em diversas frentes. Na UFPB, por exemplo, os focos de atuação do egresso são as áreas de comércio exterior (negócios internacionais), direito internacional, turismo, roteiros e eventos internacionais”, conta o professor Roberto Vilmar Satur, coordenador do curso.

Uma característica interessante dessa graduação é que, ao contrário de um profissional de Comércio Exterior, por exemplo, que tem seu perfil profissional de certa forma já definido, cada profissional de Leani possui seu percurso próprio, traçado ao longo do curso e da vida profissional.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Disciplinas

Na Uesc, pioneira na oferta do curso, o estudante aprende três línguas estrangeiras (inglês, francês e espanhol) e suas culturas ao longo dos quatro anos do bacharelado. Paralelamente, tem conteúdos de direito, marketing, estatística, economia, história e comércio exterior, entre outros. Fazem parte das disciplinas estudadas Leitura e Produção de Textos; Estudos Culturais; Formação da Sociedade Brasileira Contemporânea; História Diplomática; Planejamento Estratégico; Organismos Mundiais e Blocos Econômicos; e Produção Cultural e Entretenimento.  Os alunos devem realizar estágio e trabalho de conclusão de curso.

Publicidade
Graduação inovadora une línguas e negociações internacionais
Graduação inovadora une línguas e negociações internacionais
Curso, oferecido por quatro instituições públicas, reúne conhecimentos de Línguas, Comércio Exterior e Relações Internacionais

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.