Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Preciso saber tudo de cálculo para cursar Sistemas de Informação?

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h16 - Publicado em 19 out 2015, 10h05

(Imagem: Thinkstock)

Hoje recebemos uma dúvida sobre o curso de Sistemas de Informação, enviada pela leitora Anna Carolina Souza:

“Oi, Guia. Estou querendo cursar Sistemas de Informação, mas não sou boa em cálculos. No ensino médio eu mandava super bem nas matérias de Exatas, só que comecei a fazer um curso de programação e vi que me sentia totalmente perdida. O pior é que não me vejo em outra área, a não ser de Exatas. O vestibular esta quase aí e estou com medo de entrar no curso e não aguentar nem o primeiro ano. O que posso fazer?”

Anna, vou começar te fazendo uma perguntinha: você já ouviu alguém que esteja na faculdade, em um curso de Exatas, dizer que Cálculo é complicado? Essa é uma reclamação muito comum dos estudantes universitários. Ainda que você seja bom e se dê bem em Matemática no ensino médio, o nível de conhecimento cobrado na graduação é mais alto e, em grande parte dos casos, não estamos completamente preparados para essa desproporção.

Mas não se preocupe! Conversei com o Lucas Franco, formado em Sistemas de Informação Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), para te ajudar. Ele lembra que só passou na disciplina de Cálculo, do primeiro semestre da grade curricular, na terceira tentativa. Ainda assim, seguiu em frente no curso e adora o que faz! “Nunca tive dúvidas de que era isso que eu queria e por isso fui bastante persistente”, explica. O Lucas trabalha como programador em uma empresa de arquitetura em Belo Horizonte (MG) e nos contou algumas características da sua profissão.

Continua após a publicidade

Confira o depoimento!

Lucas Franco, programador formado em Sistemas de Informação pela Unileste:

“Oi Anna Carolina, tudo bem? Legal saber que você está interessada em fazer Sistemas de Informação (SI). O curso é bem legal e tenho certeza que você vai gostar.

Grande parte do curso é focada em programação e disciplinas relacionadas. Além disso, você irá aprender sobre redes de computadores, sistemas operacionais entre outras coisas. Um pouco diferente do curso de Ciência da Computação, o curso de SI te prepara para uma entrada mais rápida no mercado de trabalho dando noções sobre administração, economia, contabilidade, estatística e direito. Você será preparada para pensar em soluções que auxiliem na tomada de decisões de negócios.

Você não precisa seguir carreira de programadora. Dos amigos que formaram comigo, um é professor, outro é gerente de uma equipe e outro trabalha com suporte. Mas caso deseje ser programadora, dê bastante atenção às disciplinas de algoritmos e banco de dados, pois elas serão a base da sua carreira. :)

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O curso pode ser bem difícil no começo, mas não desanime. Veja o meu exemplo, fui reprovado duas vezes em Cálculo I e só passei na terceira tentativa. E olha que esta disciplina é do primeiro período. Rs. Nunca tive dúvidas de que era isso que eu queria e por isso fui bastante persistente.

Desde que me formei sempre trabalhei com desenvolvimento web. O legal desta área é que você pode atuar em vários tipos diferentes de projetos e isso faz com que o trabalho não seja chato. Já passei por algumas empresas e hoje sou programador numa startup de arquitetura e decoração em Belo Horizonte. Espero ter ajudado e te desejo sucesso! Grande abraço!”

___________________

Quer que a sua dúvida sobre profissão seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.brcom o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! :)

Publicidade
Preciso saber tudo de cálculo para cursar Sistemas de Informação?
Preciso saber tudo de cálculo para cursar Sistemas de Informação?
(Imagem: Thinkstock) Hoje recebemos uma dúvida sobre o curso de Sistemas de Informação, enviada pela leitora Anna Carolina Souza: “Oi, Guia. Estou querendo cursar Sistemas de Informação, mas não sou boa em cálculos. No ensino médio eu mandava super bem nas matérias de Exatas, só que comecei a fazer um curso de programação e vi […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.