Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Uma imersão rápida no mundo do Marketing

Por Tati de Assis
Atualizado em 24 fev 2017, 15h18 - Publicado em 16 set 2015, 10h11

 

Profissionais de Marketing podem ajudar e muito empresas que queriam aumentar lucros (Créditos: Morgue File)

Profissionais de Marketing podem ajudar e muito empresas que queriam aumentar lucros (Créditos: Morgue File)

 

Primeiro passo: o que o profissional de Marketing é? Em poucas palavras, é um administrador de negócios especializado em aumentar vendas. Como ele faz isso? Detectando oportunidades de mercado e criando estratégias. Exemplo bobo: você notou que a prática de exercícios, entre brasileiros, aumentou. Se você é um bacharel de Marketing e trabalha em um empresa de bebidas, pode explorar este nicho criando um produto que estimule o cuidado com a saúde.

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Marketing

Segundo passo: como é o curso? A graduação tem duração de quatro anos, ou seja, oito semestres. Neste percurso, você vai se deparar com sociologia, economia, psicologia e estatística. Nem preciso dizer que vai conhecer as principais áreas do Marketing ( direto, industrial, corporativo, de varejo e de serviços, com disciplinas referentes à gestão de negócios, de preços e custos). Há também a opção de tecnólogo. Neste caso, o tempo para se formar é dois anos.

Continua após a publicidade

Terceiro passo: vou arranjar emprego? Se você for um bom profissional, é bem provável. A maior demanda é por profissionais que entendam de varejo, comunicação integrada, marketing digital, endomarketing (uso do marketing dentro das corporações) e marketing de relacionamento. Porém, há outros segmentos que você pode explorar. Confira abaixo uma lista com as principais áreas. Boa sorte.

// O que você pode fazer

Comunicação corporativa

Realizar ações e material de comunicação voltados para o público interno da empresa (funcionários e colaboradores).

Consultoria

Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.

Desenvolvimento e inovação de produtos

Identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam. Renovar um produto já existente no mercado.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Gerência de produto

Planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado.

Merchandising

Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação.

Pesquisa

Obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto ao consumidor.

Planejamento estratégico

Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing).

Publicidade
Uma imersão rápida no mundo do Marketing
Uma imersão rápida no mundo do Marketing
  Profissionais de Marketing podem ajudar e muito empresas que queriam aumentar lucros (Créditos: Morgue File)   Primeiro passo: o que o profissional de Marketing é? Em poucas palavras, é um administrador de negócios especializado em aumentar vendas. Como ele faz isso? Detectando oportunidades de mercado e criando estratégias. Exemplo bobo: você notou que a […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.