Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

5 dicas para não se enrolar na prova de redação

Especialista ensina truques para mandar bem na hora de escrever seu texto

Por da redação
Atualizado em 29 out 2019, 14h15 - Publicado em 25 jul 2017, 18h47

Para muita gente, a redação é um dos grandes desafios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Fazer uma boa dissertação exige entendimento do tema proposto, domínio do formato exigido e fluência na linguagem escrita, bem como capacidade de organização de ideias e de gestão do tempo.

Para ajudar você a mandar bem nessa hora, Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC-Rio e autora do livro “Redação Excelente para ENEM e Vestibulares”, separou cinco dicas práticas. Veja a seguir:

1. Faça primeiro o rascunho da redação, depois responda às questões da prova e, no final, releia o texto fazendo o exercício de acrescentar ou suprimir frases para aperfeiçoá-lo. Ler a redação com certo distanciamento do momento em que escreveu permite fazer essa leitura crítica mais apurada, acrescentando pontos ou cortando excessos.

2. Seja preciso nas palavras. Quando não tiver certeza do significado de um termo, ou não lembrar da grafia correta, use outro equivalente.

3. Evite pleonasmos viciosos. Os escritores se valem do pleonasmo (repetições) como um recurso para reforçar uma ideia. Mas a repetição que acontece quando não se domina a linguagem é malvista. Por exemplo: subir para cima, protagonista principal, ver com seus próprios olhos, surpresa inesperada, outra alternativa, retomar de novo, pessoa humana e similares.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

4. Mantenha o foco no tema proposto, sem se desviar. Lembre que esse é um dos problemas mais comuns identificados pelos avaliadores, e um dos que mais tiram pontos.

5. Não faça generalizações. Por exemplo, em vez de: “Não há ninguém que acredite que. . .”, prefira: “Quase ninguém acredita que. . .”; em vez de “a economia sempre cresce quando. . .”, prefira: “em geral, a economia costuma crescer quando. . .”; em vez de “Esta é a melhor solução. . .”, prefira: “Esta é uma das soluções mais adequadas”; e assim por diante.

 

Publicidade
5 dicas para não se enrolar na prova de redação
Estudo
5 dicas para não se enrolar na prova de redação
Especialista ensina truques para mandar bem na hora de escrever seu texto

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.