Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Análise da redação “O trabalho infantil e a sociedade” – proposta retirada do Enem 2005

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 16h00 - Publicado em 28 nov 2012, 19h39

Veja a correção do texto enviado por um de nossos leitores para a proposta do Enem 2005 – Trabalho Infantil. Clique aqui para ver o post com as instruções.

O texto

“O trabalho infantil e a sociedade”

O trabalho infantil, independente de suas condições, toma parte da vida de um ser humano que é essencial para seu desenvolvimento saudável. Lugar de criança é na escola, nos parques, nos playgrounds, nos livros de histórias infantis, no balé, na natação, nos campos de futebol, etc. Vida de criança é leve, despreocupada e ingênua. Ninguém pode privá-las de seus direitos.

A sociedade moderna é egoísta, individualista e indiferente. Quando nos referimos à sociedade parece algo que está do lado de fora, mas nossas vidas, nossas casas, nossos filhos, nossos trabalhos e nosso lazer são seus formadores. Nós somos a sociedade e temos o dever de cuidar de todo o meio com o qual nos relacionamos inclusive de nossas crianças que estão sendo exploradas cada vez mais cedo.

Esperar por medidas de um governo corrupto e falho, não é resposta a realidade das crianças brasileiras. Divulgar números, denunciar abusos na mídia também não soluciona o problema. A sociedade precisa agir, nós precisamos mudar essa pintura, e a mudança precisa ocorrer dentro de nós primeiro.

Continua após a publicidade

O pouco que alguém pode fazer, não sendo muito é suficiente sim e pode fazer a diferença. Alguém precisa lutar por essas crianças. Alguém precisa dar a elas o apoio que precisam para deixarem de trabalhar em condições muitas vezes cruéis e viverem como tem direito.

O governo precisa agir, mas a sociedade precisa olhar além de seus muros pessoais, além de seus desejos egoístas, além de sua ambição e de seu sucesso desigual. É dever de todos nós cidadãos brasileiros, negros ou brancos, pobres ou ricos, no sul ou no norte. Devemos agir.

A análise

Esta é uma redação que tiraria uma nota abaixo da média. De um modo geral, o texto se caracteriza por discussões superficiais e desarticuladas baseadas em argumento de senso comum que tangiam o tema e não o discutem por completo.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Logo no primeiro parágrafo o candidato comete um grave erro. No começo ele dá a entender que o trabalho infantil é essencial para um desenvolvimento saudável e em seguida, diz que “lugar de criança é na escola…”, o que mostra uma forte contradição da argumentação.

Além de se contradizer em suas afirmações, ele usa de clichês para expor seus argumentos e muda bruscamente de assunto, colocando frases e idéias sem articulação com o texto, como  acontece na frase “ninguém pode privá-los de seus direitos” em nenhum momento ele menciona quais direitos das crianças ou como estariam sendo privadas deles.

O candidato segue o texto abordando superficialmente questões da sociedade sem relacioná-las ao tema da redação (trabalho infantil). Ele diz que é preciso lutar, mas não contra o que e usa novamente argumentos arraigados em senso comum.

Outro erro grave, principalmente se tratando da redação do Enem, é que o texto não apresenta por completa uma solução ao problema – uma das prerrogativas da prova.  Apenas esboça uma possível solução ao dizer que algo deve ser feito.

Análise feita pela equipe de redação do cursinho Oficina do Estudante

Publicidade
Análise da redação “O trabalho infantil e a sociedade” – proposta retirada do Enem 2005
Análise da redação “O trabalho infantil e a sociedade” – proposta retirada do Enem 2005
Veja a correção do texto enviado por um de nossos leitores para a proposta do Enem 2005 – Trabalho Infantil. Clique aqui para ver o post com as instruções. O texto “O trabalho infantil e a sociedade” O trabalho infantil, independente de suas condições, toma parte da vida de um ser humano que é essencial […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.