Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Análise da redação do vestibular 2013 da UFSC: resenha de livro

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 15h50 - Publicado em 19 set 2013, 17h29

A proposta de redação desta semana foi um pouco diferente. Desta vez, o estudante não teve que fazer uma dissertação, tipo de texto exigido quase sempre nas provas de redação dos vestibulares. A proposta, retirada do vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pedia que o estudante escrevesse uma resenha de um livro exigido no processo seletivo da instituição.

Para vocês, leitores do site do GUIA, a proposta foi resenhar um livro pedido no vestibular ou de um livro que goste. O resultado pode ser visto aqui. Selecionamos dois textos, um sobre o clássico de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, e o livro de John Green, “A culpa é das estrelas”.

IKEA Create World's Longest Outdoor Bookcase On Bondi Beach

A resenha sobre “Memórias Póstumas de Brás Cubas”
O romance Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma obra de Machado de Assis que deu início ao Realismo no Brasil. O livro tem como personagem central um narrador-personagem, Brás Cubas, que é um defunto autor pois sua história é contada após sua morte. Quando era vivo  era rico e foi um menino indiscreto e malvado, mas seu pai nunca o repreendeu. Sua primeira paixão foi Marcela, uma jovem espanhola que adorava ganhar presentes, como joias.

Continua após a publicidade

Brás Cubas vai estudar em Lisboa e sua mãe morre. O pai de Brás Cubas, então, quer que este se case e busque uma carreira política. O jovem conhece Virgília, filha de Dutra que era um homem muito influente, mas ela se casa com Lobo Neves. Brás conhece Eugenia, a “flor da moita”, que era uma jovem coxa, porém ele vai embora.

O pai de Brás Cubas morre e devido aos bens da herança segue se uma briga com sua irmã, Sabina, e o esposo Cotrim. Virgília volta de São Paulo e os dois voltam a se encontrar. Eles se apaixonam e alugam uma casa para se encontrarem. Dona Plácida, filha de uma doceira, é quem cuida da casa alugada.

Brás Cubas se reencontra com Quincas Borba, um amigo de infância que desenvolve o Humanitismo, que rouba seu relógio, mas o presenteia com outro mais tarde. Sabina apresenta Eulália para o irmão com esperança de que se casem, mas a jovem vem a falecer. Lobo Neves aceita uma nova candidatura na presidência e, por isso, Virgília e Brás se separam. O autor afirma que não sentiu tristeza.

Continua após a publicidade

Dona Plácida morre e Cubas funda um jornal, uma aplicação política do Humanitismo, Cotrim fica preocupado. Volta a ver Eugenia e a encontra mais coxa. Quincas Borba fica louco e morre. Cubas não realizou grandes feitos em sua vida: não se casou, não teve uma carreira, não deixou filhos e não criou o emplasto.

A análise da resenha de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”

O aluno fez um resumo da história e não uma resenha, como pede a proposta da redação. Por isso teria sua redação anulada, pois não cumpriu com a proposta e não desenvolveu o gênero solicitado. Verifica-se que não há nenhuma referência ao valor da obra, se vale a pena ou não lê-la. De mais a mais, depois do resumo completo, qual seria a intenção do leitor em procurar o texto original? Só se for para conferir se o resenhista entendeu direitinho a história.

Continua após a publicidade

Não traz título, que é obrigatório na resenha. Além dessa falha, nem o resumo tem um encadeamento motivador que envolva o leitor a ponto de interessá-lo.

Resenha do livro “A culpa é das estrelas”

Mesmo o livro sendo de literatura mais jovial, mostra uma proposta interessante de uma história de drama. O contexto apresenta momentos bem humorados de uma adolescente com câncer, além de momentos de conflito interno – motivados pela doença.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar o romance na história. O fato de dois adolescentes com câncer se apaixonar, parece ser um tanto inusitado. Porém, é oque chama a atenção do leitor e transforma a trajetória desses dois personagens mais interessante.

O livro mostra, também, de forma um pouco menos superficial, as dificuldades do portador de uma doença séria. Os desafios não são poucos. Isso inclui as dificuldades financeiras da família. Que não parece ter más condições. Mas, com custos de um tratamento tão intenso, não é de se esperar luxos de uma família típica americana.

Mesmo sendo um livro de formato mais adolescente, ele se mostra bem maduro. Os personagens são jovens intelectuais e cultos. Suas conversas são de conteúdo interativo entre pessoas bem articuladas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Não é de se admirar que o drama apresentado venha interagir com o leitor de forma notável. Espere nesta leitura emoções fortes, de um âmbito romântico e dramático. Que, sem dúvidas, o escritor transportou em forma de uma simples literatura adolescente.

Análise da resenha do livro “A Culpa é das estrelas”

Esta redação é uma resenha! Discorre sobre a obra, oferecendo informações do enredo sem revelar a trama por completo. Faz uma avaliação do romance do ponto de vista da linguagem, do tema, e aponta algumas fragilidades do conteúdo.

Há, porém algumas falhas que precisam ser corrigidas:

1. O texto não cita o título do livro, do autor, da editora, etc.O leitor fica sem saber se o título que encabeça a resenha é o da própria resenha ou o do romance. Portanto, se ele quiser ler o livro, terá que procurar essas informações em outro lugar e é bom lembrar que a resenha tem esse objetivo: levar o leitor à obra.

2. Há também alguns problemas de linguagem: a) concordancia a O fato de dois adolescentes com câncer se apaixonar,o correto seria apaixonarem; b) o final do 3º parágrafo está confuso e mal escrito: Que não parece ter más condições. Mas, com custos de um tratamento tão intenso, não é de se esperar luxos de uma família típica americana. O texto poderia ser assim:  Os desafios não são poucos. Isso inclui as dificuldades financeiras da família que, apesar de não ter más condições, ao precisar  custear um tratamento tão caro, teve que abrir mão dos luxos de uma família típica americana. c) o 4º parágrafo poderia ter sido escrito em um só período: Mesmo sendo um livro de adolescentes, mostra uma temática madura com personagens jovens, intelectuais ,cultos, apresentando diálogos bem articulados. d) O último parágrafo também apresenta trechos que poderiam estar mais interligados, como : Não é de se admirar que o drama apresentado venha interagir com o leitor de forma notável.  Espere ,desta leitura romântica e dramática, as emoções fortes, que, sem dúvidas, o escritor conseguiu captar  dos dois adolescentes.

Apesar dessas falhas de linguagem, seria uma boa resenha se tivesse incluído as informações da obra em questão. Esse foi o grave erro deste texto.

 

Publicidade
Análise da redação do vestibular 2013 da UFSC: resenha de livro
Análise da redação do vestibular 2013 da UFSC: resenha de livro
A proposta de redação desta semana foi um pouco diferente. Desta vez, o estudante não teve que fazer uma dissertação, tipo de texto exigido quase sempre nas provas de redação dos vestibulares. A proposta, retirada do vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pedia que o estudante escrevesse uma resenha de um livro […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.