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Análise de redação: Impactos ambientais do consumo

Veja os comentários de uma das redações enviadas pela proposta de 12 de fevereiro

Com base na proposta do dia 12 de fevereiro (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Impactos ambientais do consumo no século XXI”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Praia poluída

iStock

Natureza Hobbesiana

A sociedade vem evoluindo e buscando novos meios de tecnologia e inovação constantemente. Entretanto, ao passo que a evolução por meio da globalização chega, o consumismo e os diversos impactos causados por ele ganham maior espaço. Dessa maneira, percebe-se que o descaso da maior parte das corporações, e grande parte da sociedade, em ter um modo de produção e vida mais sustentável, dificulta a não ocorrência desses abalos no meio ambiente.

Uma das consequências imediatas da falta de sustentabilidade das empresas é o aumento de produtos de obsolescência rápida. Nesse sentido, por ser de curto prazo, os itens tornam-se sem utilidade mais rápido, o que dificulta o menor consumo e o fim no qual o artefato terá, que é um dos grandes fatores responsáveis pelos negativos impactos ambientais. Como resultado, a natureza é amplamente prejudicada e responsiva com desastres naturais que afetam milhares de pessoas.

Além disso, a noção de sustentabilidade em uma sociedade altamente consumista ainda não foi plenamente alcançada. Isso ocorre, em grande parte, devido à falta de uma educação ambiental mais ampla, que possa demonstrar o quanto o consumo [4] desenfreado pode gerar males ao meio ambiente. Analogamente à frase de [6] Thomas Hobbes, a qual ele diz que o homem é o lobo do homem, pode-se associá-la ao ser humano e o prejuízo de suas ações que retornarão a ele mesmo, por meio de enchentes, deslizamentos, contaminações e outros. Por conseguinte, a harmonia social e ambiental, afetada pela [5] globalização desenfreada e alienação ecológica, perpetua a vigência de desastres naturais.

Pode-se dizer, portanto, que o estilo de vida que as empresas e a sociedade têm, são causadores de abalos ambientais extremamente perigosos à humanidade. É necessário que as empresas em parceria com o [1] Ministério do meio ambiente [2] torne sua produção cem por cento sustentáveis e [3] divulgue, por meio de campanhas midiáticas, a importância de um consumo mais consciente. Tais medidas ajudarão também a sociedade a ser menos consumista e a desenvolver uma educação ambiental efetiva, à medida que reduz seus dispêndios. Assim, será possível, que o homem deixe de ser o lobo de si próprio e da natureza, para vir a ser o salvador desse bem que possui.

>> Veja algumas dicas de redação

Análise da redação do aluno:

O texto do estudante está bem escrito e estruturado. Os argumentos são objetivos, eficazes e bem selecionados. Para melhorar ainda mais, é importante fornecer mais informações para a proposta de intervenção.

Pontos de melhoria:

– Uso inadequado de tempos e modos verbais
– Falta concordância verbal e/ou nominal
– Proposta de intervenção

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante cometeu poucos erros e demonstra bom conhecimento da norma culta da língua. Além disso, o vocabulário apresentado é amplo e bem selecionado.

[1] Nesse caso, como você está falando de um ministério em específico, deve-se usar letra maiúscula em seu nome todo. No caso: Ministério do Meio Ambiente.
[2] Nesse caso é necessário que o verbo concorde no plural. “É necessário que as empresas em parceria com o Ministério do meio ambiente tornem […].”
[3] Nesse caso é necessário que o verbo concorde no plural, pois você fala de empresas em parceria com o Ministério. “[…] sua produção cem por cento sustentáveis e divulguem, por meio de campanhas midiáticas, a importância de um consumo mais consciente.”

Competência II – Compreender a proposta: Boa forma de iniciar o texto. Apresentou o tema e preparou o leitor para o desenvolvimento.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: Os argumentos foram bem selecionados.

[4] Argumento eficiente e completo.
[5] Existe um problema com esse argumento. O que seria a globalização desenfreada e por quais razões ela afetaria a harmonia social e ambiental? Não ficou claro. É importante explicar melhor.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[6] Trazer referências filosóficas, políticas e literárias auxilia na elaboração de um texto bem embasado e sólido. 

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: O estudante elaborou uma boa proposta de intervenção, mas esqueceu de detalhá-la. É importante fornecer mais informações sobre como colocar as ideias em prática.

Nota: 880

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