Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Análise de redação: Publicidade infantil – Enem 2014

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h02 - Publicado em 19 out 2016, 15h03

Com base na proposta do Enem 2014 publicada no começo de outubro, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Publicidade infantil em questão no Brasil. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Brinquedos infantis

Cenas de pais constrangidos em lojas em virtude do choro de crianças cujos desejos não foram atendidos são muito comuns em nosso cotidiano. Uma causa para tais episódios são as propagandas voltadas para o público infantil, que têm sido alvo de discussões entre vários setores da sociedade, por seu poder de influência. De fato, o consumismo precoce pode criar hábitos negativos capazes de prejudicar as crianças no futuro. Então é necessário reunir anunciantes e pais para que estabeleçam acordos que, por sua vez, minimizem o prejuízo à formação sociocultural das crianças.

É pertinente considerar, antes de tudo, que por meio de autorregulação, a indústria publicitária tende a priorizar o lucro em detrimento das crianças. Até seus quatro anos de idade, estas possuem uma conduta amoral, ou seja, não podem discernir quais as condutas morais adequadas da sociedade. Dessa forma, são vulneráveis à persuasão das propagandas que, utilizando-se de personagens, histórias infantis e até cores vibrantes, incitam-nas a consumir vertiginosamente.

Este consumir sem precedentes, no que lhe concerne, vigora com o passar dos anos até se tornar um valor para o indivíduo. Desse modo, constitui-se a cultura do “ser líquido”, termo cunhado por Zygmunt Bauman, que refere-se a tendência contemporânea de priorizar o “ter”, em oposição ao “ser”. Momentos e sentimentos tornam-se líquidos, assim como os produtos substituídos e atualizados a todo momento. A liquidez é um efeito colateral do consumo em massa que acentua a alienação.

Continua após a publicidade

É imprescindível, portanto, frear a propaganda perniciosa e educar as crianças com mais afinco. A primeira será alcançada por meio de fóruns de debate entre as comunidades e os anunciantes, de modo que se possa vetar anúncios capazes de influenciar as crianças. A segunda requer o envolvimento de toda a família, responsável por estabelecer limites e favorecer a reflexão.

>> Veja aqui algumas dicas para melhorar sua redação

Quer participar da maratona de correções dos temas antigos do Enem? O da semana é da prova de 2012, “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. Você pode enviar seu texto até o próximo domingo (23).

Análise da redação do aluno:

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante apresentou boa variedade vocabular, linguagem adequada, escrita sintética e objetiva.

Continua após a publicidade

Competência II – Compreender a proposta: Compreendeu muito bem a proposta e apresentou uma abordagem excelente.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: Usou argumentos sólidos, fluentes e que estavam de acordo com a abordagem do texto.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: Apresentou bom nível coesivo. Fez bom uso de conjunções, conseguindo evitar repetição de termos.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: A proposta destoa do conjunto, por se mostrar pouco prática no primeiro ponto. Busque refletir sobre a tendência do anunciante, por exemplo, se mostrar disposto a refletir sobre a “influência” de seus comercias. Não seria melhor criar leis que coíbam abusos?

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Nota: 940

Publicidade
Análise de redação: Publicidade infantil – Enem 2014
Análise de redação: Publicidade infantil – Enem 2014
Com base na proposta do Enem 2014 publicada no começo de outubro, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Publicidade infantil em questão no Brasil. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie. Cenas de pais constrangidos em lojas em virtude do […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.