Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Análise de redação: Trabalho escravo no século XXI

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 20 de março

Por Ana Lourenço
Atualizado em 27 mar 2017, 16h04 - Publicado em 27 mar 2017, 15h58
(Agung Parameswara/Getty Images)

Com base na proposta do dia 20 de março (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Os desafios do combate do trabalho escravo no século XXI”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

No Brasil, a escravidão é um elemento que esteve presente desde a sua formação, uma vez que esse foi o tipo de mão de obra utilizado durante o período colonial. Todavia, apesar de sua abolição ter ocorrido em 1888 e as leis trabalhistas terem surgido na década de 1930, tal exploração ainda é evidente em razão da desigualdade social e insuficiência da fiscalização. [1]

[2]Em primeira instância, o baixo nível de escolaridade de populações carentes impede que pessoas possuidoras dessa realidade econômica adquiram trabalhos de qualidade; segundo o IBGE, a taxa de desemprego nacional chegou a 11,8%. Com isso, essa população sujeita-se a atividades mal remuneradas e cargas horárias excessivas para garantir o sustento familiar. Como também, as crianças que fazem parte dessas residências são exploradas e privadas do acesso à educação, o que torna essa situação um ciclo e impede a ascensão social dessa classe.

Ademais, o combate à escravidão na atualidade dificulta-se pela baixa fiscalização existente e irregularidade da mesma. Isso porque, a maior parte da população desconhece esse problema brasileiro e, como consequência, o número de denúncias realizadas é muito baixo. Bem como, à corrupção dos fiscais por donos de médias ou grandes empresas, o não cumprimento das leis fomenta-se.

Faz-se premente, portanto, medidas para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Nesse sentido, de acordo com o educador Paulo Freire, a educação é o principal fator que muda a sociedade. Logo, cabe à mídia, por meio de publicidade, a promoção de campanhas educativas que incentivam a realização de denúncias contra o trabalho escravo e irregularidades fiscais para que a população auxilie esse combate. Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com grandes empresas, deve fornecer curso técnicos gratuitos em regiões carentes a fim de qualificar a mão de obra e garantir oportunidades a essa população. Dessa maneira, a exploração trabalhista irá minimizar-se.

Continua após a publicidade

>> Veja algumas dicas de redação

 Análise da redação do aluno

O texto é bem escrito, organizado e com bons argumentos. Além disso, o estudante apresenta bom domínio da norma culta.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro.

Competência II – Compreender a proposta:

[1] Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[2] Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 920

Publicidade
Análise de redação: Trabalho escravo no século XXI
Análise de redação: Trabalho escravo no século XXI
Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 20 de março

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.