Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Mais uma análise de redação: Maioridade penal

Veja os comentários de uma das redações enviadas pela proposta de 26 de fevereiro

Por redação
Atualizado em 23 mar 2017, 16h29 - Publicado em 13 mar 2017, 17h03

Com base na proposta do dia 26 de fevereiro (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Deve-se discutir a maioridade penal do Brasil?”. Publicamos uma análise deste tema na semana passada, que você pode ler aqui. Leia abaixo mais uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

(Luke_Franzen/iStock)

O livro “Capitães de Areia [1], de Jorge Amado, narra histórias de meninos, entre 11 e 18 anos, que viviam em um areal e eram constantemente presos e levados a centros socioeducativos, no qual sofriam agressão e coerção.

[2]Fora desse contexto literário, no Brasil, cogita-se a possibilidade de jovens serem detidos em prisões de segurança máxima como meio de reabilitação, o que torna necessária a discussão de novas medidas que resolvam definitivamente a questão.

Desde o período em que Roma aprisionava os perdedores da guerra, não havia distinção entre idades e estes não mais seriam cidadãos, pois teriam desonrado a pátria e seus combatentes, sendo considerados marginalizados. O posicionamento atualmente não mudou, já que jovens imaturos são levados ao cárcere na convivência de criminosos e se esquecendo cada vez mais do sistema e de suas leis. Por isso, em liberdade tornam-se grandes delinquentes para a sociedade.

Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. Por falta de centros socioeducativos adaptados para os tipos de crimes cometidos e de profissionais para zelarem pelos jovens, o sistema prisional é visto como a melhor forma de punição e recuperação. Ademais, cada caso deveria ser estritamente analisado e julgado, pois a implantação da maioridade penal aumentaria a superlotação nas prisões gerando uma grande crise penitenciária.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Em parceria com ONG´s, o Ministério da Justiça deve construir mais Fundações Casa com intuito de ensinar aos jovens uma profissão para que eles não cometam mais delitos. Além disso, o conselho tutelar deve estar atento e agir mediante denúncias sobre crimes cometidos por crianças e jovens, conversando e instruindo as famílias. Dessa forma, pode-se fazer com que cenários como esse, não se tornem páginas da literatura brasileira.

Continua após a publicidade

>> Veja algumas dicas de redação

Análise da redação do aluno

O texto do está bem escrito e estruturado.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

O estudante cometeu poucos erros e demonstra bom conhecimento da norma culta da língua.

[1] Faltou fechar as aspas.

Competência II – Compreender a proposta:  O aluno compreendeu bem a proposta, mas poderia ter argumentando mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[2] Poderia ter falado mais sobre a abordagem da maioridade penal atualmente.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: O estudante organiza bem o texto e usa os conectivos de forma adequada.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Apresentou boa proposta de intervenção, propôs medidas para que o problema seja solucionado e os agentes necessários para que essa mudança ocorra.

Nota: 880

Publicidade
Mais uma análise de redação: Maioridade penal
Mais uma análise de redação: Maioridade penal
Veja os comentários de uma das redações enviadas pela proposta de 26 de fevereiro

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.