Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Mais uma análise de redação: Muros em um mundo globalizado

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 17 de julho

Por redação
Atualizado em 21 jul 2017, 15h23 - Publicado em 21 jul 2017, 15h18

Com base na proposta de 17 de julho (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “O avanço da construção de muros num mundo globalizado”. Os textos ainda podem ser enviados até 30 de julho. Já publicamos uma análise sobre esse mesmo tema que pode ser conferida aqui. Confira abaixo mais um texto enviado por um leitor com a correção e a análise feita pelos professores da plataforma Palavra escrita.

O texto:

(SEM TÍTULO)

O conceito de globalização implica a livre troca de culturas, [1] informações e dinheiro [2] entre [3] de maneira diplomática, entre os países. Contudo, a adoção de práticas protecionistas no mercado somada ao bloqueio imigratório cria [4] barreiras ideológicas [5] para a consumação da harmonia entre as nações. Sendo assim, urge a intervenção dos representantes políticos sobre esses problemas.

No que diz respeito à economia, a aplicação de elevadas taxas alfandegárias por blocos econômicos em produtos que vêm [6] de outros países limita a liberdade de comércio entre os povos. Se por um lado a formação de mercados comuns, como o Mercosul, gera lucros para as nações participantes; [7] por outro há desvantagem entre as demais, uma vez que a imposição de políticas de compra e venda entre [8] os que não fazem parte da união impede a plenitude nas relações de troca. Assim, percebe-se a distância entre o sistema [9] vigente e o mundo globalizado ideal, visto que tais ações geram diferenças entre o crescimento econômico de cada país.

Continua após a publicidade

Além disso, o movimento imigratório, uma das consequências da globalização, também é prejudicado pela existência de fronteiras. [10] Segundo dados da ONU, mais de 240 milhões de pessoas vivem atualmente fora do seu país de origem, embora a cota de recepção de imigrantes imposta em muitos territórios seja de apenas 10 mil. Esse limite, apesar de necessário, [11] não é compatível com as necessidades dos imigrantes legais em estado de fragilidade, [12] como os refugiados, por exemplo. [13]

A imposição excessiva de limites sobre a liberdade econômica e individual é, portanto, uma mazela a ser combatida. Aos representantes dos países que aplicam o protecionismo é cabível a adoção de um comércio mais liberal, [14] [15] uma vez que o primeiro gera a deslealdade [16] nas relações econômicas por minar o crescimento de outros territórios. Finalmente, cabe à Organização das Nações Unidas convocar os representantes de cada país para debater sobre as atuais limitações para a imigração com o intuito de flexibilizá-las ou criar acordos entre as áreas mais vulneráveis para cessar conflitos [17] e com isso [18] reduzir a necessidade dos [19] habitantes saírem do seu país de origem.

A correção:

[1] Ao menos esse aspecto poderia ter sido discutido no terceiro parágrafo a fim de que o argumento nele desenvolvido ficasse mais persuasivo.

[2] Melhor seria “capital financeiro”.

[3] Excluir.

Continua após a publicidade

[4] “criam”.

[5] Note que, ao longo do texto, você não trata de barreiras ideológicas, mas sim econômicas e físicas. Por isso, suprima o adjetivo.

[6] Atente à concisão: a oração adjetiva é desnecessária aqui.

Continua após a publicidade

[7] Explique minimamente de que forma esses lucros são gerados: há acordos bilaterais que diminuem os encargos sobre os produtos?

[9] “entre o sistema de globalização vigente…”

[10] “pela existência de obstáculos oriundos das fronteiras territoriais”. Atente à precisão conceitual. É preciso especificar de que tipo de fronteira você trata.

Continua após a publicidade

[11] Por que ele seria necessário? Há o risco de o Estado não ser capaz de suprir as necessidades dos imigrantes? Explique brevemente ou suprima essa ressalva.

Avaliação final

Nota: 840

Você está no caminho certo para dominar o gênero dissertativo-argumentativo, mas é possível melhorá-lo tomando alguns cuidados básicos:

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
  • não se esqueça de desenvolver todas as ideias que compõem a tese;
  • reveja a redação; revise se empregou corretamente as palavras em seus respectivos contextos;
  • expanda e analise as informações com as quais trabalha para, assim, deixar os argumentos mais consistentes;
  • procure deixar bem claro como colocar em prática as medidas indicadas para a solução dos problemas apresentados ao longo do texto.

 

Publicidade
Mais uma análise de redação: Muros em um mundo globalizado
Redação
Mais uma análise de redação: Muros em um mundo globalizado
Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 17 de julho

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.