Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Nova proposta de redação: Caminhos para uma sociedade ética

GE distribuirá 10 correções gratuitamente; envie seu texto até 16 de julho

Por redação
Atualizado em 6 jul 2017, 17h51 - Publicado em 3 jul 2017, 16h36
(Mik_photo/iStock)

Chegou proposta nova de redação no blog! O tema é “Os caminhos para uma sociedade mais éticaVocê pode enviar o seu texto até o próximo domingo (16).

Dessa vez, o GUIA oferecerá 10 correções gratuitas através da plataforma Palavra escrita, para os primeiros que enviarem o texto. Para participar, basta realizar o cadastro neste link e, no campo “Código do cupom”, inserir GUIAEST-20. O texto deverá ser enviado digitado, em um prazo de duas semanas, até 16 de julho. O GUIA publicará no blog algumas das redações selecionadas.

ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana em curso! Ou seja, para os textos enviados até 16 de julho, a proposta deve ser a que está descrita abaixo.

Veja as instruções do tema da semana:
A partir da leitura dos seguintes textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os caminhos para a construção de uma sociedade mais ética”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.INSTRUÇÕES:

– O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

– O texto definitivo dever ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

Continua após a publicidade

– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

– tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

– fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

– apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.

– apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Continua após a publicidade

TEXTO 1

Brasil é o 4º país mais corrupto do mundo, segundo Fórum Econômico Mundial

O Brasil é a quarta nação mais corrupta do mundo, segundo o índice de corrupção do Fórum Econômico Mundial. O país está atrás apenas do Chade, da Bolívia e da Venezuela, que lidera o ranking. A corrupção é um dos elementos que a organização suíça inclui em seu índice anual de competitividade, baseado em uma pesquisa com 15.000 líderes empresariais de 141 economias do mundo.

Fonte: Claudia Altamirano, El País, 6/10/2016
Disponível em: https://bit.ly/2dES4Dm
Acessado em: 15/6/2017

TEXTO 2

“Não existe país com governo corrupto e população honesta” – Leandro Karnal

Continua após a publicidade

O atual momento político vivido pelo Brasil reforça a discussão sobre o papel da ética no cotidiano. Esta é a oportunidade de se exercitar esta postura tão cobrada de governos e empresas, estimulada principalmente pelas revelações com as investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Há um interesse coletivo sobre o tema atualmente. Mas, está faltando, além da crítica à falta de ética em Brasília e das grandes empreiteiras, que nós consigamos pensar na microfísica do poder, ou seja, na falta de ética na escola, nas famílias e nas empresas. Não existe país no mundo em que o governo seja corrupto e a população honesta e vice-versa.

Fonte: Portal Raízes, sem data.
Disponível em: https://bit.ly/1spj6m5
Acessado em: 15/6/2017

TEXTO 3

Você ensina seu filho a ser ético?

Você está em uma festa em um buffet infantil e observa seu filho na paciente fila do Arvorismo. De repente, a criança que estava por último é arrancada de seu lugar e colocada, pela mãe, como primeira da fila, passando à frente de todos os outros que haviam chegado antes. A indignação das outras crianças da fila é notória. Eles reclamam, protestam. A mãe, com sua arrogância, ignora. Quem poderia decidir ali o que estava certo ou errado era a monitora. Mas esta, sabe-se lá por qual motivo, não se opõe. E aquela criança aprende, em um local lúdico e divertido, que é correto levar vantagem em detrimento do outro. “Minha mãe me ensinou a furar fila. Que legal!”, é o que vai ficar registrado em sua mente. O perigo disso tudo é: se a criança não aprende em casa, a vida ensina. Daí o erro que muitos pais cometem em querer proteger sua cria.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Fonte: Lucy De Miguel, revista Na Mochila, sem data.
Disponível em: https://bit.ly/2sup4VJ
Acessado em: 15/6/2017

TEXTO 4

Tudo o que não puder contar, não faça: integridade é não agir errado mesmo sozinho

Immanuel Kant, famoso filósofo alemão do século, 18 dizia – “Tudo o que não puder contar como faz, não faça!”. Arremato esta frase com o que Spinoza refletia sobre o direito natural ser compatível com a democracia – “É nas grandes massas que a natureza melhor se manifesta”.

Ao jogarmos um simples papelzinho pela janela não temos consciência alguma de que não se trata apenas de um simples papelzinho. O que está por trás disso é absolutamente sério. O que estamos fazendo conosco, com o meio em que vivemos e com o mundo? Há que se dizer que culpar terceiros sempre nos traz alívio. Irresponsabilidade e caráter são questões inadmissíveis, não é mesmo?

Fonte: Mario Sergio Cortella, site mariosergiocortella.com, 15/6/2016
Disponível em: https://bit.ly/2tstbPg
Acessado em: 15/6/2017

Publicidade
Nova proposta de redação: Caminhos para uma sociedade ética
Redação
Nova proposta de redação: Caminhos para uma sociedade ética
GE distribuirá 10 correções gratuitamente; envie seu texto até 16 de julho

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.