Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Nova proposta de redação: Democratizando o acesso à cultura

GE distribuirá 10 correções gratuitamente; envie seu texto até 28 de maio

Por redação
Atualizado em 22 Maio 2017, 07h30 - Publicado em 22 Maio 2017, 07h30

Chegou proposta nova de redação no blog! O tema é Os desafios para democratizar o acesso à culturaVocê pode enviar o seu texto até o próximo domingo (28).

Para participar, você deverá criar um perfil de usuário na plataforma Imaginie, selecionar a proposta e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do EnemO Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas por proposta.

ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana em curso! Ou seja, para os textos enviados até domingo (28), a proposta deve ser a que está descrita abaixo.

Veja as instruções do tema da semana:

TEXTO I

Desigualdades no acesso à produção cultural:

Continua após a publicidade

Entretenimento: a minoria dos brasileiros frequenta cinema uma vez no ano. Quase todos os brasileiros nunca frequentaram museus ou jamais frequentaram alguma exposição de arte. Mais de 70% dos brasileiros nunca assistiram a um espetáculo de dança, embora muitos saiam para dançar. Grande parte dos municípios não possui salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso.

Livros e Bibliotecas: o brasileiro praticamente não tem o hábito de leitura. A maioria dos livros estão concentrados nas mãos de muito poucos. O preço médio do livro de leitura é muito elevado quando se compara com a renda do brasileiro nas classes C/D/E. Muitos municípios brasileiros não têm biblioteca, a maioria destes se localiza no Nordeste, e apenas dois no Sudeste.

Acesso à Internet: uma grande porcentagem de brasileiros não possui computador em casa, destes, a maioria não tem qualquer acesso à internet (nem no trabalho, nem na escola).

Profissionais da Cultura: a metade da população ocupada na área de cultura não tem carteira assinada ou trabalha por conta própria. (Fonte: Ministério da Cultura – IBGE  IPEA).

Disponível em https://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/culture-and-development/access-to-culture/ Acesso em 12 fevereiro 2017.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

TEXTO II

(Governo Federal/Divulgação)

Disponível em: https://www.brasil.gov.br/cultura/2012/06/vale-cultura-facilita-acesso-dos-trabalhadores-ao-lazer Acesso em 12 fevereiro 2017.

TEXTO III

(IBGE/Divulgação)
Publicidade
Nova proposta de redação: Democratizando o acesso à cultura
Redação
Nova proposta de redação: Democratizando o acesso à cultura
GE distribuirá 10 correções gratuitamente; envie seu texto até 28 de maio

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.