Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
Continua após publicidade

Proposta da semana: Publicidade infantil – Enem 2014

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h02 - Publicado em 2 out 2016, 09h00

Como contamos na semana passada, o GUIA fechou parceria com a plataforma de correção Imaginie para oferecer correção de redações com os temas passados do Enem. Até o fim de semana anterior à prova deste ano, o Guia publicará no blog os temas, com uma semana de prazo para o envio. Nesta semana, os estudantes poderão treinar com a proposta do exame de 2014, publicidade infantil.

Criança assistindo televisão
Foto: iStock

Para participar, você deverá criar um perfil de usuário na plataforma Imaginie, selecionar a proposta da semana e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do Enem. O Guia do Estudante vai distribuir entre 50 e 250 correções gratuitas por proposta.

Veja, agora, o texto original da proposta “Publicidade infantil em questão no Brasil“. Os textos devem ser enviados até o próximo domingo (9).

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Publicidade infantil em questão no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Continua após a publicidade

TEXTO I

A aprovação, em abril de 2014, de uma resolução que considera abusiva a publicidade infantil, emitida pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deu início a um verdadeiro cabo de guerra envolvendo ONGs de defesa dos direitos das crianças e setores interessados na continuidade das propagandas dirigidas a esse público. Elogiada por pais, ativistas e entidades, a resolução estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança que tem “a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço” e que utilize aspectos como desenhos animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonoras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis que tenham apelo às crianças. Ainda há dúvidas, porém, sobre como será a aplicação prática da resolução. E associações de anunciantes, emissoras, revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto às famílias quanto ao mercado publicitário. Além disso, defendem que a autorregulamentação pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já seria uma forma de controlar e evitar abusos.

IDOETA, P. A.; BARBA, M. D. A publicidade infantil deve ser proibida? Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 23 maio 2014 (adaptado).

TEXTO II

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

publicidade-infantil-1

TEXTO III

Precisamos preparar a criança, desde pequena, para receber as informações do mundo exterior, para compreender o que está por trás da divulgação de produtos. Só assim ela se tornará o consumidor do futuro, aquele capaz de saber o que, como e por que comprar, ciente de suas reais necessidades e consciente de suas responsabilidades consigo mesma e com o mundo.

SILVA, A. M. D.; VASCONCELOS, L. R. A criança e o marketing: informações essenciais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus, 2012 (adaptado).

Publicidade
Proposta da semana: Publicidade infantil – Enem 2014
Proposta da semana: Publicidade infantil – Enem 2014
Como contamos na semana passada, o GUIA fechou parceria com a plataforma de correção Imaginie para oferecer correção de redações com os temas passados do Enem. Até o fim de semana anterior à prova deste ano, o Guia publicará no blog os temas, com uma semana de prazo para o envio. Nesta semana, os estudantes poderão treinar com a […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.