logo-ge

Proposta de redação: O culto à padronização do corpo no Brasil

GE distribuirá 10 correções gratuitamente; envie seu texto até 13 de agosto

(ronstik/iStock)

Chegou proposta nova de redação no blog! O tema éO culto à padronização corporal no Brasil”. Você pode enviar o seu texto até o próximo domingo (13)

Para participar, você deverá criar um perfil de usuário na plataforma Imaginie, selecionar a proposta e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do Enem. O Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas por proposta.

ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana em curso! Ou seja, para os textos enviados até domingo (13), a proposta deve ser a que está descrita abaixo.

Veja as instruções do tema da semana:

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O culto à padronização corporal no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

TEXTO I

Obsessão pelo corpo perfeito pode provocar transtornos alimentares

A busca pelo corpo perfeito pode gerar consequências sérias e contribuir para o desenvolvimento de transtornos alimentares. É preciso equilíbrio acima de tudo. Para falar sobre o tema, entrevistamos a  psicóloga clínica analista do comportamento Marina Oliveira.

Quais são os tipos de transtornos alimentares?

Marina Oliveira – Os principais tipos de transtornos alimentares são: anorexia, bulimia e vigorexia. A anorexia é caracterizada por uma perda intensa de peso decorrente de uma dieta alimentar extremamente rígida, com uma busca desenfreada pela magreza seguida de alteração da imagem corporal, no qual o indivíduo se vê diante do espelho, como sendo gordo quando na verdade está magro. A atividade física também é intensa e demasiada. Assim como a anorexia, na bulimia o sujeito também tem uma grande preocupação com o peso e a imagem corporal, porém ele não deixa de se alimentar, o que se pode observar é que ele ingere uma quantidade excessiva, compulsiva e inadequada de alimentos e posteriormente busca métodos compensatórios para não engordar como: vômitos auto induzidos, uso de laxantes, diuréticos e inibidores de apetite. A vigorexia é um novo transtorno alimentar, caracterizado pela distorção da imagem corporal e pela prática excessiva de atividade física onde busca-se evitar a atividade aeróbica com medo de perder a massa magra e uma obsessiva preocupação com o corpo, seguida de uma dieta hipercalórica com uso de suplementos e em alguns casos anabolizantes. Os indivíduos portadores da vigorexia se descrevem como sendo fracos e pequenos, quando na verdade apresentam uma musculatura intensa e acima da média.

Como saber se a linha entre a busca pela saúde foi ultrapassada e virou uma obsessão pelo corpo perfeito?

Marina Oliveira – Quando gera prejuízos para o indivíduo e as pessoas que o cercam. Por exemplo, na anorexia a pessoa deixa de ir a casamentos, bares e restaurantes, ou seja, perde o convívio social na tentativa de evitar se alimentar. Resultado de uma alimentação pobre em nutrientes, a pessoa fica estressada com uma maior facilidade, no caso de mulheres deixam de menstruar, desenvolvem a osteoporose precoce, redução do batimento cardíaco, baixa pressão arterial e em alguns casos pode levar ao óbito.

[…]

Qual o tratamento recomendado em casos de transtornos alimentares?

Maria Oliveira – O tratamento recomendado para os diversos tipos de transtornos alimentares é um trabalho com uma equipe multidisciplinar com nutricionista, psiquiatra, educador físico e um psicólogo que atue na abordagem comportamental ou que utilize as ferramentas EMDR e Brainspotting.

Disponível em: http://emais.estadao.com.br/blogs/vigilante-da-causa-magra/obsessao-pelo-corpo-perfeito-pode-provocar-transtornos-alimentares/ Acesso em 14 julho 2017

TEXTO II

(Armandinho/Divulgação)

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/472455817141356893/ Acesso em 14 julho 2017

TEXTO III

(M de Mulher/Editora Abril)

Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/saude/doencas-da-beleza-quando-a-vaidade-se-transforma-em-obsessao/ Acesso em 14 julho 2017

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s