logo-ge

Proposta de redação: Riscos do uso de álcool e drogas por jovens

GE distribuirá 10 correções gratuitamente; envie seu texto até 6 de agosto

Chegou proposta nova de redação no blog! O tema é “Riscos do aumento do consumo de álcool e de outras drogas entre os jovens no Brasil”Você pode enviar o seu texto até o próximo domingo (6).

Para participar, você deverá criar um perfil de usuário na plataforma Imaginie, selecionar a proposta e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do Enem. O Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas por proposta.

ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana em curso! Ou seja, para os textos enviados até domingo (6), a proposta deve ser a que está descrita abaixo.

Veja as instruções do tema da semana:

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Riscos do aumento do consumo de álcool e de outras drogas entre os jovens no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

(Imaginie/Reprodução)

Disponível em: http://www.cisa.org.br/userfiles/2015/CISA%20como%20fonte/CorreioBraziliense-290415.jpg Acesso em 27 jul 2017

TEXTO II

Pais que acham cedo para pensar nisso (no consumo de álcool) talvez desconheçam uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com adolescentes entre 13 e 15 anos: 70% já experimentaram bebida alcoólica e 10% (o que dá 312 mil jovens) já usaram substâncias ilícitas. “Reconheça que o risco de seu filho ter contato com drogas é alto. Invista em prevenção”, orienta o pediatra e toxicologista Anthony Wong, chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da USP. Isso significa aproveitar qualquer oportunidade – um personagem de novela, uma notícia de jornal, um anúncio na TV – para introduzir o assunto. E não deixar para conversar só às vésperas da próxima festa.

Muitas vezes os pais são permissivos em relação ao álcool: não se importam que o filho beba e chegam a oferecer, eles mesmos, os drinques. “Os adolescentes entendem isso como autorização para beber com os amigos e, como o álcool aumenta a desinibição e reduz o senso crítico, ficam mais propensos a provar outras drogas. Não há justificativa para o consumo de álcool por adolescentes. Os pais não devem tolerar”, recomenda Wong.

Disponível em: http://claudia.abril.com.br/sua-vida/perigos-na-balada-informacoes-sobre-alcool-e-drogas-para-os-pais-de-adolescente/ Acesso em 27 jul 2017 Adaptado

TEXTO III

(Imaginie/Reprodução)

Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/uso-de-drogas-aumenta-entre-os-adolescentes-no-pais-19996988 Acesso em 27 jul 2017

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s