Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 12 de setembro

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h03 - Publicado em 16 set 2016, 19h21

Antes de cessar-fogo de uma semana, Assad promete reconquistar “toda a Síria”

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, declarou que o governo de Damasco irá retomar todo o território das mãos dos “terroristas”, como define grupos rebeldes que incluem até os jihadistas do Estado Islâmico.

A declaração foi feita horas antes do início do cessar-fogo acordado entre Rússia e Estados Unidos, que teve início no anoitecer de segunda-feira (12). As Forças Armadas da Síria manterão suspensas suas atividades militares até as 23h59 (horário local) de domingo (18). Leia mais

Chanceleres do Mercosul decidem que Venezuela não assumirá presidência rotativa do bloco

Venezuelans Loyal To Former President Hugo Chavez Prepare To Mark One Year Anniversary Of His Death
Foto: Getty Images

Os chanceleres do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai decidiram na terça-feira (13) que a Venezuela não assumirá a presidência rotativa do Mercosul, como estava previsto no cronograma do bloco. Segundo o Itamaraty, os ministros decidiram mudar a regra do bloco porque a Venezuela descumpriu compromissos assumidos no Protocolo de Adesão ao Mercosul, assinado em Caracas em 2006.

Continua após a publicidade

A ministra de Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que o governo venezuelano manterá sua luta em defesa do tratado constitutivo do Mercosul, que prevê a troca da presidência pro temporea cada seis meses e por ordem alfabética. Ela considera que o país está no exercício pleno do comando do Mercosul desde o fim de julho e rechaça a declaração conjunta divulgada ontem pelos parceiros do bloco, que, segundo ela, “enfraquece a legalidade” da organização. Leia mais 1. Leia mais 2.

União Europeia prepara força-tarefa para gerenciar transição de saída do Reino Unido

A Comissão Europeia criou uma força-tarefa na quarta-feira (14) para a preparação e o desenvolvimento das negociações com o Reino Unido para a saída do país do bloco.

Ao lado do chefe das negociações da comissão, o francês Michel Barnier, a alemã Sabine Weyand será a responsável por ajudar na transição. A primeira reunião do grupo foi agendada para o dia 1º de outubro. Leia mais

BRISTOL, ENGLAND - SEPTEMBER 03:  A pro-EU demonstrator listens to speakers during a pro-Europe march on September 3, 2016 in Bristol, England. A series of marches are taking place today in various cities by supporters of the UK remaining in the European Union ahead of a parliamentary debate about Brexit on Monday.  (Photo by Matt Cardy/Getty Images)
Imagem: Getty Images

Continua após a publicidade

Relatório do governo aponta crescimento dos níveis de ameaça terrorista na Alemanha

O nível de ameaça terrorista está aumentando na Alemanha, comunicou o jornal Bild, citando um relatório secreto do governo sobre a segurança interna. Recentemente foi anunciada a detenção de três homens sírios que, segundo o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, pertenciam a uma “célula adormecida” do grupo terrorista Estado Islâmico na Alemanha.

Além das detenções, foram confiscados celulares, computadores e documentos. Segundo o jornal Die Welt, um grupo dos serviços secretos vigiou os sírios durante vários meses, acompanhando as suas conversas telefônicas. Os objetivos concretos dos terroristas ainda não foram estabelecidos. Leia mais

Hillary Clinton enfrenta crescimento de Donald Trump nas pesquisas em estados-chave

Segundo pesquisa nacional da rede de televisão CBS em parceria com o jornal The New York Times, a vitória de Hillary Clinton é de 46% contra 44% de Donald Trump, uma diferença de apenas dois pontos percentuais, muito pouco para dar tranquilidade à candidata democrata.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Em Ohio, um estado que é considerado um termômetro da tendência do eleitor norte-americano, os números são ainda mais preocupantes para o Partido Democrata: Trump está ganhando com 45% contra 37% de Hillary Clinton na preferência do eleitor, de acordo com pesquisa da Universidade de Monmouth. Leia mais

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 12 de setembro
As notícias internacionais mais importantes da semana de 12 de setembro
Antes de cessar-fogo de uma semana, Assad promete reconquistar “toda a Síria” O presidente da Síria, Bashar al-Assad, declarou que o governo de Damasco irá retomar todo o território das mãos dos “terroristas”, como define grupos rebeldes que incluem até os jihadistas do Estado Islâmico. A declaração foi feita horas antes do início do cessar-fogo […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.