Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 14 de agosto

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h04 - Publicado em 19 ago 2016, 20h25

Veja os destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular:

Estados Unidos anunciam maior transferência de presos de Guantánamo

guantanamo 

O governo dos Estados Unidos anunciou a transferência de 15 detidos na Base de Guantánamo, em Cuba, para os Emirados Árabes, a maior já registrada desde o anúncio da intenção de desativar o presídio. Entre os 15 que serão transferidos, 12 são de origem iemenita e três afegãos. Com a transferência, anunciada pelas autoridades do Pentágono nesta segunda-feira (15), o número de presos na instituição cai para 61. Uma parte dos prisioneiros restantes deve ser enviada a outros países, enquanto os considerados mais perigosos devem ser levados a penitenciárias de segurança máxima em território norte-americano.

Continua após a publicidade

O fechamento de Guantánamo é uma das bandeiras do governo de Barack Obama e foi uma de suas principais promessas de campanha em 2008. Aberto há mais de uma década, após os atentados do dia 11 de setembro de 2001, no auge da chamada “Guerra ao Terror”, o local é constante alvo de críticas por seus métodos não ortodoxos e pelo fato de que os detidos não chegaram a passar por julgamento. Organizações humanitárias alegam que Guantánamo é palco de violações dos direitos humanos e de tortura.

Boko Haram pede libertação de combatentes jihadistas em troca de mulheres sequestradas

O grupo jihadista nigeriano Boko Haram divulgou neste domingo (14) um vídeo no qual oferece a libertação das jovens sequestradas em abril de 2014 em troca da libertação de alguns combatentes que estão presos. A gravação mostra 50 garotas com cabeças cobertas por véus atrás de um terrorista.

Continua após a publicidade

O sequestro das estudantes causou comoção mundial e deu origem à campanha #BringBackOurGirls (“Tragam de volta nossas garotas”, em tradução livre), promovida até pela primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Com as ações do Exército da Nigéria no norte do país, o grupo jihadista tem se enfraquecido cada vez mais, levantando questionamentos até sobre quem estaria no seu comando.

Chanceler da Alemanha diz que burca é obstáculo à integração de muçulmanos na Europa 

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, colocou mais lenha na fogueira do debate sobre restrições a trajes islâmicos na Europa e disse nesta quinta-feira (18) que a burca, roupa que cobre todo o rosto da mulher, inclusive os olhos, é um “obstáculo à integração”. Além disso, ela deu pleno apoio para o ministro do Interior, Thomas de Maizière, estabelecer possíveis “proibições parciais” da peça.

Continua após a publicidade

Recentemente, a cidade de Cannes, na França, proibiu o uso de “burkini” (junção das palavras burca e biquíni) em suas praias e recebeu o apoio do primeiro-ministro Manuel Valls, que disse ser a favor de uma lei nacional contra o traje de banho islâmico. Setores conservadores também têm pressionado o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, para vetar o uso da burca no país.

Coreia do Norte ameaça Estados Unidos com ataque nuclear

A Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear as provocações dos Estados Unidos, a quem acusa de tentar invadir o território nacional, informou neste domingo (14) a Agência Telegráfica Central da Coreia. “A tentativa dos Estados Unidos de invadir a Coreia do Norte se torna cada vez mais irracional”, diz um comunicado da agência estatal norte-coreana.

Continua após a publicidade

Ela observa que “o direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”. As forças armadas de Pyongyang, que antes estavam preparadas para uma resposta militar, agora passaram à tática do ataque preventivo “para vencer a histeria militar absurda do inimigo”, afirma a agência. Como foi revelado antes, na terça-feira (9) o Comando Estratégico norte-americano anunciou que os Estados Unidos enviaram três bombardeios B-2, capazes de transportar armas nucleares, para região do Pacífico com a finalidade de participar de treinamentos.  

Julho foi mês mais quente dos últimos 136 anos, diz Nasa

Uma análise mensal das temperaturas globais feita por cientistas da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, mostrou que julho de 2016 foi o mês mais quente desde 1880. Este ano pode ser o mais quente da história. “Não foi por uma margem larga, mas julho de 2016 foi o mês mais quente desde que os registros começaram a ser feitos em 1880″, disse Gavin Schmidt, diretor do Goddard Institute for Space Studies (Giss), da Nasa. “Parece quase uma certeza que 2016 também será o ano mais quente da história”, afirmou o diretor em comunicado divulgado pela agência espacial.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

De acordo com a Nasa, o registro da temperatura global moderna começa por volta de 1880 porque as observações anteriores não cobriam suficientemente o planeta Terra. Os números, divulgados pela Nasa, acompanham uma tendência de máximas mensais registradas pelo décimo mês consecutivo, desde outubro de 2015. “Em comparação com anos anteriores, as temperaturas globais mais quentes no mês passado foram mais pronunciadas no hemisfério norte, especialmente perto da região do Ártico”, disse o comunicado.

 

 

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 14 de agosto
As notícias internacionais mais importantes da semana de 14 de agosto
Veja os destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular: Estados Unidos anunciam maior transferência de presos de Guantánamo   O governo dos Estados Unidos anunciou a transferência de 15 detidos na Base de Guantánamo, em Cuba, para os Emirados Árabes, a maior já registrada desde o anúncio da intenção de desativar o presídio. Entre os […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.