Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 19 de junho

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h08 - Publicado em 24 jun 2016, 21h36

Veja cinco destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular:

Em referendo, Reino Unido decide sair da União Europeia

Em um referendo realizado nesta quinta (23), a população da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte votou sobre sua permanência na União Europeia (UE). A maioria optou pela saída do bloco – ou Brexit, junção das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída). Agora, os líderes da UE querem iniciar as negociações para essa saída o mais rápido possível. O chanceler francês disse que é preciso fazer tudo de modo rápido. “Não deve haver qualquer incerteza. É preciso que o governo britânico informe sobre a decisão oficial do povo britânico para que comecemos a implementar [as cláusulas] deste artigo [do Tratado de Maastricht]. [É necessário] para a unidade e estabilidade da Europa e do Reino Unido. É urgente, não convém perder tempo”, disse o primeiro-ministro francês Jean-Marc Ayrault.

Leia também: O Reino Unido decidiu sair da União Europeia. E agora?

Colômbia e Farc assinam acordo histórico de cessar-fogo

farc

Continua após a publicidade

Em cerimônia na cidade de Havana, capital de Cuba, o presidente colombiano Juan Manuel Santos e o líder do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londono, assinaram nesta quinta (23) um acordo de cessar-fogo bilateral definitivo, abrindo caminho para um tratado de paz que dê fim ao conflito que já dura mais de meio século. Em comunicado, autoridades de Bogotá disseram se tratar de “um momento histórico” para o país. A etapa do cessar-fogo bilateral definitivo prevê o cumprimento de um cronograma para deposição de armas e garantias de segurança para os ex-combatentes das Farc. Com o acordo, mais de 7 mil guerrilheiros devem entregar as armas. Leia mais.

Suprema Corte dos Estados Unidos bloqueia reforma migratória anunciada por Obama

Com quatro votos a favor e quatro contra, a Suprema Corte dos Estados Unidos vetou nesta quinta-feira (23) o plano para imigração anunciado pelo presidente Barack Obama em novembro de 2014. A reforma incluía uma série de decretos que afrouxavam as regras para regularização de estrangeiros vivendo ilegalmente no país. Ela beneficiaria cerca de 5 milhões de imigrantes irregulares, desde que comprovassem filhos norte-americanos e não tivessem antecedentes criminais.  Leia mais.

Após ataque em boate, Senado norte-americano rejeita propostas para controle de armas

Senadores dos Estados Unidos não chegaram a um consenso nesta segunda-feira (20) sobre votação de quatro propostas para aumentar o controle sobre a venda de armas no país. As medidas abrangiam a verificação dos antecedentes dos compradores e a proibição de venda de armas para pessoas observadas pelas autoridades policiais norte-americanas. O tema voltou ao debate nacional após o massacre em uma boate em Orlando, há nove dias, que terminou com a morte de 50 pessoas e 52 feridos. A Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, e entidades de defesa dos direitos civis aumentaram a pressão sobre os senadores após o atentado em Orlando. E, mesmo com apoio de parte dos republicanos, a maioria dentro desse partido, que é contra uma revisão das normas, acabou prevalecendo na hora da decisão. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

ONU diz que há 65,3 milhões de refugiados em todo o mundo, maior crise desde a 2ª Guerra Mundial

refugiados

O total de pessoas deslocadas – homens, mulheres e crianças forçadas a deixar suas casas em razão da guerra ou de perseguições – chegou em 2015 a 65,3 milhões em todo o mundo, informou nesta segunda (20) a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Trata-se da maior crise de refugiados e migração desde a 2ª Guerra Mundial. Leia mais.

 

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 19 de junho
As notícias internacionais mais importantes da semana de 19 de junho
Veja cinco destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular: Em referendo, Reino Unido decide sair da União Europeia Em um referendo realizado nesta quinta (23), a população da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte votou sobre sua permanência na União Europeia (UE). A maioria optou pela saída do bloco – […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.