Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 2 de maio

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h10 - Publicado em 6 Maio 2016, 20h04

Veja as notícias mais relevantes para quem vai prestar vestibular ou o Enem:

Trump é o único pré-candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais nos EUA

trump

Nesta quarta (4), um dia após o senador Ted Cruz anunciar a suspensão de sua campanha para ser o indicado do Partido Republicano para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, o governador de Ohio, John Kasich, também suspendeu sua campanha. Com isso, o empresário Donald Trump tornou-se o único pré-candidato republicano.

Polêmicas, as propostas do empresário racharam o partido: muitos não concordam com os comentários de Trump sobre as mulheres nem com sua intenção de construir um muro na fronteira com o México ou de deportar 11 milhões de imigrantes ilegais. Na avaliação dos seus críticos, em um eventual confronto com a provável candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, os votos dos imigrantes fariam a diferença em favor dos democratas. Leia mais aqui.

Escassez de água pode reduzir crescimento de algumas regiões em até 6%, diz Banco Mundial

Algumas regiões do mundo poderão ver as suas taxas de crescimento cair até 6% do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas por um país – até 2050, caso nada seja feito para melhorar as políticas de gestão da água, alertou o Banco Mundial. Num relatório intitulado “High and Dry: Climate Change, Water and the Economy”, o banco escreve que as alterações climáticas terão impacto, em primeiro lugar, no ciclo da água, com consequências na alimentação, energia, sistemas urbanos e ambientais.

Continua após a publicidade

A redução da água doce disponível e a competição em setores como a energia ou a agricultura poderão deixar as cidades em 2050 com até menos dois terços da água que tinham em 2015. A boa notícia, revela o Banco Mundial, é que embora as más políticas possam exacerbar o impacto econômico negativo das alterações climáticas, as boas políticas podem ajudar a neutralizá-lo. Algumas regiões poderão ver as suas taxas de crescimento aumentar até 6% com melhores práticas de gestão dos recursos hídricos. Leia mais aqui.

Em meio a polêmica, negociações comerciais entre União Europeia e EUA devem ser suspensas

ue-e-eua

As negociações sobre o acordo de livre comércio entre os Estados Unidos e a União Europeia, que começaram em 2013, devem ser suspensas em razão da relutância de Washington em fazer concessões. Foi isso o que afirmou nesta terça (3) o secretário de Estado do Comércio Externo francês, Matthias Fekl. “Tendo em conta o estado de espírito dos Estados Unidos hoje, essa parece ser a opção mais provável”, disse ele.

Na segunda (2), o Greenpeace divulgou 248 documentos confidenciais referentes às negociações do Acordo de Livre Comércio e Investimento Transatlântico. Segundo a organização ambientalista, o rascunho oficial das conversações indica que os EUA estão empenhados em interferir diretamente nos processos de decisão na Europa, ao nível da União Europeia e também junto de cada país.

As páginas também “confirmam ameaças à saúde pública, ambiente e clima”. Em “nenhum dos capítulos se faz a referência à regra de exceção geral incluída no Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio da Organização Mundial do Comércio, que permite aos países regular o comércio para proteger a vida e a saúde de seres humanos, animais e plantas” ou “para a conservação dos recursos naturais”, disse o Greenpeace Holanda. Para a organização, a omissão desta regra “sugere que ambas as partes criam um regime que coloca o lucro à frente da vida e da saúde dos seres humanos, animais e plantas.” Leia mais aqui.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Confrontos em Alepo, na Síria, preocupam o mundo e ONU alerta para “desfecho catastrófico”

Alepo, segunda maior cidade da Síria, tem sido palco de intensos confrontos entre as forças do regime de Bashar al-Assad e grupos da oposição, apesar de uma trégua instaurada em 27 de fevereiro. O enviado da Organização das Nações Unidas para o país alertou nesta semana para um desfecho “catastrófico” caso não sejam interrompidos os confrontos, com a fuga de 400 mil pessoas em direção à fronteira com a Turquia. Além disso, a ONU denunciou os ataques contra hospitais e os cercos que provocaram fome na cidade, o que constitui crime de guerra.

Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido acusaram o regime sírio de ter alimentado a escalada de violência, enquanto a Rússia, aliada de Damasco, destacou o papel de Bashar al-Assad contra os grupos terroristas em Alepo. A guerra na Síria fez já matou mais de 270 mil pessoas desde 2011, de acordo com a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Leia mais aqui.

Crescimento das economias da China e do Japão deve diminuir de forma acentuada, diz FMI

As economias da China e do Japão devem desacelerar de forma acentuada nos próximos dois anos, mas o crescimento da Ásia vai continuar forte, com a procura doméstica a compensar o fraco comércio global, informou nesta terça (3) o Fundo Monetário Internacional (FMI). Medidas de estímulo governamentais, a queda do preço das matérias-primas e o desemprego reduzido devem ajudar a expansão regional, incentivando os líderes nacionais a avançarem com reformas. O fundo alertou, no entanto, para vários desafios externos, como o enfraquecimento das economias desenvolvidas e do comércio global e o aumento da volatilidade dos mercados financeiros globais. Leia mais aqui.

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 2 de maio
As notícias internacionais mais importantes da semana de 2 de maio
Veja as notícias mais relevantes para quem vai prestar vestibular ou o Enem: Trump é o único pré-candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais nos EUA Nesta quarta (4), um dia após o senador Ted Cruz anunciar a suspensão de sua campanha para ser o indicado do Partido Republicano para as eleições presidenciais nos […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.