Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Problema das enchentes e deslizamentos pode cair no vestibular

Veja o que é preciso saber sobre o tema

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 19 Maio 2022, 18h14 - Publicado em 1 fev 2022, 18h38

As tragédias causadas pelas chuvas envolvem problemas de urbanismo e questões de geografia física
Imagem: Marcelo Camargo/ABr

Especialmente nos meses de dezembro e janeiro, é comum ocorrerem desastres naturais no Brasil, tais como enchentes e deslizamentos de terra.

Talvez você se pergunte: “mas o que isso tem a ver com o vestibular?”. É que casos como esses revelam muito sobre a ação do homem e a ocupação irregular do solo, especialmente em centros urbanos. Além disso, também podem ser abordados em questões sobre o clima e o tipo de solo encontrados no Brasil.

As enchentes, o asfalto e o lixo acumulado

Em épocas de chuva, algumas regiões acumulam água naturalmente devido às condições do relevo, como é o caso de vales e planícies à margem de rios. Sem a interferência do homem, essa água seria simplesmente absorvida pelo solo e os rios sofreriam uma elevação controlada em seu nível.

Continua após a publicidade

A ocupação dessas regiões pelo homem, no entanto, transformou-as em áreas de risco. O solo das áreas verdes absorve bem a água, mas o asfalto é impermeável e se comporta como uma capa que reveste toda a cidade, impedindo a infiltração e o escoamento adequados.

Uma possível saída para contornar esse problema é a criação de galerias pluviais, que transportam a água recolhida pelos bueiros até os rios. Mas as grandes cidades têm outro problema: o imenso volume de detritos despejados nas ruas frequentemente entope as vias de escoamento. Assim, além de impedir que a água escoe pelos bueiros, o que já causa inundação nas ruas, o lixo acumulado nas calhas dos rios diminui sua profundidade, criando o cenário ideal para enchentes ainda piores.

O deslizamento de encostas e a ocupação irregular do solo

Com o crescimento populacional (seja pelo aumento regular da população, seja por causa do êxodo rural), os centros urbanos acabam precisando se expandir. O problema é que essa expansão muitas vezes ocorre em áreas inapropriadas para receber edificações, como encostas de morros e margens de rios.

Continua após a publicidade

A ocupação dessas áreas quase sempre é precedida pelo desmatamento da vegetação original que as cobria, potencializando os riscos de erosão e deslizamentos de terra. Essa cobertura vegetal é necessária porque protege os solos de diferentes maneiras. As raízes formam uma espécie de rede subterrânea que ajuda na sustentação do terreno e na criação de caminhos por onde a água das chuvas pode se infiltrar – evitando, com isso, que a água escorra pela superfície de uma vez só, arrastando toda sorte de sedimentos e nutrientes do solo (num processo chamado de lixiviação).

Com o desmatamento, o solo fica extremamente fragilizado. Sem as raízes, a sustentação do terreno fica reduzida e suas camadas acabam cedendo com o peso da água das chuvas. A água também altera a consistência do solo, “lubrificando” as partículas que o formam, diminuindo o atrito entre elas e facilitando seu desprendimento. A ocupação efetiva dessas áreas, com o próprio peso das casas, completa o cenário de desestabilização.

Enchentes e deslizamentos são muito comuns no verão do Sudeste brasileiro, região dominada pelo clima tropical. A característica principal desse clima é justamente a ocorrência de verões chuvosos e invernos mais secos. Quando começa o verão, o continente se esquenta rapidamente, formando uma zona de baixa pressão, e as massas de ar do oceano trazem as chuvas.

Continua após a publicidade

– Resumo: Tipos climáticos
– Resumo: Biomas brasileiros

Desabamentos e tipos “errados” de solo

Os deslizamentos também estão associados ao desmatamento e à ocupação de áreas irregulares

Imagem: GUIA DO ESTUDANTE Geografia Vestibular + Enem 2013

Continua após a publicidade

Alguns terrenos são menos favoráveis para construções e fazem com que as chances de desabamentos sejam grandes. Os solos com essas características são chamados de “colapsíveis”: são arenosos, de estrutura porosa, e frequentes nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo.

O solo de massapé, comum no nordeste brasileiro, também é problemático. Rico em material orgânico, ele é bastante fértil e apropriado para o cultivo agrícola, mas arriscado para a construção civil. É que o massapé sofre com as alterações do clima: comprime-se no período de seca e se expande com a umidade da época de chuvas. Isso resulta em rachaduras, inclinação das casas e até desabamento, ocorrências frequentes, por exemplo, na cidade de Salvador, na Bahia, onde terrenos de massapé foram ocupados irregularmente pela população de baixa renda. As construções em locais de risco no litoral também respondem por vários casos de desabamento. As edificações irregulares roubam espaço da areia e das pedras na praia – que serviriam de obstáculo natural às ondas – e acabam desmoronando, vítimas do avanço do mar.

Como isso aparece no vestibular?

Enchentes, deslizamentos, alagamentos… as tragédias ligadas às chuvas são tema frequente nos grandes vestibulares. Veja como a Fuvest abordou o assunto em 2020:

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

Os vestibulares podem cobrar o tema associado a questões da geografia física

 

Publicidade
Problema das enchentes e deslizamentos pode cair no vestibular
Atualidades
Problema das enchentes e deslizamentos pode cair no vestibular
Veja o que é preciso saber sobre o tema

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.