Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Como o anúncio do presidente Obama de facilitar a emissão de vistos a brasileiros nos EUA pode cair no vestibular?

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 16h07 - Publicado em 6 fev 2012, 19h03

No último dia 19, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou uma ordem que visa facilitar a retirada de vistos para brasileiros e chineses. A ideia do presidente é agilizar em 40% a capacidade de tramitar vistos nos consulados destes países.

A medida, que deverá ser implantada em 90 dias, faz parte de um extenso plano dos EUA focado em impulsionar a economia local através do incentivo de viagens turísticas de pessoas de países emergentes, como informou a Casa Branca. Segundo eles, se os Estados Unidos aumentarem sua participação no mercado turístico internacional, poderá criar mais de um milhão de empregos na próxima década.

– Entenda como a reintegração de posse de Pinheirinho pode cair no vestibular


Se depender do Brasil, o plano dará certo. Para se ter uma ideia, as solicitações de vistos para os EUA tramitadas no Brasil aumentaram 42% em 2011 e o governo de Obama calcula que para 2016 as viagens dos brasileiros ao país terão aumentado 274%, em relação a 2010.

Mas e aí, além de facilitar aquela viagem para a Disney, Miami ou Nova York, qual a importância deste anúncio no dia a dia do vestibulando? Pode não parecer, mas nesta notícia há três assuntos que podem ser abordados pelos vestibulares: o crescimento econômico brasileiro, a economia chinesa e a política externa norte-americana.

Continua após a publicidade

Atenção! De acordo com o professor Alexandre Eneias Gobbis, que dá aulas de geografia no Cursinho do XI, de São Paulo, é importante que o estudante perceba que nenhum vestibular fará uma pergunta direta sobre a notícia. “O que os bons vestibulares fazem é relacionar a questão com os temas estudados no ensino médio. O que pode cair, por exemplo, é uma questão aberta em que o aluno deve discorrer sobre o crescimento econômico do Brasil”, diz Alexandre.

Outra questão que pode ser abordada com a medida de Obama são as mudanças da economia chinesa. Antes um país politica e economicamente fechado, hoje a China vem abrindo a sua economia para investimentos externos e para o consumo. “Existe uma nova classe média chinesa, por exemplo, que tem uma vontade voraz de consumir. Eles querem ter o que todo o resto do mundo tem, eles querem poder ir pra Disney, por exemplo. Há uma grande mudança na economia chinesa e o estudante tem que estar ligado nisso”, explica o professor.

A política externa norte-americana também é facilmente relacionada com a questão. “O estudante tem que perceber que os EUA adotam uma postura ambígua nas suas relações com outros países. Se o país tem poder de consumo, como a China tem agora, eles vão querer o investimento. Mas, politicamente, os EUA vão continuar criticando e vetando os chineses, por conta da sua política interna, que censura os meios de comunicação e  viola os direitos humanos”, comenta o professor.

As relações internacionais dos EUA também podem ser abordadas de uma forma histórica. “Em uma prova de segunda fase de cursos como Relações Internacionais, Economia e Ciências Sociais, o estudante pode ter que comparar esse momento das relações externas norte-americanas com o de outras épocas”, diz.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Por fim, para Alexandre, mais do que se preocupar com os temas que podem cair no vestibular, o estudante deve discutir essas questões para a formação geral e pessoal. “Pode ser que não caia em nenhuma prova, mas o candidato pode se deparar com discussões como essa na vida, por isso é importante estar por dentro dos acontecimentos”, menciona.

Para saber mais

– Confira o resumo sobre a política e a economia chinesa

– Saiba mais sobre a história e a política externa dos Estados Unidos

Publicidade
Como o anúncio do presidente Obama de facilitar a emissão de vistos a brasileiros nos EUA pode cair no vestibular?
Como o anúncio do presidente Obama de facilitar a emissão de vistos a brasileiros nos EUA pode cair no vestibular?
No último dia 19, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou uma ordem que visa facilitar a retirada de vistos para brasileiros e chineses. A ideia do presidente é agilizar em 40% a capacidade de tramitar vistos nos consulados destes países. A medida, que deverá ser implantada em 90 dias, faz parte de um […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.