Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Como os vereadores são eleitos?

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 24 fev 2017, 15h03 - Publicado em 14 set 2016, 20h21

banner_politize

As eleições municipais de 2016 acontecem no mês de outubro. É nesta votação que são definidos os prefeitos e também os vereadores dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Existem cerca de 57 mil cargos de vereador no Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Se houvesse um município cujos habitantes fossem apenas os vereadores brasileiros, ele seria mais populoso que 90% dos municípios do país.

Mas afinal, como essa gente toda é escolhida? O sistema que elege vereadores (e também deputados estaduais e federais) é complexo. Confira a seguir uma explicação detalhada do sistema proporcional de lista aberta.

COMO FUNCIONA O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO?

O sistema de votação brasileiro é misto. Uma parte dos nossos representantes é eleita em um sistema de maioria simples, em dois turnos. É o caso de presidentes, governadores e prefeitos. Os senadores também são votados em maioria simples, mas apenas em um turno. Essa é a parte menos complicada desse sistema e onde há menos discussão sobre mudanças. Ganham os que têm mais votos, ponto final.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Agora complica um pouco… A outra parte do nosso sistema é proporcional em lista aberta. É desse jeito que são eleitos os vereadores, além dos deputados federais e estaduais. Nesse sistema, é preciso primeiro saber quais foram os partidos mais votados, para então saber quem foram os candidatos eleitos. Para distribuir os cargos entre os partidos, é usado um cálculo que pouca gente sabe como funciona: o chamado quociente eleitoral.

Felizmente, você tem o Politize para ajudar você! Entenda melhor:

info

 

você-sabia

Deu para entender melhor? Nestas eleições municipais de 2016, tenha consciência, conheça os candidatos e como eles são eleitos.

 

*Post publicado originalmente pelo site Politize!.

 

Publicidade
Como os vereadores são eleitos?
Como os vereadores são eleitos?
As eleições municipais de 2016 acontecem no mês de outubro. É nesta votação que são definidos os prefeitos e também os vereadores dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Existem cerca de 57 mil cargos de vereador no Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Se houvesse um município cujos habitantes fossem apenas os vereadores brasileiros, ele seria mais […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.