Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira 12 notícias importantes da semana de 2 de março

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h37 - Publicado em 6 mar 2015, 19h32

A semana do dia 2 de março foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular! Confira abaixo 12 destaques do noticiário brasileiro e internacional:

atualidades-2-marco-20152

 

1) Superior Tribunal de Justiça brasileiro reconhece direito à pensão alimentícia de união homoafetiva

Em uma decisão inédita, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu, por unanimidade nesta terça-feira (3), que um dos parceiros de uma união homoafetiva têm direito a pedir pensão alimentícia em caso de separação. A decisão faz com que um pedido realizado por um homem, que diz ter vivido por 15 anos com seu parceiro, tenha de ser revisto após ser negado por instâncias inferiores ao STJ. O processo teve origem no Tribunal de Justiça de São Paulo e a decisão valerá para todo o País. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu, também por unanimidade, a união estável para casais do mesmo sexo. Desde então, companheiros em relação homoafetiva duradoura e pública têm os mesmos direitos e deveres que famílias formadas por homem e mulher. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

2) Câmara dos Deputados aprova projeto que torna feminicídio crime hediondo no Brasil

O ato de matar uma mulher pelo simples fato de ela ser do sexo feminino – o feminicídio –  está prestes a se tornar um crime hediondo (classificados como os crimes mais graves, como é o latrocínio, o genocídio e o estupro). A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (3), o projeto de lei 8305/14 do Senado Federal, que altera o Código Penal e inclui o feminicídio na lista de homicídios qualificados (e hediondos). O texto segue para sanção presidencial. A pena prevista para homicídio qualificado é reclusão de 12 a 30 anos. Para quem está pensando que isso estabelece diferenças entre homens e mulheres, é importante lembrar que a violência contra o sexo feminino é uma triste realidade. O projeto foi sugerido no relatório final da da CPMI da Violência contra a Mulher, finalizada em 2013. No relatório, os parlamentares ressaltaram o assassinato de 43,7 mil mulheres no País entre 2000 e 2010, sendo 41% delas mortas em suas próprias casas, muitas por companheiros ou ex-companheiros. Leia mais.

Além do Brasil, outros países também sofrem com o problema da violência contra a mulher. No Reino Unido, uma mulher cujo filho cometeu suicídio algumas semanas após ela ter sido baleada pelo marido está fazendo campanha para que o tema da violência doméstica vire matéria obrigatória nas escolas britânicas. Leia mais.

3) Dois anos após a morte de Hugo Chávez, Venezuela é acusada pela ONU de violar direitos humanos

Nesta quinta-feira (5), a ONU fez um discurso denunciando a situação da Venezuela como uma das mais dramáticas de violações de direitos humanos hoje no mundo e faz um ataque direto contra o governo do presidente Nicolás Maduro. A crise foi citada no discurso anual que o alto comissário de Direitos Humanos da ONU, Zeid Al Hussein, apresentou aos governos das Nações. O jordaniano denunciou a atitude de “altos membros do governo” de “intimidar” e lançar “campanhas de difamação” contra defensores de direitos humanos e criticou a prisão de líderes da oposição.  Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, a chanceler venezuelana, Delcy Rodriguez, disse que as prisões a opositores está acontecendo “dentro da lei” e voltou a acusar o governo americano de tentar “derrubar” o governo Maduro. “Temos provas do envolvimento do governo de Washington”, insistiu. Leia mais.

4) Ainda sobre a Venezuela… Presidente Nicolás Maduro anuncia que exigirá visto aos cidadãos dos Estados Unidos

A crise diplomática entre Venezuela e EUA só aumenta. A resposta do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aos Estados Unidos, incluiu anúncios sobre a existência de prisioneiros norte-americanos, sendo um piloto, por suspeita de espionagem. Maduro ainda declarou que seu governo pediria uma redução do número de funcionários da embaixada americana em Caracas e que iria vetar a entrada de algumas autoridades norte-americanas, como o ex-presidente George W. Bush, o ex-vice-presidente Dick Cheney e o senador Bob Menendez, no país, em retaliação a uma medida semelhante adotada pelo governo americano em 2014. A Venezuela também passaria a exigir a obtenção de visto pelos cidadãos americanos antes de visitar o país, disse Maduro em comício, no dia 1º de março. Leia mais.

5) Europa e a xenofobia: Imigração clandestina cresce 180% no último ano

Segundo dados divulgados na quarta-feira (4) pela agência Frontex, responsável por supervisionar as fronteiras externas da União Europeia, a Europa viveu em 2014 um ano de explosão na imigração ilegal. As informações revelam que no último ano 238 mil imigrantes ilegais ingressaram no Espaço Schengen – a área de livre circulação de pessoas dentro do bloco -, o equivalente a um aumento de 180% em relação a 2013. Segundo os especialistas da agência, o aumento tem relação direta com as guerras no Oriente Médio e às crises em países da África, como a Líbia. Leia mais.

6) Premiê israelense Benjamin Netanyahu ataca acordo nuclear entre Estados Unidos e o Irã

Benjamin Netanyahu, líder do partido de direita Likud e primeiro-ministro de Israel, tentou nesta terça-feira convencer o Congresso dos Estados Unidos a interferir nas negociações do Governo de Barack Obama com o Irã. Ele disse que sentia “a obrigação moral” de alertar para os perigos de um acordo nuclear com o Irã e que não se manterá calado “enquanto houver tempo” para evitá-lo. Apontando para um mapa que mostrava os laços do Irã com o terrorismo em vários continentes, Netanyahu afirmou que o Irã ameaça a existência de Israel. Em resposta, o presidente dos EUA, Barack Obama, ressaltou que a discussão do acordo não gira em torno da confiança no Irã ou de dúvidas em relação às suas ações desestabilizadoras no Oriente Médio e sim em como é possível impedi-los de ter armas nucleares. Leia mais. Leia mais 2.

7) Conselho de Segurança da ONU aprova regime de sanções contra Sudão do Sul para tentar conter guerra civil

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, uma resolução que prevê a criação de um sistema para impor sanções a todos aqueles que obstruem a paz no Sudão do Sul, em uma tentativa de pressionar os líderes do conflito a terminar com a guerra civil que já matou dezenas de milhares de pessoas no país. O conflito já provocou o deslocamento de ao menos dois milhões de pessoas. Leia mais.

8) Erupção de vulcão Villarrica põe em alerta várias regiões do sul do Chile

A erupção do vulcão Villarrica, nos Andes Meridionais, colocou várias regiões do sul do Chile em alerta vermelho na terça-feira. O Serviço Nacional de Geologia e Mineração emitiu um alerta às 3h (horário local) sobre a erupção desse vulcão de 2.400 metros, depois da atividade sísmica ter aumentado nas últimas semanas. O vulcão continuou expelindo uma nuvem de cinzas e lava que alcançou cerca de três quilômetros, embora sua atividade tenha começado a diminuir pela manhã de quarta-feira. Nesta sexta (6), o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) do Chile decidiu diminuir de vermelho para laranja o alerta após a erupção do último dia 3. Leia mais.

9) Com avanço da OTAN, Rússia inicia exercícios militares de larga escala

O Ministério da Defesa russo disse na quinta-feira (5) que exercícios militares de larga escala foram iniciados no sul do país, com a participação de 2 mil militares, segundo a agência de notícias Interfax. Os exercícios envolvem 500 itens de artilharia e devem durar até o próximo dia 10 de abril. A movimentação militar pode estar diretamente ligada ao avanço das atividades da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) próximo às fronteiras russas, devido à crise na UcrâniaLeia mais.

10) Ainda sobre a Rússia… Cresce a oposição a Vladimir Putin e milhares vão às ruas em Moscou

Milhares de pessoas marcharam neste domingo (1º) em Moscou em homenagem ao líder da oposição Boris Nemtsov, assassinado a tiros nas proximidades do Kremlin, na sexta-feira (27). O crime contra o ex-vice-primeiro-ministro comoveu a sociedade russa. A maioria dos que marcharam neste domingo é de cidadãos críticas ao governo de Putin. Segundo o jornal inglês The Telegraph, menos de quatro horas antes de ser morto, Nemtsov chamou o presidente Vladimir Putin, acusado de fraudar votos, de “mentiroso” e defendeu eleições “honestas” na Rússia. Leia mais.

11) Presidente Hollande será o primeiro líder da França a fazer visita oficial ao governo de Cuba

Mais um dos sinais de abertura do regime comunista da ilha de Cuba começam a surgir, após a retomada de negociações diplomáticas com os EUA. O presidente da França, François Hollande, vai viajar para Cuba em maio, na primeira visita de um líder francês ao país. Hollande estará em Cuba em 11 de maio, durante um tour de quatro dias pela região, onde ele também visitará alguns territórios franceses ultramarinos. Leia mais.

12) Boko Haram divulga vídeo de decapitação similar ao Estado Islâmico e mata centenas antes de sair de cidade no Chade

Centenas de civis foram mortos por integrantes do Boko Haram antes de tropas do Chade tomarem uma cidade nigeriana que estava nas mãos dos extremistas, segundo informações de testemunhas e de um relatório militar. O Boko Haram saiu de Dikwa na segunda-feira (2), depois de semanas de ocupação. Inicialmente concentrados na Nigéria, agora os ataques dos extremistas islâmicos se estende por países como Camarões, Chade e Níger. Um vídeo também divulgado na segunda de duas supostas decapitações do grupo está levantando a preocupação de que o Boko Haram esteja cada vez mais próximo de grupos como o Estado Islâmico e a al-Qaeda. Leia mais. Leia mais 2.

– Massacre na Nigéria: entenda os ataques do Boko Haram

Publicidade
Confira 12 notícias importantes da semana de 2 de março
Confira 12 notícias importantes da semana de 2 de março
A semana do dia 2 de março foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular! Confira abaixo 12 destaques do noticiário brasileiro e internacional:   1) Superior Tribunal de Justiça brasileiro reconhece direito à pensão alimentícia de […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.