Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira 12 notícias importantes da semana de 8 de março

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h36 - Publicado em 13 mar 2015, 19h06

A semana do dia 8 de março foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular! Confira abaixo 12 destaques do noticiário brasileiro e internacional:

noticias-8-março

Nasa testa foguete mais poderoso da história para levar missão a Marte

A Nasa testou, na quarta (11), no deserto de Utah (EUA), o propulsor do maior foguete já construído no planeta. Há décadas que a agência espacial não construía um foguete com força suficiente para ir à Lua. O equipamento fará parte do futuro veículo de lançamento de carga pesada da agência espacial norte-americana, o “Space Launch System” (SLS), que será utilizado para cumprir a meta de viajar até Marte. A tecnologia parece ser surpreendente, mas segundo especialistas, existe há mais de cem anos. Leia mais.

Conflitos na Síria e Iraque afetam 14 milhões de crianças, segundo Unicef

Segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 14 milhões de crianças do Oriente Médio foram afetadas pelos conflitos que devastam a Síria e parte do Iraque e que obrigaram muitos deles a se deslocarem internamente ou a outros países. Em comunicado feito nesta quinta-feira (12), a organização da ONU para a infância assegurou que a situação de 5,6 milhões de crianças da Síria, que entra no quinto ano de conflito, é “desesperadora”. Leia mais.

Cientistas desvendam segredo da mudança de cor dos camaleões

Pesquisadores suíços descobriram como os camaleões conseguem trocar de cor: os cristais existentes dentro de suas células cutâneas se reorganizam em diferentes formas. Publicado no periódico Nature Communications, o estudo é uma colaboração ente físicos quânticos e biologistas da evolução na Universidade de Genebra. Até então, a ciência acreditava que a camuflagem do camaleão vinha de coletar ou dispersar pigmentos coloridos dentro de diferentes células. Mas a nova pesquisa afirma que a coloração mutante vem de uma seleção de cristais. Leia mais.

Líder do Estado Islâmico aceita promessa de lealdade do grupo Boko Haram

O líder do grupo militante Estado Islâmico, que controla partes da Síria e do Iraque, aceitou a promessa de fidelidade do grupo islâmico nigeriano Boko Haram, disse seu porta-voz em mensagem de áudio transmitida nesta quinta-feira. O grupo nigeriano anunciou lealdade ao EI em um vídeo divulgado neste sábado (7). Leia mais. Leia mais.

– Massacre na Nigéria: entenda os ataques do Boko Haram

– Entenda como funciona o Estado Islâmico

Colômbia anuncia suspensão temporária de bombardeios contra as Farc

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta terça-feira a suspensão temporária dos bombardeios contra as Farc, principal guerrilha do país, em meio às negociações de paz para acabar com 50 anos de conflito interno. Leia mais.

Municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemias de dengue e chikungunya

Um levantamento do Ministério da Saúde divulgado na quinta indica que 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemias de dengue e chikungunya. Ainda de acordo com os dados, 877 cidades estão em alerta para ambas as doenças. Leia mais.

Travestis e transexuais poderão usar nome social em escolas brasileiras

Travestis e transexuais terão o direito de usar o nome social em todas as escolas e redes de ensino do País. A resolução, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoções dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais, foi publicada nesta quinta, no Diário Oficial da União. Leia mais.

Surto de ebola já matou mais de 10 mil pessoas na África, segundo OMS

O número de mortos no surto de ebola na África Ocidental ultrapassou 10 mil, de acordo com o mais recente relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na quinta. A Libéria teve o maior número de vítimas, com 4.162 mortos. Leia mais.

Cuba e EUA voltam a ter comunicação telefônica direta

Agora, fazer ligações telefônicas dos Estados Unidos para Cuba ficará mais fácil, e no futuro deve começar também a ficar mais barato. A empresa estatal cubana de telecomunicações, Etecsa, e uma empresa norte-americana, IDT, confirmaram a implantação de uma conexão direta entre os dois países. Não havia isso desde a imposição do embargo norte-americano à ilha, no começo dos anos sessenta. Leia mais.

Presidente dos EUA declara Venezuela “ameaça à segurança nacional”

O presidente Barack Obama endureceu nesta segunda-feira a posição de Washington em relação à Venezuela, ao declarar uma “emergência nacional” o país sul-americano, devido à “ameaça não usual e extraordinária à segurança nacional e à política exterior” que, afirma, a “situação” venezuelana representa para os Estados Unidos. Leia mais.

Grécia pedirá reparação da 2ª Guerra Mundial contra Alemanha

Na quarta, o ministro da Justiça da Grécia, Nikos Paraskevopoulos, disse estar pronto para implementar um veredicto do Supremo Tribunal que permite a Atenas tomar propriedades da Alemanha para compensar vítimas de um massacre nazista em um pequeno vilarejo grego. Leia mais.

Agricultores de Gaza voltam a exportar para Israel após anos

Os agricultores de Gaza exportaram sua produção a Israel nesta quinta-feira pela primeira vez desde que o Estado israelense impôs seu bloqueio sobre o território palestino em 2006, informaram funcionários e uma ONG. O setor agrário de Gaza é determinante para as receitas de Gaza e teve as exportações suspensas durante oito anos pelo bloqueio israelense. Leia mais.

 

Publicidade
Confira 12 notícias importantes da semana de 8 de março
Confira 12 notícias importantes da semana de 8 de março
A semana do dia 8 de março foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular! Confira abaixo 12 destaques do noticiário brasileiro e internacional: Nasa testa foguete mais poderoso da história para levar missão a Marte A Nasa […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.