Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira 13 notícias importantes da semana de 30 de março

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h35 - Publicado em 2 abr 2015, 20h37

A semana do dia 30 de março foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular e Enem! Confira abaixo 13 destaques do noticiário brasileiro e internacional:

atualidades-30-marco

Líderes mundiais avaliam como histórico acordo nuclear com o Irã

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande, elogiaram na quinta-feira (2) a conclusão de um acordo “histórico” sobre o programa nuclear do Irã. Após  a definição, Obama informou que o acordo será objeto de “inspeções sem precedentes”. O grupo 5+1, integrado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, China, França) e a Alemanha, concordaram com o Irã que a capacidade nuclear deste país será limitada (o anúncio oficial do acordo será feito em 30 de junho. Até lá serão discutidos os detalhes do documento). Leia mais. Leia mais 2.

Queda de natalidade é maior entre beneficiários do Bolsa Família, diz IBGE

Famílias que recebem o benefício do Bolsa Família tiveram menos filhos que a média brasileira entre os anos de 2003 e 2013. Enquanto o número de crianças de até 14 anos caiu 10,7% no país, entre os 20% mais pobres do País, porcentagem que coincide com o público beneficiário do programa, a queda foi ainda maior: 15,7%. Os números foram coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Leia mais.

Comissão para analisar PEC da Maioridade Penal será instalada na semana que vem

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisará o mérito e dará parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171-A/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, será instalada no próximo dia 8. Depois de tramitar por quase duas décadas na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a PEC teve sua admissibilidade e juridicidade aprovadas pela CCJ por 42 votos a favor e 17 contra. A decisão provocou protestos por parte de quem é contra a redução. Uma estimativa recente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indica que apenas cerca de 1% dos homicídios registrados no país é cometido por adolescentes entre 16 e 17 anos. Na contramão do Brasil, os Estados Unidos estão reduzindo a punição aos jovens infratores. Leia mais. Leia mais 2. Leia mais 3.

Presidente da Argentina torna pública informações secretas sobre Guerra das Malvinas

A presidente Cristina Kirchner anunciou a abertura das informações secretas da Guerra das Malvinas nesta quinta-feira  (2), na cerimônia oficial do 33º aniversário da conflito em Ushuaia. A presidenta também anunciou a criação do Arquivo Oral das Memórias das Malvinas. A abertura será feita por decreto, assinado na quarta, no qual a informação será desclassificada como de segurança. Leia mais.

Estados Unidos anunciam compromisso de reduzir gases de efeito estufa até 2025

Os Estados Unidos assumiram na terça-feira (31), perante a Organização das Nações Unidas (ONU), o compromisso de reduzir até 2025 as emissões de gases de efeito estufa (GEE) entre 26% e 28%, em relação aos níveis de 2005. O compromisso ocorreu durante a Convenção Quadro da ONU sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC, sigla em inglês). O país é segundo maior emissor de GEE do mundo, atrás apenas da China. Leia mais.

Aquecimento global afeta desenvolvimento dos peixes na zona equatorial

Uma investigação feita por cientistas da Universidade James Cook, na Austrália, mostrou que o aumento da temperatura da água do mar está prejudicando o desenvolvimento dos peixes na zona equatorial, ameaçando a sua sobrevivência e a das comunidades que vivem da pesca. O estudo divulgado na última terça, analisou o impacto do aumento da temperatura da água em larvas de peixes. Leia mais.

Presidente do Conselho Europeu diz que situação na Grécia está “sob controle”

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que a situação na Grécia está “sob controle”, mas adiantou que não deverá haver qualquer acordo sobre o plano grego de reformas esta semana. A expectativa é de um acordo “até o final de abril”. O governo de Alexis Tsipras e o Eurogrupo chegaram a um acordo, em 20 de fevereiro, que prolonga até junho o programa de resgate financeiro à Grécia, mas que depende da entrega de uma nova lista completa de reformas específicas. Leia mais.

Primeiro-ministro iraquiano anuncia retomada parcial da cidade de Tikrit

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou no dia 31 que a cidade de Tikrit foi retomada dos jihadistas, após a maior operação desencadeada pelas forças iraquianas contra o movimento extremista Estado Islâmico. No entanto, a coligação internacional que combate o Estado Islâmico no Iraque informou, pouco depois, que o grupo ainda controla diversos setores de Tikrit. Leia mais.

Líderes da Franca e da Alemanha relançam em Berlim eixo franco-alemão

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, unidos pela tragédia aérea nos Alpes, relançaram hoje (31) o eixo franco-alemão na Europa, com novos projetos de cooperação bilateral nas áreas econômica e da defesa. O Tratado do Eliseu, que sela a amizade entre a França e a Alemanha, foi assinado em 22 de janeiro de 1963 pelo chanceler federal alemão, Konrad Adenauer, e pelo presidente francês, Charles de Gaulle, na residência oficial deste, o Palácio do Eliseu em Paris. O tratado entrou em vigor em 2 de julho de 1963. Leia mais. Leia mais 2. 

Dados da Anistia Internacional mostram que 607 presos foram executados em 2014

Relatório Anual da Anistia Internacional, divulgado essa semana, mostra que 607 pessoas foram executadas em 2014. O número é 22% inferior ao de 2013, quando 778 indivíduos morreram condenados à pena capital. A China foi o país que mais executou presos durante esse período, segundo o relatório. Embora os dados sobre penas de morte não sejam divulgados pelo governo chinês, por serem considerados segredo de Estado, a estimativa da entidade é que mais de mil pessoas tenham sido mortas no país. Leia mais. Leia mais 2.

Brasil passa presidência do Brics para a Rússia

O Brasil deixou a presidência rotativa do Brics (acrônimo dos países membros do grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Desde quarta-feira (1º) o comando está com a Rússia. O Brics foi criado em 2006 (a África do Sul passou a fazer parte em 2011). A 7ª Cúpula do Brics ocorrerá no meio do ano na cidade russa de Ufa. Além desse encontro, a Rússia propôs às delegações dos demais países do bloco a realização, em junho, da 1ª Cúpula Parlamentar do Brics, em Moscou. Leia mais.

Muhamadu Buhari é o primeiro muçulmano a ganhar uma eleição presidencial na Nigéria

Muhamadu Buhari tornou-se o primeiro muçulmano a ganhar a eleição presidencial na Nigéria, derrotando o presidente, Goodluck Jonathan, na primeira vitória de um candidato da oposição na história do país. Equipes de observadores internacionais elogiaram as eleições gerais da Nigéria, que aconteceram no sábado (28), mesmo com os problemas técnicos e episódios de violência que marcaram a votação.  Leia mais. Leia mais 2. 

Soldado confirma participação da Rússia em conflito na Ucrânia

Em entrevista por Skype à rede BBC, um soldado das forças especiais da Rússia descreveu o papel-chave dos militares do país no confronto. Segundo Dmitry Sapozhnikov, todas as operações, especialmente as de maior escala, são lideradas por generais russos. Oficialmente, Moscou nega repetidamente que soldados como ele estejam lutando no leste da Ucrânia. Leia mais.

Publicidade
Confira 13 notícias importantes da semana de 30 de março
Confira 13 notícias importantes da semana de 30 de março
A semana do dia 30 de março foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular e Enem! Confira abaixo 13 destaques do noticiário brasileiro e internacional: Líderes mundiais avaliam como histórico acordo nuclear com o Irã Os presidentes […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.