Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 11 de maio

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h22 - Publicado em 15 Maio 2015, 19h31

Você não conseguiu acompanhar os acontecimentos da semana de 11 de maio? Fique tranquilo! Separamos aqui as notícias mais importantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares e Enem. Confira a lista:

Arma de fogo mata cinco pessoas por hora no Brasil, segundo Mapa da Violência

A cada uma hora, cinco pessoas foram mortas por armas de fogo no Brasil em 2012. Ao todo, mais de 42,4 mil vidas foram perdidas após disparos de armas de fogo nos 366 dias daquele ano, segundo o levantamento do Mapa da Violência 2015. Esse é o pior resultado de toda a série histórica iniciada em 1980. Maioria na população brasileira, os negros também são as principais vítimas das mortes provocadas por arma de fogo no país, conforme levantamento mais recente do Mapa da Violência 2015, divulgado quinta-feira (14), em Brasília. Das 39.686 vítimas de disparo de qualquer tipo de arma de fogo, em 2012, 28.946 eram negros e 10.632, brancos – a diferença nos números mostra que as vítimas desse tipo de morte foram 2,5 vezes mais de negros do que de brancos. Para cada grupo de 100 mil habitantes, a taxa de vítimas da cor branca ficou em 11,8 óbitos, enquanto a de negros chegou a 28,5 mortes, diferença de 142%. Leia mais.

Em 20 anos, 50 mil trabalhadores foram resgatados de trabalho escravo no Brasil

Quase 50 mil trabalhadores foram resgatados de situações análogas ao trabalho escravo nos últimos 20 anos, a maior parte em Minas Gerais, de acordo com balanço divulgado na quarta-feira (13) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A construção civil é a atividade com maior número de trabalhadores identificados e resgatados de situações análogas à escravidão, com 452 casos, de acordo com balanço realizado em 2014 O estado que registrou maior número de trabalhadores resgatados de situações análogas à escravidão foi Minas Gerais, com 380 dos 1.674 casos registrados no país ano passado. Em segundo lugar, está São Paulo, com 176 trabalhadores resgatados; seguido de Goiás, com 141 casos. A região com maior número de resgates foi a Sudeste, com 784 resgates. A Região Norte teve 359 trabalhadores resgatados; a Nordeste, 315; a Centro-Oeste, 148; e a Sul, 68 casos. Leia mais. Leia mais 2.

Governo confirma 16 casos de zika vírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou na quinta-feira um total de 16 casos de zika vírus no país – oito na Bahia e oito no Rio Grande do Norte. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue. O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947, a partir de amostras de macacos usados como sentinelas para a detecção da febre amarela, na Floresta Zika, em Uganda. Ele é considerado endêmico no leste e oeste do continente africano e há registro de circulação esporádica também na Ásia e na Oceania. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o governo brasileiro já trabalhava com a possibilidade de entrada do vírus no país em razão do alto fluxo de turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo, no ano passado. Leia mais.

Flip 2015 vai homenagear Mário de Andrade

O poeta, romancista e crítico literário Mário de Andrade será o homenageado na 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que este ano ocorre entre os dias 1º e 5 de julho, na cidade de Paraty, na Costa Verde fluminense. A programação principal terá 39 autores, sendo 16 deles internacionais.Para o curador da feira, Paulo Werneck, o poeta Mário de Andrade inspira a própria existência da Flip. “Ele foi um intelectual que se dedicou a muitas áreas na cultura, foi um grande artista de vanguarda, um pesquisador, um crítico. E é esse o espírito da Flip”, disse. Leia mais.

Congresso dos EUA aprova lei que permite rejeitar acordo nuclear com Irã

O Congresso norte-americano aprovou hoje (14) uma lei que permitirá que os parlamentares possam reverter ou rejeitar qualquer tipo de acordo nuclear entre os Estados Unidos e o Irã. A aprovação da lei ocorre no momento em que os países do G5+1, grupo formado pelos Estados Unidos, a China, Rússia, França e Alemanha, estão finalizando um acordo sobre o programa nuclear iraniano. O acordo definitivo deverá ser assinado até o dia 30 de junho, segundo o cronograma proposto. Leia mais.

Continua após a publicidade

Novo terremoto no Nepal mata pelo menos 24 pessoas

Um novo terremoto e vários tremores secundários atingiram hoje (12) o Nepal, a Índia e o Tibete matando pelo menos 24 pessoas. O abalo de magnitude de 7,3 na escala Richter ocorreu 76 quilômetros a leste de Katmandu, seguido, meia hora depois, de um segundo abalo de magnitude 6,3, informou o observatório norte-americano que monitora a atividade sísmica em todo o mundo. O terremoto foi sentido na Índia e causou o abalo de edifícios no Tibete, na China. Leia mais. Leia mais 2.

Crianças usadas como soldado são libertadas na República Centro-Africana

Mais de 350 crianças centro-africanas usadas como soldados, várias menores de 12 anos, foram libertadas hoje (14) por grupos armados, unidos por um acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). “Após intensos combates, a libertação das crianças por esses grupos é um verdadeiro passo em direção à paz”, congratulou-se o representante do fundo em Bangui, Mohamed Malick Fall. Leia mais.

François Hollande tem encontro histórico com Fidel Castro em visita a Cuba

O presidente francês, François Hollande, encontrou-se com o líder cubano Fidel Castro na segunda durante visita histórica do chefe de Estado francês à ilha. A reunião entre Hollande e o ex-presidente cubano – de 88 anos e afastado do poder desde 2006 – durou 40 minutos. Fidel Castro e François Hollande mantiveram um “interessante diálogo” sobre os laços históricos entre Cuba e França, disse a televisão estatal cubana. Durante o encontro, também foram discutidos importantes temas do panorama político internacional num clima “cordial e amigável”. Fidel Castro agradeceu a Hollande o fato de ser o primeiro presidente francês a visitar Cuba. Leia mais.

Foto: GettyImages

Foto: Getty Images

Raúl Castro visita Papa Francisco e agradece apoio a aproximação com EUA

O presidente cubano Raúl Castro teve no último domingo (10) uma reunião privada de 55 minutos com o Papa Francisco, na Cidade do Vaticano, e agradeceu a sua contribuição à aproximação entre Cuba e os Estados Unidos. Castro chegou ao local às 9h30 locais (4h30 em Brasília) e dirigiu-se à audiência privada com o pontífice. Em setembro, o Papa Francisco, que intermediou a aproximação entre Cuba e os Estados Unidos, deve viajar até a ilha caribenha. Leia mais. Leia mais 2.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

ONU discute medidas para conter imigração no Mar Mediterrâneo

Os 15 países-membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram na segunda (11) para discutir formas de cooperação para amenizar a situação da imigração no Mar Mediterrâneo. De acordo com informações apresentadas durante a reunião pelo representante especial das Nações Unidas para a Migração Internacional, Peter Sutherland, nos primeiros 150 dias de 2015, mais de 1,8 mil pessoas morreram tentando atravessar para a Europa. Cerca de 51 mil chegaram em solo europeu pelo mar, fugindo da guerra e da miséria que assolam países do Oriente Médio, da África e Ásia.

Otan diz que Rússia e separatistas aumentaram a capacidade militar

Os separatistas ucranianos e a Rússia aumentaram as suas capacidades militares no Leste da Ucrânia permitindo-lhes lançar novos ataques a curto prazo, disse na segunda-feira (11) o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico do Norte (Otan), Jens Stoltenberg. Na mesma semana, dois dias depois da observação feita pela Otan, foi anunciado que Frota do Mar Negro da Rússia receberá 50 novos navios até 2020, segundo o vice-presidente da Duma, a Câmara dos Deputados do Parlamento do país, Serguei Zhelezniak. Leia mais. Leia mais 2.

Mais de 100 mil moradores do Burundi fugiram para países vizinhos, diz ONU

Mais de 100 mil moradores do Burundi fugiram para os países vizinhos desde o início da violência pré-eleitoral em abril, anunciou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU), dois dias depois de uma tentativa de golpe de Estado no país africano. Karin de Gruijl, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), disse que quase 70,2 mil pessoas fugiram para a Tanzânia, 26,3 mil para Ruanda e perto de 10 mil procuraram refúgio na região do Kivu do Sul da República Democrática do Congo. O número total é mais do que o dobro divulgado pelo Acnur há uma semana. Leia mais.

Considerado rei do blues, músico B.B. King morre aos 89 anos

O músico B.B. King, considerado o rei do blues, morreu nessa quinta-feira (14) em Las Vegas, nos Estados Unidos, aos 89 anos, informou na sexta (15) seu advogado. No início de abril, B.B. King foi internado no hospital depois de sofrer de desidratação causada pelo diabetes tipo 2, doença com a qual convivia há mais de 20 anos. Riley B. King nasceu em 16 de setembro de 1925 em Itta Bena, no estado norte-americano do Mississipi. Ali começou a tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da igreja com a Second Street, até 1947, quando foi para a cidade de Memphis a fim de iniciar a carreira musical. Memphis, uma comunidade musical que reunia todos os estilos de música afro-americana, era a Meca de todos os músicos do sul e King foi ajudado pelo seu primo Bukka White, um dos maestros dos blues daquele período. Leia mais.

Brasil e China assinarão acordos de investimento de US$ 53 bilhões

Os governos do Brasil e da China assinarão na próxima terça-feira (19), durante a visita oficial do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, acordos de investimento no valor de US$ 53,3 bilhões nas áreas de agronegócio, autopeças, equipamentos de transportes, energia, ferrovias, rodovias, aeroportos, portos, armazenamento e serviços. O subsecretário-geral Político do Ministério das Relações Exteriores, embaixador José Alfredo Graça Lima, disse que o valor engloba alguns projetos já em curso e, a maioria, em fase de planejamento. Entre os anúncios mais esperados para a visita, estão a abertura do mercado da China à carne bovina do Brasil e a concretização da operação de venda e entrega do primeiro lote de aeronaves da empresa aeroespacial brasileira Embraer, de um total de 40, à chinesa Tianjin Airlines, ambos compromissos feitos durante a visita de Estado do presidente Xi Jinping a Brasília, em julho de 2014. Leia mais.

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 11 de maio
Confira as notícias mais importantes da semana de 11 de maio
Você não conseguiu acompanhar os acontecimentos da semana de 11 de maio? Fique tranquilo! Separamos aqui as notícias mais importantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares e Enem. Confira a lista: Arma de fogo mata cinco pessoas por hora no Brasil, segundo Mapa da Violência A cada uma hora, cinco pessoas […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.